Recentemente tivemos acesso ao título EA Sports FC 24, na sua versão de PlayStation 5, o primeiro jogo sem a licença oficial da FIFA, após longos anos de uma saudável colaboração.
Vou começar por relembrar o que escrevi aquando do FIFA 23: “Tal como ocorre em todos os anos, chegou a hora de FIFA 23 ser jogado nas diversas plataformas, mas este ano com uma importante particularidade, ou seja, é o último título do mais famoso simulador de futebol com a chancela da Electronic Arts. Sim, é verdade, depois de tantos anos, a parceria entre a FIFA e a Electronic Arts vai terminar, sendo o FIFA 23 o derradeiro título, ficando obviamente na história, por isso o estúdio de desenvolvimento fez um esforço para que a despedida fosse um marco significativo. Será que o conseguiu?”
Os lançamentos sazonais são sempre encarados com um misto de emoções, ou seja, se por um lado estamos sedentos de receber novidades, nem sempre tão apelativas e vincadas, por outro lado, abandonar o antecessor, que tantas horas nos fez despender, pode ser realmente um pouco penoso. Será que EA Sports FC 24 está à altura de um pesado legado?
Será que EA Sports FC 24 está à altura de um pesado legado? |
Desenvolvido pelos estúdios EA Vancouver e EA Romania e publicado mundialmente pela EA Sports, EA Sports FC 24 é o simulador de futebol dominante, uma vez que a concorrência que existiu no passado, está cada vez mais a anos luz de distância. Porém, algo que é sempre apontado aos lançamentos sazonais é a similaridade em relação à versão anterior. Efetivamente e é impossível fugir a essa questão, quem já jogou os títulos anteriores irá certamente estar familiarizado com todos os processos e mecânicas existentes no EA Sports FC 24. Poderia mesmo afirmar que a maior diferença de todas é a ausência da sigla FIFA, uma vez que a essência da saga está presente, mas estaria a ser um pouco injusto.
É claramente visível os esforços das equipas de desenvolvimento em incluir algo de inovador que marque o lançamento do EA Sports FC 24, como por exemplo a inclusão dos PlayStyles, que representam capacidades únicas atribuídas a determinados jogadores. Na prática, os jogadores de topo ou aqueles mais famosos, são distinguidos na vida real pelas suas capacidades e atributos, diferindo-os dos jogadores menos dotados, certo? No EA Sports FC 24 isso também é verificado sendo agora mais percetível do que nas versões anteriores. Atributos como controlo de bola, capacidade de passe, remate, defesa, guarda-redes e aspetos físicos são os mais visados, mas no total existem mais de trinta PlayStyles completamente novos.
É claramente visível os esforços das equipas de desenvolvimento em incluir algo de inovador que marque o lançamento do EA Sports FC 24 |
Ainda no campo das novidades, o motor do jogo HyperMotion V, introduzido pela primeira vez na versão FIFA 22, também sofreu melhoramentos, sendo utilizados dados volumétricos de mais de 180 jogos profissionais, de equipas masculinas, mas também de equipas femininas. Isto significa que os movimentos dos elementos presentes em campo, estão cada vez mais ajustados com aquilo que ocorre nas partidas de futebol reais, sejam eles jogadores, equipas de arbitragem, treinadores e demais constituintes. Outro aspeto inovador e algo polémico, ocorre num dos modos mais idolatrados pelos fãs, o EA Sports FC 24 Ultimate Team (que em versões anteriores era conhecido apenas por FUT (FIFA Ultimate Team)). Agora é possível criar conjuntos mistos, escalonando jogadores masculinos e femininos para fazerem parte da mesma equipa e plantel. Para terem uma ideia mais concreta e precisa, Haaland, Kevin De Bruyne e Mbappé possuem o mesmo overall que por exemplo, Alexia Putellas. Ainda nessa matéria, em títulos anteriores, os jogadores podiam utilizar modificadores de posições que permitiam que os atletas jogassem em diferentes posições. Com a introdução dos PlayStyles, que incluem posições realistas alternativas dos jogadores a opção de modificação foi eliminada.
Para terem uma ideia mais concreta e precisa, Haaland, Kevin De Bruyne e Mbappé possuem o mesmo overall que por exemplo, Alexia Putellas |
Para além do descrito acima, o jogador pode contar com os modos habituais, como o modo Carreira (de jogador e de treinador), o modo Volta, o modo Clubs (anteriormente conhecido por PRO Clubs), entre outros. Outro ponto influente, no EA Sports FC 24 estão incluídas aqui inúmeras equipas, muitas ligas nacionais masculinas completamente licenciadas como a La Liga, a Premier League, a Bundesliga (a Serie A continua fora desse lote e a Liga Brasileira desapareceu totalmente) e as provas internacionais com licenças completas como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Supertaça Europeia, Europa Conference League e Taça Libertadores. Destaque para a presença da Liga da Arábia Saudita (Saudi Pro League), um campeonato que na vida real está a atrair cada vez mais jogadores influentes no futebol mundial. Para além disso, existem agora Ligas femininas oficiais, limitadas aos principais países.
“Compreender sem compreender” é o que me apraz afirmar sobre a guerra das licenças. É uma realidade, porém é profundamente lamentável. Ainda para mais num género de jogo sem concorrência (pelo menos justa). Por outro lado, os tempos atuais são exigentes e cada vez mais baseados em números, pelo que a questão financeira é quase sempre mais valorizada. Enfim, considerem isto como um desabafo de alguém que já tem muito anos do mundo dos videojogos, completamente apaixonado pelo futebol e que gostaria que a perfeição existisse!
EA Sports FC 24 estão incluídas aqui inúmeras equipas, muitas ligas nacionais masculinas completamente licenciadas como a La Liga... |
Graficamente EA Sports FC 24 dá seguimento ao apresentado nos anteriores FIFA, que já eram um regalo para os olhos dos jogadores. Apostando no estilo visual a roçar o realismo, cada vez com mais posicionamentos das camaras, permitindo ao jogador escolher o formato que melhor lhe convêm, EA Sports FC 24 cada vez mais pode ser confundido com uma qualquer transmissão televisiva. Sim, e isso é um grande elogio! Uma nota de grande destaque, para as repetições e o grafismo que é apresentado em pleno jogo, com muita informação de relevo, destacando as percentagens apresentadas. Tudo isto é sobejamente complementado com os comentários, sempre acima da média, dos locutores de serviço, dando mais vida ao espetáculo futebolístico.
Graficamente EA Sports FC 24 dá seguimento ao apresentado nos anteriores FIFA, que já eram um regalo para os olhos dos jogadores. |
Resumindo, EA Sports FC 24 abre um novo capítulo numa franquia com muitos anos de vida e sem concorrência a altura. Os traços gerais das versões anteriores forma mantidos, salpicados aqui e ali com inovações de relevo, saltando de imediato à vista os PlayStyles.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments