De volta aos filmes e séries e desta vez a escolha recaiu em Fallout, uma série exclusiva Amazon Prime, baseada no franchise de videojogos com o mesmo nome e com data de estreia, abril de 2024.
RESUMO
A trama de Fallout ocorre na cidade de Los Angeles, pós-apocalíptica, depois de enormes explosões nucleares e onde a guerra, começou e terminou num espaço de duas horas, mais concretamente num sábado, 23 de outubro de 2077! Depois da segunda guerra mundial, os avanços no domínio da tecnologia nuclear, originou o aparecimento de uma sociedade altamente avançada, mas simultaneamente gananciosa, revelando ser um fator intemporal. Foram construídos bunkers, para muitos sobreviventes (financeiramente mais abastados) com o objetivo de repulular a terra depois de passarem os efeitos das explosões nucleares. Contudo, as pessoas estavam longe de pensar que cada bunker fora concebido com um propósito, ou seja, para realizarem diversas experiências sociológicas, psicológicas, entre outras.
Porém, mais de 200 anos depois e após um incidente no Vault 33, a jovem e ingénua Lucy (Ella Purnell de Yellowjackets ou Exército dos Mortos), decide fugir do abrigo e aventurar-se na superfície perigosa e totalmente devastada, de modo a procurar o seu Pai, Hank MacLean (Kyle MacLachlan de Twin Peakes: The Return ou Portlandia), entretanto raptado. A tarefa, obviamente, não se afigura propriamente simples, sendo que pelo caminho, Lucy irá descobrir que a violência e a estranheza, coabitam lado a lado. Pelo, a jovem irá conhecer muitas pessoas, todas elas com as suas intenções, com destaque para Maximus (Aaron Moten de Emancipação ou O Padre Pugilista) um escudeiro da Brotherhood of Steel, que procura a todo o custo atingir o patamar de Knight e Cooper Howard (Walton Goggins de Predadores ou Justified), um ghoul caçador de recompensas, com um passado intrigante e misterioso.
Realizada/produzida por Jonathan Nolan (Westworld ou Interstellar) e escrita por Geneva Robertson-Dworet (Tomb Raider e Captain Marvel) e Graham Wagner (Portlandia ou Silicon Valley), Fallout conta ainda com a participação de atores como Moises Arias (O Jogo Final ou Os Reis do Verão), Leslie Uggams (Deadpool ou Deadpool 2), Zach Cherry (Severance ou Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), entre outros.
...a jovem e ingénua Lucy (Ella
Purnell de Yellowjackets ou Exército dos Mortos), decide fugir do
abrigo e aventurar-se na superfície perigosa...
OPINIÃO
Nas adaptações de videojogos para filmes ou séries, e/ou vice-versa, existem sempre riscos de algo não ser do agrado dos fãs. Não faltam exemplos disso mesmo, uns que foram agradáveis surpresas e outros que fracassaram por completo. Para ser o mais sincero possível, apesar de ter jogado (pouco) alguns dos vários títulos da franquia Fallout, nunca terminei nenhum, por isso, quando decidi assistir á série, não tinhas expetativas muito elevadas, nem me passava pela cabeça fazer comparações com a história presente nos videojogos.
O universo pós-apocalíptico Fallout é fascinante, repleto de detalhes e minuciosidades existentes também nos videojogos. São inúmeras as referências e “Easter Eggs” para deleite dos fãs mais acérrimos! Contudo, a narrativa é uma completa novidade, deixando de lado aquilo que ocorreu nos videojogos, o que foi realmente um trunfo forte lançado pela equipa de produção. Assim, tendo como base um cenário bem interessante, foi “apenas” necessário criar uma trama que conseguisse prender a atenção dos espetadores, deixando, obviamente, pontas soltas para as próximas temporadas (pelo menos a 2ª temporada já foi confirmada), o que acabou por acontecer.
As vivências tão distintas das três personagens principais, Lucy, Maximus e Cooper e o modo com vão sendo interligadas ao longo dos acontecimentos, foi talvez e na minha opinião, o ponto mais alto da série. Diversos e interessantes plot twists no enredo, com enfase no último momento do derradeiro episódio, deixando-me a ansiar com aquilo que irá suceder. Esta série é composta por uma temporada com 8 episódio.
Em suma, Fallout revelou ser uma série bastante agradável, bem escrita e com reviravoltas interessantes, ambientada num mundo pós-apocalíptico de eleição e com um trabalho fantástico, principalmente dos três principais atores.
0 comments