JOGOS: Everybody 1-2-Switch! | Análise

17.8.23

Recentemente tivemos acesso a mais um título, desta vez o divertido Everybody 1-2-Switch! Um exclusivo Nintendo Switch.

Everybody 1-2-Switch! é um jogo do género familiar, um party game, desenvolvido pela Nintendo EPD e pela NDcube, sendo publicado mundialmente pela própria Nintendo. O título é uma sequela do 1-2-Switch lançado em 2017, uma espécie de coletânea de minijogos para fazer uso das capacidades dos Joy-Con e na altura foi launch title da consola portátil Nintendo Switch.

Everybody 1-2-Switch! é composto por 17 minijogos, todos eles baseados no conceito “jogo de equipa” e o anfitrião ou apresentador é nada mais, nada menos, que MC Horace, um personagem masculino com uma cabeça de cavalo! Ao contrário do seu antecessor, o jogador pode agora recorrer ao seu smartphone para realizar os movimentos indicados ou também utilizar os Joy-Con da Nintendo Switch. Porém, temos que ter em atenção que determinados minijogos só podem ser jogados com os smartphones e outros apenas com os Joy-Con, o que obriga a uma espécie de gestão de comandos e controlos. A grande vantagem do uso dos smartphones é sem dúvida o número máximo de jogadores em simultâneo, que podem chegar aos 100, enquanto que através dos Joy-Con, esse número baixa drasticamente para 8.

Num conceito de jogo onde o objetivo passa por incluir todas faixas etárias, algo que a Nintendo faz isso como ninguém, basta recordar o exemplo do Mario Party, Everybody 1-2-Switch! é um título para entreter família e amigos. O recurso ao smartphone, algo que não é propriamente novo no universo dos videojogos, abre imensas possibilidades, sobretudo para minijogos mais casuais e que não requerem grande destreza dos participantes. O jogo não possui um modo solo, ou seja, para jogarem este título vão mesmo necessitar da companhia de alguém e é garantido que quantos mais, melhor. Sem dúvida alguma, a diversão e o caos aumentam exponencialmente, quanto maior for o número de participantes. Não consegui reunir 100 pessoas para testar o jogo, obviamente, mas foi muito divertido ver as expressões de felicidade dos participantes que se aventuraram comigo nesta experiência. Foram momentos de boa disposição que certamente se vão repetir em várias alturas no futuro.

Sem dúvida alguma, a diversão e o caos aumentam exponencialmente, quanto maior for o número de participantes...

No total existem três modos de jogo, Team Contest, Quiz Party e Bingo Party, mas seguramente que irão passar mais tempo no apelidado de principal, o Team Contest, podendo escolher os tempos de duração de cada partida (20, 40 ou 60 minutos). O cenário é sempre uma competição salutar e saudável, entre duas equipas, com um objetivo bem definido e claro, vencer o minijogo que nos é apresentado. Os jogos não são muitos desafiantes, aliás primam sobretudo pela simplicidade, passando muitas vezes pela realização de movimentos coordenados (ou não!!!) como agitar os braços ou sair a correr à procura de uma determinada cor. Tal como referido acima, existem 17 minijogos no total. Inicialmente pode parecer que são muitos, mas depois de jogarem por algum tempo, a repetibilidade pode ser um problema. Acredito que no futuro, os desenvolvedores possam lançar atualizações (DLCs) de packs de minijogos extra, mas até à data essa situação é meramente especulativa. Por outro lado, Everybody 1-2-Switch! não é um jogo daqueles que vamos constantemente a jogar, mas sim daqueles que o revisitamos quando queremos reunir um conjunto de amigos ou familiares para passar um serão bem-disposto e agradável.

Quando fazemos um artigo de opinião ou review de um jogo, normalmente abordamos algumas componentes como história, longevidade, jogabilidade, grafismo e sonoplastia, porém em Everybody 1-2-Switch! é mais complicado. Existem momentos do jogo que pouco importa o que está a ocorrer no ecrã, mas sim o que se passa no convívio com o grupo de pessoas em nosso redor. Sinceramente, foi muito divertido ver as caras e os gestos ridículos que alguns amigos protagonizaram, fazendo-me soltar sonoras gargalhadas. E quando assim é, está tudo dito (ou neste caso, escrito). É um excelente criador de memórias e provavelmente vou guardar algumas bem calorosas para o resto da minha vida.

Existem momentos do jogo que pouco importa o que se está a ocorrer no ecrã, mas sim o que se passa no convívio com o grupo de pessoas em nosso redor...

Resumindo, Everybody 1-2-Switch! é um party game divertido, sendo a escolha certa para aqueles momentos que nos queremos divertir em conjunto com amigos e familiares, resultando numa experiência casual, bem-disposta, hilariante e pouco exigente.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas

 

 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments