TECNOLOGIA: Hands On – AOC GH401

28.8.24

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje deixo aqui registada a minha opinião sobre os auscultadores AOC GH401.

Os mais distraídos destas questões da tecnologia, poderão não saber que a AOC está a dar passos largos na solidificação de uma posição estável e sustentável no mercado de periféricos, deixando de ser apenas conectada com o universo dos monitores, sejam eles da gama gaming ou profissionais. Tal como acontece nessa área (a dos monitores), a AOC disponibiliza equipamentos com funcionalidades interessantes e de reconhecido valor, a preços competitivos e acessíveis. Será que os AOC GH401 estão dentro desse patamar?

A AOC está a dar passos largos na solidificação de uma posição estável e sustentável no mercado de periféricos...

Todas as especificações técnicas podem ser vistas mais abaixo, porém e a título introdutório, os AOC GH401 são uns auscultadores sem fios, compatíveis com PC, Mac, Nintendo Switch (em modo dock) e PlayStation 4/5 (através do dongle). No que concerne à ligação sem fios, os AOC GH401 funcionam a 2.4GHz e mantêm uma ligação constante e sem falhas até aproximadamente 6 metros, sem obstruções, obviamente, o que é de facto um bom alcance. Contudo, também podem ser ligados a qualquer dispositivo através do jack 3,5 mm, perdendo, evidentemente, a sua capacidade de não requer qualquer tipo de cabo. Uma nota de destaque para o facto de quando está a ser utilizado atrvés do jack 3,5 mm, os auscultadores não consomem bateria, sendo bastante útil.

Num primeiro tipo de manuseamento, saltou de imediato à vista o seu design, com linhas modernas e assertivas, salpicadas com a cor vermelha, (a clássica combinação que a AOC possui na grande maioria dos seus equipamentos, vermelho e preto), mas não muito intensa e garrida, que lhe confere aquele aspeto gaming. Todavia, mais surpreendente foi, sem dúvida, a sua leveza (345 g), sendo extremamente confortável, quer quando em uso, ou no seu manuseio ou até mesmo no transporte.

Num primeiro tipo de manuseamento, saltou de imediato à vista o seu design, com linhas modernas e assertivas...

O equipamento possui todos os botões de controlo, bem como as portas de ligação, no auricular esquerdo, o que é realmente interessante, pois assim não precisamos de pensar qual a funcionalidade que está em que auricular (uma vez que todos os controlos no mesmo local). Pelo seu turno, não faria grande diferença se as portas de ligação estivessem no auricular direito, separado dos controlos, porém, por uma questão estética e até (eventualmente) técnica, ficaram todas no mesmo lado. Para além das luzes indicadoras de ligação e de mute, o auricular esquerdo ainda apresenta o botão de ligar/desligar, o botão de volume e o botão mute, bem como a ligação de carregamento USB-C, a entrada para jack 3,5mm.

Os AOC GH401 apresentam uns drivers de 50mm e são robustos, sem serem demasiado grandes, sendo concebidos através de diversos materiais, com destaque para o plástico endurecido e alguns apontamentos em metal, como por exemplo as malhas metálicas laterais onde sobressai o logotipo da marca. As almofadas, revestidas por couro sintético, conseguem perfeitamente cobrir a totalidade das orelhas e apesar não transmitirem uma sensação exasperante de calor intenso, sobretudo após grandes períodos de utilização contínua, constatei algum aquecimento, suportável, mas ao mesmo tempo, ligeiramente desagradável.

As almofadas, revestidas por couro sintético, conseguem perfeitamente cobrir a totalidade das orelhas...

Relativamente à qualidade de som, os AOC GH401 são 2.0 Stereo e de um modo geral, penso que a AOC conseguiu atingir o equilíbrio interessante, sobretudo nesta gama de preço. Obviamente que existem periféricos que proporcionam uma qualidade de som bastante superior, porém o preço escala para patamares não acessíveis à grande maioria dos utilizadores. Por outro lado, mais uma vez, temos que ter em mente que o equipamento pertence a um segmento específico que é o gaming (apesar de funcionar para outros meios, como ouvir música ou ver filmes/séries), pelo que já vêm otimizados de fábrica com definições próprias para o universo gaming, apresentando um perfil bastante neutro, sem dar primazia aos graves que costumam ser mais fortes, por exemplo em headsets específicos para música. Tudo isto pode ser contornado e personalizado a gosto, recorrendo a software de equalização.

O mesmo pode ser referido sobre o microfone, ou seja, tem uma qualidade decente. Ao contrário de outros periféricos, de valores superiores, que utilizam um padrão de captação específico, permitindo que a voz seja recolhida com bastante nitidez, evitando ruídos desnecessários e com a particularidade de bloquear ruídos laterais e traseiros, para que apenas o único som captado seja o da voz, os AOC GH401 utilizam um padrão de captação omnidirecional, captando algum ruído de fundo, que pode (e deve) ser ajustado através das configurações.

Relativamente à qualidade de som, os AOC GH401 são 2.0 Stereo e de um modo geral, penso que a AOC conseguiu atingir o equilíbrio interessante...

No que concerne à bateria, segundo dados do fabricante, esta pode durar até um máximo de 17 horas, porém todos sabemos que são números meramente indicativos e dependentes do uso que lhe dermos. Ainda assim, é mais do que suficiente para vários dias de utilização, sem necessidade de carregamento, que é relativamente rápido, menos de uma hora até ficar com a carga completa.

Principais características:

Tipo de produto

Auscultadores

Forma de utilizar

Fita de cabeça

Uso recomendado

Jogos

Tipo de headset

Binaural

Cor do produto

Preto, Vermelho

Chaves de operação

Volume +, Volume -, Desativar som

Tipo de unidade de controlo

On-ear control unit

Comprimento do cabo

1,2 m

Virtual surround

Não

Plug and Play

Sim

Conectividade

Tecnologia True Wireless Stereo (TWS)

Sim

Tecnologia de conetividade

Com fios e sem fios

Conetor 3,5 mm

Sim

Entrada de microfone

Sim

Alcance sem fios

20 m

Fones de ouvido

Potência máxima de entrada

50 mW

Acoplamento do ouvido

Circum-aural

Frequência dos auscultadores

20 - 20000 Hz

Impedância

32 ?

Sensibilidade dos auscultadores

100 dB

Tipo de magneto

Neodímio

Diâmetro do altifalante

5 cm

Tipo de condutor

Dinâmica

Total Harmonic Distortion (THD)

5%

Material do diafragma

Polieteretercetona (PEEK)/PU

Diâmetro de diafragma

5 cm

Microfone

Tipo de microfone

Boom

Frequência do microfone

100 - 10000 Hz

Sensibilidade do microfone

-38 dB

Impedância de entrada do microfone

2200

Entrada para microfone

3.5 mm

Tipo de direcção do microfone

Unidirecional

Microfone destacável

Sim

Número de microfones

1

Bateria

Tempo de reprodução de música

17 h

Requisitos do sistema

Sistema operativo Windows compatível

Sim

Sistema operativo Mac compatível

Sim

Pesos e dimensões

Largura

195 mm

Profundidade

100 mm

Altura

160 mm

Peso

345 g

Embalagem

Peso da embalagem

667 g

Tipo de embalagem

Caixa

Conteúdo da embalagem

Quantidade

1

Detalhes técnicos

Potência de saída

15 mW

Outras características

Características do cabo

Trançado

Potência máxima de entrada

50 W

Gama de tensão de funcionamento

1,1 - 4,5 V

Balanço de canal (1kHz)

3 dB

No que concerne à bateria, segundo dados do fabricante, esta pode durar até um máximo de 17 horas...

Em suma, os AOC GH401 são uns auscultadores sem fios bastante razoáveis, dentro da gama de preço em que se inserem. Uma construção sólida, um design atrativo e otimizados para o universo do gaming, são os principais predicados, sendo uma escolha sensata para quem tem um orçamento limitado.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments