TECNOLOGIA: Hands On – AOC 27G4X

10.9.24

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje deixo aqui registada a minha opinião sobre o monitor AOC 27G4X.

Depois de termos testado alguns periféricos (headset AOC GH401 e teclado AOC AGK700) que a AOC está a introduzir no mercado do gaming, eis que tivemos a oportunidade de experimentar o monitor AOC 27G4X, que segundo algumas opiniões dos especialistas, apresenta um desempenho assinável por um preço relativamente acessível. Será que é mesmo assim?

...segundo algumas opiniões dos especialistas, apresenta um desempenho assinável por um preço relativamente acessível. Será que é mesmo assim?

O AOC 27G4X é um monitor desenhado e concebido para jogos, mais concretamente o PC Gaming), com uma resolução Full HD de 1920 x 1080 pixéis e conta com um painel IPS de 27”, com 180 Hz de taxa de atualização, tempo de resposta de 1 ms e com HDR10, totalmente compatível com as tecnologias FreeSync e G-Sync. Assim que começamos o unboxing, começamos a perceber que estamos perante um equipamento moderno, com uma boa qualidade de construção, apresentando uma moldura fina e estreita, de estilo bem simplista, porém ficam a faltar os toques vermelhos, tal como acontece noutros periféricos e que é tão característico da marca.

...porém ficam a faltar os toques vermelhos, tal como acontece noutros periféricos e que é tão característico da marca.

O suporte é ajustável e em termos ergonómicos, dispõe de opções de inclinação, rotação e altura, para além da capacidade de rodar para a orientação vertical (ambos os lados), podendo ser também uma excelente escolha para um monitor secundário e/ou de apoio, ou então para fazer parte de um lote de três monitores iguais. Segundo o fabricante, foi ”co-projetado” por profissionais de eSports, permitindo maximizar o espaço livre na secretária, uma vez que a base é reduzida de forma a ocupar o mínimo de espaço.

O suporte é ajustável e em termos ergonómicos, dispõe de opções de inclinação...

Em termos de ligações, o AOC 27G4X possuí uma entrada DisplayPort 1.4 e duas HDMI 2.0, para além da saída de áudio de 3,5 mm. Destaco com algum desagrado, a não existência de mais opções, como por exemplo, mais quantidade de DisplayPorts ou uma entrada HDMI 2.1, ou de um hub USB ou mesmo até ligação USB-C. Seguramente que iria encarecer o produto, correndo o risco de ser tão apetecível, porém, como muita sinceridade, tinha que o referir.

Assim que o ligamos e mesmo sem efetuar qualquer configuração, fomos brindados com cores intensas e vibrantes, com imagens ricas e bem saturadas, o que significa que o equipamento teve uma calibragem excelente. Para além das personalizações habituais que o utilizador pode realizar, (brilho, contraste, saturação, entre outras), no Game Mode, existem perfis de configurações já predefinidas, onde com apenas um toque num botão podemos alternar entre predefinições para jogos FPS, Corridas, RTS e dois espaços para guardar as nossas personalizações.

...para além da capacidade de rodar para a orientação vertical (ambos os lados)...

Nos dias de hoje, a resolução Full HD de 1920 x 1080 pixéis pode parecer pouco e inclusive até já datada, uma vez que, sobretudo o gaming, já exige outras mais elevadas. Contudo e apesar de este ser um monitor vocacionado para os jogos de PC, senti ainda mais a falta de resolução mais elevada, quando optei por realizar tarefas de produtividade, com edição multimédia, onde tenho sempre a necessidade de ter diversos documentos e browsers abertos simultaneamente. Por outro lado, o seu preço incrivelmente competitivo, impede que a marca inclua outro tipo de especificações, uma vez que iriam aumentar exponencialmente o custo.

O AOC 27G4X tem incluído na sua estrutura dois altifalantes de 2W, porém é sem dúvida um aspeto contraditório, pelo menos para mim, mas passo a explicar. Se por um lado, sendo que mais uma vez temos de mencionar o fator monetário, é uma questão relevante e de assinalar, pois existem muitos outros monitores concorrentes com atributos superior, mais dispendiosos e que não incluem qualquer sistema de som. Por outro lado, convêm referir que a qualidade de som também não é das mais agradáveis e interessantes, deixando um pouco a desejar.

Principais características:

Tipo de produto

Monitor

Tamanho do ecrã (pelegadas

27

Plano/Curvo

Flat

Tratamento do painel

Antiglare (AG)

Tom de pixéis (mm)

0.31125

Resolução do painel

1920x1080

Tipo do painel

IPS

Rácio de aspeto

16:9

Tipo de luz de fundo

WLED

Tempo de resposta CTG/MPRT

1 ms / 0.5 ms

Max velocidade de atualização

180 Hz

Rácio de contraste-estática

1000:1

Cores do ecrã

16.7 milhões

Brilho em Nits

300 cd/m2

HDR

HRD 10

Colunas

2 W x 2

...uma ranhura para organizar os cabos.

Em suma, o AOC 27G4X é um monitor do segmento gaming com uma excelente relação qualidade/preço, proporcionando uma experiência de média/alta qualidade. Os fatores menos positivos, apenas resolução FHD e a débil qualidade do som.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments