TECNOLOGIA: Hands On – AOC AGK700

29.8.24

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje deixo aqui registada a minha opinião sobre o teclado AOC AGK700.

Mais uma vez, voltamos a referir e a saudar a intenção da marca em expandir os seus horizontes noutras vertentes diferentes dos monitores, apresentando cada vez mais e melhores periféricos gaming, sejam eles teclados, ratos, tapetes RGB para ratos ou headsets, como no caso do AOC GH401, que tivemos a oportunidade de os testar recentemente e cujo artigo de opinião pode ser lido no link.

Assim que retiramos o periférico da sua embalagem, rapidamente nos apercebemos que estamos perante um equipamento robusto, bem construído, com um design atraente, arrojado e que certamente se irá destacar em qualquer secretária. Um bom começo, sem dúvida! Porém, o mercado de teclados é exigente e com muita concorrência, por isso resta saber se a AOC conseguiu encontrar uma forma de se destacar dos restantes e manter os seus teclados num nível alto. Será que o conseguiu com o AOC AGK700?

Assim que retiramos o periférico da sua embalagem, rapidamente nos apercebemos que estamos perante um equipamento robusto...

Estamos perante um periférico da linha gaming por isso o aspeto extravagante e até algo excêntrico, obviamente, tinha que estar presente. De imediato salta à vista o desproporcional regulador de volume, uma enorme roda vermelha no topo superior do teclado! É impossível ficar indiferente a esse aspeto, contudo na minha opinião a marca poderia optar por outra forma menos disforme, porque sinceramente, não fica bem, mas gostos são gostos e respeito sempre quem tem uma opinião em contrário. Pelo contrário, as teclas multimédia e as de macro no mesmo tom de vermelho e com uma proporção assertiva, conferem um design moderno e apelativo ao periférico.

De salientar, que a embalagem inclui também um apoio em pele para os pulsos, que é fixado magneticamente e pode ser facilmente colocado ou retirado, sem grandes esforços. É uma excelente adição, pois permite algum descanso aos pulsos, sobretudo quando estamos por largos períodos em utilização do teclado. Por ser de fácil encaixe (magnético), quando não nos sentimos confortáveis, podemos retirar o apoio celeremente e sem grandes esforços, ao contrário de outros da concorrência cujo encaixes requer uma maior destreza.

De salientar, que a embalagem inclui também um apoio em pele para os pulsos, que é fixado magneticamente...

As teclas multimédia, à direita e à esquerda do gigante botão vermelho de volume central, não são programáveis e todas elas já vêm com as parametrizações efetuadas. Da esquerda para a direita temos, a tecla Home que abre a página inicial do browser predefinido, o botão seguinte troca as funções das teclas W, A, S e D com as das teclas de setas, o botão seguinte com uma nota musical inicia a app Microsoft Groove Music, o botão imediatamente à direita do controlo de volume vermelho, ativa ou desativa a retroiluminação RGB do teclado, o seguinte alterna os vários tipos de RGB e a seguinte desativa a tecla Windows. Por fim, por cima do teclado numérico, existe mais um botão de mute. Para concluir, do lado esquerdo do teclado existem mais teclas macro que são extremamente uteis, que podem ser programas para realizar determinadas ações.

O AOC AGK700 tem uma porta USB 2.0 tipo-A de cor vermelha, para não destoar com a restante coloração do periférico, bem com um cabo USB entrançado robusto e de aspeto duradouro. No seu todo e em termos de aparência, o teclado emana robustez e durabilidade, inclusive a teclas, que a marca fez questão de incluir teclas extra e uma chave para a sua remoção. O teclado utiliza switches Cherry MX que são de facto barrulhentos e que certamente irão agradar aos fãs dos teclados mecânicos, pois o feel transmitido é satisfatório. Eu pessoalmente, prefiro algo mais silencioso, mas, mais uma vez, gostos são gostos e não se discutem. A unidade a que tivemos acesso apresentava um layout na linguagem Russa, sendo que numa pesquisa rápida, não encontrei fornecedor que vendesse o periférico com layout Português.

A unidade a que tivemos acesso apresentava um layout na linguagem Russa...

O fabricante disponibiliza o software AOC G-Tools onde é possível efetuar todas as parametrizações e configuração necessárias para deixarmos o teclado a nosso gosto, de forma bastante simples e eficaz, porém com poucas opções, se compararmos com marcas concorrentes. O menu Light FX, onde normalmente os entusiastas gastam mais tempo a personalizar o RGB, cumpre o seu desígnio e proporciona várias possibilidades, incluindo a criar de um efeito pessoal, escolhendo a cor de cada tecla, mas, mais uma vez, não é comparável com o oferecido pela concorrência.

Principais características:

Tipo de produto

Teclado

Conexão

USB

Teclado Numérico

Sim

Teclas Multimédia

Sim

Tipo de Switch

Mecânico Switch Cherry MX Red

Compatibilidade

Windows 7 ou superior / mac OS X ou superior

Retroiluminação

RGB

Informações Adicionais

Dimensões

457 x 239 x 33 mm

Peso

1.62Kg

Cor

Preto

O fabricante disponibiliza o software AOC G-Tools onde é possível efetuar todas as parametrizaçõe...

Resumindo, o AOC AGK700 é um teclado imponente, com um aspeto moderno, repleto de detalhes com a cor vermelho (imagem de marca da AOC) e com um RGB competente. O som emanado pelos switches pode ser demasiado barulhento, mas possuem um feel satisfatório. O regulador de volume é volumoso e causa uma sensação visual estranha. O descanso de pulsos magnético, de fácil colocação/remoção é uma excelente adição.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments