TECNOLOGIA: Hands On – Monitor AOC PD49 Porsche Design

11.8.25

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje deixo aqui registada a minha opinião sobre o estonteante Monitor AOC PD49 Porsche Design, que tivemos recentemente a oportunidade e o privilégio de o testar.

Não posso deixar de mencionar que fiquei perplexo, assim que pude visualizar o tamanho da embalagem do monitor. As suas dimensões são mesmo descomunais e foi preciso mais do que uma pessoa para o transportar e desembalar, até o colocar no local onde realizei os respetivos testes.

O Monitor AOC PD49 Porsche Design nasceu de uma colaboração entre a AOC e a Porsche, e tal como ocorre nos veículos da marca alemã, o luxo e a suntuosidade são por demais evidentes. Assim que começamos a retirar o equipamento da sua embalagem, rapidamente percebemos que é impossível ficar indiferente aos detalhes de elegância e grandiosidade do monitor. Tudo exala beleza, opulência e charme. Depois de alguns minutos a admirar cada pormenor, finalmente conseguimos colocar o monitor estável no imponente suporte e pronto a ser ligado. Uma minuciosidade, o PD49 pertence ao segmento gaming no entanto não é exagerado como outros da mesma gama, sendo claramente mais harmonioso e luxuoso. Mas, calma, o RGB está presente, ainda que de uma forma subtil, na parte traseira nos símbolos PD e AGON, bem como no fundo da base.

O Monitor AOC PD49 Porsche Design nasceu de uma colaboração entre a AOC e a Porsche, e tal como ocorre nos veículos da marca alemã, o luxo e a suntuosidade são por demais evidentes.

As suas proporções são, efetivamente, colossais. O monitor disponibiliza ao utilizador 49 polegadas de ecrã, mas para rapidamente termos uma perceção real das suas dimensões, é como se tivesses dois monitores de 27 polegadas, com resolução de 1440p, lado a lado! (qualquer coisa como 124 cm!). A sua base em forma de tripé é, por razões óbvias, robusta e de tamanho considerável, no entanto, necessária para manter o monitor (aproximadamente 11 kg) estável e firme. O painel conta com um raio de curvatura de 1800R, tornando totalmente envolvente e imersivo aos olhos de quem o for utilizar. O painel QD-OLED, que em conjugação com uma taxa de refrescamento de 240 Hz e uma resolução máxima de 5120x1440 com um Aspect Racio de 32:9, transmite uma aparência visual fenomenal.

Por outro lado, não nos podemos esquecer que o Monitor AOC PD49 Porsche Design pertence a um segmento gaming e graças às suas características técnicas, cumpre esse desígnio com distinção. Porém, sobretudo para os jogadores de alto nível, o seu Aspect Racio de 32:9 pode ser um fator não muito abonatório, uma vez que estes privilegiam o 16:9 que diminui a movimentação dos olhos e cabeça. Contudo, o equipamento fornece uma ampla visão periférica, que pode ser bastante útil para jogos não tão competitivos e exigentes, por exemplo títulos de aventura single player com paisagens épicas ou até mesmo jogos de corridas de carros, onde conseguimos uma visão muito mais extensa e periférica da pista ou ter uma visão dentro do próprio veículo (cockpit) mais genuína e parecida com a realidade. Ainda assim, o uso do equipamento, quer na área do gaming, como em produção, requer sempre um período de adaptação.

Por outro lado, não nos podemos esquecer que o Monitor AOC PD49 Porsche Design pertence a um segmento gaming...

Em termos de produtividade ou até trabalho do dia a dia, o equipamento revelou-se extremamente assertivo e funcional, podendo dividir o ecrã em vários segmentos, preenchendo com documentos, janelas de browsers, entre outras possibilidades. Especialmente útil na edição de imagem ou vídeo, não só pelo espaço proporcionado, mas pela palete de cores vívidas e nítidas.

Os visuais do AOC PD49 Porsche Design são simplesmente impressionantes, do melhor que já tive oportunidade de testar. Não sou propriamente um expert nessa área, mas o monitor suporta várias gamas de cores e permite inúmeras configurações, ajustando para o modo que melhor satisfaça o utilizador. Ainda assim, independentemente das alterações que consigam realizar, no geral o equipamento disponibiliza uma gama impressionante de tons, desde os pastéis mais suaves até os neons mais vibrantes, todos ele com cores magnificamente saturadas.

No que concerne a ligações, o AOC PD49 Porsche Design possui 2 HDMI 2.1, 1 DisplayPort 1.4 e 1 DP sobre USB-C, 1 Hub USB 3.2 Gen1 com 4 portas e uma saída de áudio 3,5 mm, que sinceramente, são mais do que suficiente para efetuarmos as ligações necessárias.

Os visuais do AOC PD49 Porsche Design são simplesmente impressionantes, do melhor que já tive oportunidade de testar.

No meio de todos os testes, experienciei algumas dificuldades em termos de preenchimento total do ecrã, desde jogos que não estavam otimizados para resoluções de 5120x1440, sendo quase impossível jogar porque a imagem estava distorcida. Situação análoga verificou-se quando utilizei o monitor em consolas da geração atual, como PlayStation 5 ou outras mais datadas, como a Nintendo Switch. Foi necessário redimensionar as dimensões da área jogável, acabando por perder muito espaço disponível no monitor. O mesmo pode ser escrito sobre quando optamos por utilizar o equipamento como ecrã para ver filmes nas plataformas de streaming ou o próprio YouTube. A área útil acaba por ser mais reduzida, sendo limitada por duas barras pretas enormes de ambos os lados. Chega a ser frustrante e contraditório, graças às avantajadas dimensões do monitor.

Por fim, o sistema de som incluído, composto por dois altifalantes de 8W deixa um pouco a desejar, tal como ocorre em muitos monitores que fomos testando ao longos dos anos. Não deixa de cumprir o seu propósito, mas sem grande distinção. Desde falta de profundidade de som, a graves pouco intensos e agudos excessivamente estridentes, são algumas situações experienciadas. De uma forma tremendamente sincera e também pelo valor elevado do equipamento, esperava um pouco mais no campo da sonoplastia.

Um equipamento desta magnitude e com uma colaboração com uma marca tão luxuosa quanto a Porsche, tinha que obrigatoriamente praticar um preço condizente...

Um equipamento desta magnitude e com uma colaboração com uma marca tão luxuosa quanto a Porsche, tinha que, obrigatoriamente, praticar um preço condizente, o que, certamente fará afastar inúmeros interessados, sendo claramente vocacionado para um público alvo muito específico.

Principais características:

·       Tamanho do ecrã (polegadas): 49

·       Tamanho do ecrã (cm): 124

·       Ecrã: Curvo

·       Raio de curvatura: 1800R

·       Resolução do painel: 5120x1440

·       Aspect Racio: 32:9

·       Tipo de painel: QD – OLED

·       Max Velocidade de atualização: 240 Hz

·       Tempo de resposta: 0.03 ms

·       Colunas: 2x 8W

·       Produto com embalagem (kg): 29,53 kg

·       Produto sem suporte (kg): 11,15 kg

o RGB está presente, ainda que de uma forma subtil, na parte traseira nos símbolos PD e AGON, bem como no fundo da base.

Em suma, o AOC PD49 Porsche Design brilha intensamente na qualidade de imagem que proporciona e na sua luxuosa estrutura com o carimbo da carismática marca Porsche. Em contrapartida, o sistema de som revelou-se abaixo do exigido, sobretudo para um equipamento com um valor comercial tão elevado.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments