BIMBY®: Coco – Será que já sabe tudo?

30.7.25

É tão comum na nossa alimentação que nem sempre lhe prestamos a devida atenção. Na próxima vez que comer coco, seja ao natural ou noutra forma, lembre-se de tudo isto…

Todos sabemos que o coco é um fruto, mas nem sempre nos lembramos de que é rico em gordura saturada (30% da sua composição), em ácido láurico, com efeitos interessantes a nível cardiovascular e que tem um alto teor em fibra, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

 

O AÇÚCAR DE COCO É MAIS SAUDÁVEL?

Feito a partir da seiva que circula no tronco do coqueiro, o açúcar de coco tem sido apontado como uma alternativa mais saudável a outras formas de açúcar, por ter alegadamente um índice glicémico mais baixo. No entanto, de momento não existem ainda estudos suficientes que permitam comprovar esta afirmação. O ideal será adotar a mesma estratégia que se adota para outros produtos açucarados: moderar a ingestão! Até porque, ainda que seja menos processado, não deixa de ser uma forma de açúcar.

 

DE ONDE VEM A ÁGUA E O LEITE DE COCO?

A água de coco consiste no líquido que é extraído dos cocos imaturos. Após a maturação, a água é substituída pela polpa. O leite de coco é produzido através da emulsão da polpa ralada do coco maduro.

 

O ÓLEO DE COCO É UMA BOA GORDURA?

Extraído do fruto, o óleo de coco contém mais gordura saturada do que a manteiga e a banha de porco. Com base neste pressuposto, e tendo em conta que a gordura saturada é muitas vezes associada a risco cardiovascular, à primeira vista o óleo de coco pode parecer uma gordura pouco saudável. Mas nem tudo o que parece é, e o óleo de coco é um bom exemplo disso. Apesar de rico em gordura saturada, cerca de 50% dessa gordura é ácido láurico, um ácido gordo de cadeia média que parece ter um efeito benéfico a nível do aumento do “bom” colesterol (HDL).

 

É PRECISO TER CUIDADO COM O ÓLEO DE COCO?

Contrariamente ao que acontece com o azeite, o “ouro” da dieta mediterrânica, as pesquisas acerca dos efeitos do óleo de coco na saúde são ainda preliminares. A principal preocupação está em compreender qual o seu efeito sobre o “mau” colesterol (LDL). Deste modo, e por enquanto, o óleo de coco deve ser utilizado com moderação, em substituição de outras gorduras saturadas.

 

SABIA QUE O ÓLEO DE COCO É USADO EM COSMÉTICOS?

A utilização do óleo de coco não se cinge apenas à cozinha! Pode (e deve) ser também utilizado como um produto de cosmética, tendo ainda efeitos comprovados no tratamento de eczemas. Aqui seguem algumas sugestões de utilização, no contexto da beleza: Hidratante corporal; Hidratante capilar, contra pontas espigadas; Adjuvante na higiene oral, eficácia contra bactérias promotoras de placa bacteriana; Hidratante de mãos, unhas e cutículas.

 

QUADRADOS DE MORANGO E COCO

 

INGREDIENTES

180 g farinha tipo 55, mais q.b. p/ polvilhar

1 c. chá de fermento p/ bolos

120 g açúcar

130 g manteiga, mais q.b. p/ untar

3 ovos

500 g morangos cortados em quartos

10 g amido de milho

130 g coco ralado

 

PREPARAÇÃO

1-Pré aqueça o forno a 180°C. Unte manteiga e polvilhe com farinha uma forma (23x23 cm aprox.).

2-Coloque no copo a farinha, o fermento, 100 g açúcar, a manteiga e 1 ovo e misture 10 seg/vel 6. Retire, forre o fundo da forma eleve ao forno a 180°C cerca de 20 minutos.

3-Mantenha o forno a 180°C. Coloque um recipiente sobre a tampa da BIMBY®, pese os morangos e o amido, envolva com a ajuda a ajuda da espátula e distribua sobre a base.

4-Coloque no copo o coco, 20 g de açúcar e 2 ovos e misture 10 seg/vel 5. Retire, deite sobre os morangos e leve ao forno a 180°C cerca de 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e corte em quadrados.

 

Fonte: revista BIMBY® julho 2017


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments