JOGOS: EA SPORTS FC™ 26 | Análise

20.10.25

Recentemente tivemos a oportunidade de testar o título EA SPORTS FC™ 26, o mais famoso simulador de futebol a nível mundial, na sua versão de PlayStation 5, contudo o jogo encontra-se, como habitualmente, disponível para as restantes plataformas, como a Nintendo Switch, Nintendo Switch 2, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

INTRODUÇÃO

A cada outono, a saga da EA em torno do futebol volta a gerar expectativas e críticas: o que muda este ano? EA SPORTS FC™ 26 surge com promessas de renovação cuidadosa, tentando equilibrar a exigência dos fãs mais dedicados com o apelo ao público casual.

Não é um título que queira reinventar o futebol virtual, mas antes aperfeiçoar o que já existe, apostando em ajustes subtis e num maior realismo, oferecendo aos jogadores uma experiência tecnicamente mais sólida, mas emocionalmente desigual.

NARRATIVA

Falar de uma história num simulador de futebol, não é habitualmente um tema. Num passado recente, a série FIFA, incluiu alguns modos narrativos, como o de “The Journey” ou “Volta”, que, pessoalmente, os achei bastante interessantes, no entanto, entendo perfeitamente que os jogadores deste tipo de jogo pretendam uma ação imediata e pura, saltando de imediato para os jogos com a sua equipa favorita ou criarem uma à sua escolha, através de outros modos de jogo.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é o coração de EA Sports FC 26. Na edição deste ano, é perfeitamente percetível a maturação do motor Frostbite que aliado ao recente sistema HyperMotion V, permite ao jogador uma experiência de jogo como nenhum outro título o consegue.

O controlo de bola está mais responsivo, a física da bola está mais aprimorada, as animações mais fluidas, os movimentos e as colisões dos jogadores estão mais realistas, transmitindo a sensação de peso e inércia e a inteligência artificial parece compreender melhor o ritmo do jogo. Ainda assim, persistem as falhas incomodativas e momentos de aleatoriedade que quebram a sensação de controlo total.

EA Sports FC 26 introduz, pela primeira vez na sua história, uma configuração de relevo que o jogador pode optar consoante o tipo ou estilo de jogabilidade pretende. Antes de partir propriamente para a ação, o jogador pode escolher uma experiência de jogo Competitiva, adaptada especialmente para o Ultimate Team e Clubs, com níveis de velocidade mais rápidos e Inteligência Artificial mais afinada, ou optar por Autêntica, vocacionada para o Modo Carreira, com comportamentos e táticas futebolísticas realistas baseadas em dados do mundo real.

A jogabilidade é o coração de EA Sports FC 26.

Esses dois presets são, nada mais, nada menos, que uma tentativa da EA em agradar ao maior número de pessoas possível, uma vez que desta forma, consegue, simultaneamente, deleitar aqueles que procuram uma experiência mais relaxada, lenta e tática (Autêntica) ou aqueles mais experientes e profissionais, que privilegiam a velocidade de execução, rapidez, destreza, passes rápidos, acelerações incisivas e dribles que recompensam habilidade (Competitiva).

Os restantes modos, permanecem praticamente os mesmos, apenas com ligeiras altercações muito superficiais, mantendo o conteúdo que já habituou os jogadores ao longo dos anos. Aliás, uma das críticas que podemos apontar é a falta de evolução nessa vertente, especialmente em Ultimate Team, Clubs ou Rush, modos de jogo que cativaram bastantes fãs, mas pretendem ver novos motivos para voltarem, sazonalmente, a competir.

Pessoalmente, sou um fã do modo Carreira, mas já referi no passado e irei continuar a mencionar um aspeto que acho que merece uma revolução drástica, o sistema de transferências. Na minha opinião, está mais do que ultrapassado, antiquado e necessitava de um novo fulgor, até para garantir uma imersão mais acentuada por parte do jogador. Outra situação que constatei em demasia, foram os persistentes problemas a nível defensivo. A inteligência artificial da zona defensiva, mesmo com o nível de dificuldade no lendário, por vezes assume contornos desastrosos, onde, por exemplo, os defesas contrários reagem demasiado tarde ou têm posicionamentos absolutamente estranhos.

O licenciamento continua a ser um trunfo da franquia, uma vez que são mais de 20 mil atletas, 750 clubes e 35 ligas, incluindo a Champions League e a Libertadores. No entanto, ausências de algumas equipas italianas e estádios como o Camp Nou e o San Siro ainda geram frustração. A carência de inúmeras seleções nacionais, incluindo a seleção Brasileira, é também um sinal preocupante e redutor.

...mais de 20 mil atletas, 750 clubes e 35 ligas, incluindo a Champions League...

LONGEVIDADE

Escrever algo sobre longevidade num jogo de simulação de futebol é bastante redutor. Os inúmeros modos ao dispor, sejam eles competitivos ou outros mais relaxantes, são um verdadeiro estímulo ao jogador. EA Sports FC 26, tal como todos os seus antecessores, é um daqueles jogos que não tem propriamente um final. Os desafios disponibilizados regularmente acrescentam longevidade e garantem horas e horas de jogo. É um jogo pensado para durar um ciclo desportivo inteiro, contudo, essa vitalidade depende fortemente do interesse em modos competitivos e de colecionismo, o que pode cansar quem prefere jogar offline

No reverso da medalha, reside o natural desgaste. Ano após ano, é mais do mesmo, e mesmo as inovações introduzidas poderão não ser suficientes para granjear novo público. No entanto, o futebol é o desporto Rei, pelo menos em Portugal. A enormíssima legião de verdadeiros apaixonados desse desporto é uma garantia de sucesso e a falta de concorrência garante o título de campeão ao jogo sazonal da EA.

GRAFISMO E SONOPLASTIA

A esse nível, EA Sports FC 26 está melhor do que nunca, obtendo proveitos do hardware das consolas cada vez mais potentes e capazes. Visualmente é impressionante e com cada vez mais detalhes, o que faz de um simples jogo de futebol uma espetacular experiência. A modelagem dos atletas e restante equipa técnica, onde as minúcias são cada vez de melhor nível, equipamentos cada vez mais pormenorizados, a física dos cabelos longos, só para citar alguns exemplos, porque poderia estar aqui a debitar inúmeras particularidades.

Na mesma linha encontram-se os estádios licenciados, que cada vez são mais e de melhor qualidade, com público mais realista, iluminação mais intensa e brilhante, texturas dos relvados, bancos de suplente e tudo o que envolve uma partida de futebol. Nota para a mudança climatérica durante um desafio, conferindo mais imersão e autenticidade. O único aspeto que se pode considerar menos positivo, é a repetibilidade, que está presente e em determinadas ocasiões pode não ser muito salutar.

...os estádios licenciados, que cada vez são mais e de melhor qualidade, com público mais realista, iluminação mais intensa e brilhante...

No que concerne à sonoplastia, EA Sports FC 26 mantêm a bitola bem alta, com os tradicionais cânticos do público a serem entoados bem alto, contribuindo decisivamente para a qualidade global da experiência. Os comentários, mantêm o mesmo registo dos anos anteriores, tendo notado que os nomes próprios dos atletas são mencionados mais ocasiões. Nota para a não presença da narração em Português de Portugal, sendo que isso já aconteceu em edições anteriores. Aqui, tal como no grafismo, a repetibilidade pode ser ligeiramente problemática.

CONCLUSÃO

EA Sports FC 26 não é, nem pretendia ser, uma revolução mediática daquilo que os seus antecessores foram apresentando ao longo dos tempos, contudo, afigurou-se como uma evolução ponderada e refinada, alicerçada em escolhas audazes e positivas, especialmente através dos presets de jogabilidade “Competitiva” e “Autêntica”. O restante manteve a base sólida e robusta, apresentando aqui e ali algumas fragilidades, como, por exemplo, a IA dos defesas mesmo no nível máximo de dificuldade.

Para os fãs mais acérrimos da série, EA Sports FC 26 é certamente uma escolha indispensável, fruto da sua solidez e porque não possui um concorrente que consiga ombrear para o título de campeão de simulador de futebol. No entanto, esta versão não elimina a necessidade que o próximo título seja mais audaz, ambicioso e apresente algo de realmente inovador e surpreendente.

Para os fãs mais acérrimos da série, EA Sports FC 26 é certamente uma escolha indispensável...

Resumindo, EA Sports FC 26 é uma versão sólida e robusta daquilo que podemos apelidar de verdadeira experiência de futebol virtual. Uma escolha indispensável para os fãs mais acérrimos do desporto Rei em Portugal. Os outros, poderão apelidar o título de “Mais do mesmo”.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas

 


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments