JOGOS: The Smurfs - Village Party | Análise

13.6.24

Recentemente tivemos acesso ao divertido The Smurfs - Village Party, na sua versão de PlayStation 5, (igualmente disponível nas plataformas PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC) um Party Game emocionante onde são disponibilizados aproximadamente 50 mini-jogos, todos os eles Smurf-tásticos!

Os Party Games são, na maior parte das ocasiões, divertidos e entusiasmantes, e The Smurfs - Village Party, desenvolvido pelo Balio Studio e publicado mundialmente pela Microids, não foge a essa regra, até porque, todos nós, temos um carinho muito especial pelas icónicas personagens azuis, que nos acompanham ao longo da nossa vida, proporcionando momentos alegres e bem-dispostos, seja através de um jogo de vídeo, num filme/série televisiva ou até nas revistas/livros de banda desenhada.

NARRATIVA

Normalmente, os jogos do universo The Smurfs não primam por uma narrativa épica, intensa e sagaz, mas sim uma sucinta história que serve de base para a divertida aventura. Neste caso, O Papá Smurf vai dar uma festa extraordinária na Aldeia dos Smurfs e para esta ocasião importante, ele pede a todos os Smurfs que participem nos preparativos de modo a tornar a festa completamente inesquecível. No entanto, como não poderia deixar de ser, o Gargamel eterno rival dos pequenos seres azuis, está atento e promete fazer tudo para estragar a festa.

JOGABILIDADE

Existem dois modos de jogo, o Adventure Mode e o Party Game Mode. No primeiro, o jogador controla um Smurf e parte numa emocionante aventura por várias regiões diferentes do universo Smurf, que vão desde a mítica Aldeia Smurf, passando pela Floresta Encantada e pelas Montanhas Geladas, até ao território tenebroso do Gargamel. O objetivo passa sempre por recolher recursos, itens colecionáveis, tesouros e até novas roupas para personalizar a nossa personagem. Pelo meio, encontramos minijogos e competições, de onde convém sair coroado vencedor, para além de ficar a conhecer cerca de 100 icónicos Smurfs, todos eles com as suas características bem particulares.

...o jogador controla um Smurf e parte numa emocionante aventura por várias regiões diferentes do universo Smurf...

No Party Game Mode, tal como acontece em jogos similares e pertencentes ao mesmo segmento, a diversão surge na junção de amigos e familiares, através de um local multiplayer até ao máximo de 4 jogadores em simultâneo, para participar numa competição amigável, composta por aproximadamente 50 minijogos díspares.

Todos os minijogos são simples e práticos, claramente direcionados para todas as idades (PEGI 3), mas que certamente vão fazer vibrar de emoção até o jogador mais experiente quando este se sagrar vencedor. São divididos seis categorias, Desporto, Rapidez, Sorte, Memória, Precisão e Batalha, uma mescla saudável de jogos que proporcionam desafios diferentes aos jogadores, pondo à prova toda a sua destreza. A jogabilidade é francamente acessível, se calhar até em demasia para os jogadores mais veteranos, mas funciona de uma forma bastante assertiva.

LONGEVIDADE

No campo da longevidade, The Smurfs - Village Party é um jogo com uma premissa inabitual, senão vejamos. Não é um título em que o jogador se dedique a tempo inteiro e constantemente, na tentativa de o concluir do início ao fim, de uma só vez. Não contêm uma narrativa envolvente e cativante, recheada de plot twists, onde procuramos a todo o custo saber o que irá acontecer até final da aventura. O Adventure Mode (equivalente ao modo história) não é, seguramente, dos mais extensos, se o compararmos com outros títulos semelhantes que proporcionam efetivamente mais desafios e motivos para o jogarmos e voltar a jogar. Contudo, é um Party Game e só esse facto é mais do que suficiente para o revisitarmos vezes sem conta, quando nos queremos divertir com amigos e conhecidos, passando momentos incríveis e de boa disposição.

Um detalhe interessante e que acrescenta um pouco de longevidade são as opções de personalização dos Smurfs. No global, temos a possibilidade de jogar com 19 Smurfs distintos, apesar de termos contacto com muitos mais, sendo que durante a experiência conseguimos ter acesso a roupas e outros acessórios, de modo a criamos uma personagem bem à nossa imagem e que se distinga de todos os outros.

...é um Party Game e só esse facto é mais do que suficiente para o revisitarmos vezes sem conta, quando nos queremos divertir com amigos e conhecidos...

GRAFISMO E SONOPLASTIA

No que concerne ao grafismo, em The Smurfs - Village Party abundam os visuais vibrantes e intensos, com uma direção de arte bastante semelhante às séries de desenhos animados que passavam nas televisões e que captavam a atenção dos telespectadores mais pequenos, transmitindo o espírito alegre dos Smurfs. As cores garridas são uma constante do início ao fim e sempre com muita coisa a ocorrer em simultâneo no ecrã.

A sonoplastia, especialmente a música ambiente, ajuda a complementar a experiência, apesar de não deslumbrar, cumpre o seu desígnio. Durante a demanda, os pequenos seres azulados têm sempre algo a dizer, como indicações ou pequenas dicas sobre o objetivo, ou apenas resmungar e queixarem-se quando caem ou se aleijam. No entanto, a repetição exaustiva das mesmas expressões, vezes sem conta, aborrecem ao fim de pouco tempo.

Um aspeto que não me canso de referir e que para mim não faz qualquer sentido, é o facto The Smurfs - Village Party não ter a presença do idioma Português, nos menus e textos do jogo. É realmente redutor, sobretudo para aqueles mais jovens e que não dominam o inglês, não poderem usufruir dos idiomas mais utilizado no mundo inteiro.

...em The Smurfs - Village Party abundam os visuais vibrantes e intensos, com uma direção de arte bastante semelhante às séries de desenhos animados...

CONCLUSÃO

The Smurfs - Village Party pertence ao segmento dos Party Games, onde saltam à vista nomes fortes como Super Mario Party, Mario Party Superstars ou Everybody 1-2-Switch!, só para citar alguns exemplos. Estes títulos são divertidos por natureza, não precisando de fazer muito para agradar ao público, pois quando decidimos jogar, já sabemos perfeitamente para o que vamos, ou seja, simplicidade e alegria junto dos mais jovens.

No mais semelhante a um modo história, que é o Adventure Mode, não encontro grandes motivos para repetir a experiência, exatamente por causa da sua simplicidade e pouca exigência, contudo, percebo perfeitamente que o título se encontre vocacionado para um público mais jovem, que adora os Smurfs (quem não gosta) e até mesmo, para aqueles que estão a começar a dar os primeiros passos nestas andanças.

...Estes títulos são divertidos por natureza, não precisando de fazer muito para agradar ao público...

Em suma, The Smurfs - Village Party é (mais um) daqueles títulos que são obrigatórios para quando queremos passar momentos divertidos e alegres, juntando amigos e familiares em frente à televisão. É uma ótima opção para os mais jovens, uma vez que não é demasiado exigente e desafiante.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments