JOGOS: Bang-On Balls Chronicles | Análise

12.10.23

Recentemente tivemos acesso a mais um título, desta vez o Bang-On Balls Chronicles, na sua versão de PlayStation 5, um jogo descrito de uma forma bastante curiosa pelos próprios desenvolvedores, “Bang-On Balls: Chronicles é um estranho jogo de plataformas 3D com um toque de colecionismo! Torna-te um herói imprudente enquanto cumpres missões, recolhes objetos e procuras segredos que passam por vários eventos históricos (imprecisos)!”

Desenvolvido pelos estúdios Exit Plan Games e publicado mundialmente pela Untold Tales, Bang-On Balls Chronicles é um jogo de plataformas 3D, onde a personagem é uma bola! Bob é o seu nome, o herói saltitante, que tem como missão e objetivo encontrar objetivo dignos de serem colecionados, em vários mundos abertos destrutíveis, enquanto simplesmente, rolamos. O jogo incentiva os jogadores a mergulhar em todos os cantos e recantos, esmagando objetos e desbloqueando tesouros. Na exploração dos cenários, encontramos adversários com os mesmos intentos, por isso, o combate também está presente e pode ser avassalador.

Como é frequente neste tipo de jogos, a personalização da personagem assume um papel de capital importância, sobretudo porque os gostos são todos diferentes! Por outro lado, sabemos todos que normalmente esse processo é divertido! E acreditem, existem inúmeras possibilidades, desde expressões, milhões de cores, objetos, bandeiras, armas, escudos, chapéus, máscaras, tatuagens… e podia continuar a descrever as opções, pois são mesmo em grande escala, segundo dados oficiais dos desenvolvedores, mais de 400 itens. E quanto mais jogamos, mas itens são desbloqueados, por isso, vão ser muito frequentes as mudanças de aspeto do nosso herói saltitante.

E acreditem, existem inúmeras possibilidades, desde expressões, milhões de cores, objetos, bandeiras, armas, escudos, chapéus, máscaras, tatuagens…

A jogabilidade é simples, porém muito cativante, isto porque em todos os cantos dos dispares mapas existem muitas atividades para realizar. Bob está sempre ativo e em movimento, por isso, contem com combates contra bosses, resolução de puzzles e enigmas, descoberta de colecionáveis engraçados e até mesmo algumas conversas bem-humoradas. Uma chamada de atenção para uma situação que me agradou de sobremaneira, a capacidade de destruir determinadas partes do cenário. Como normalmente acontece, a possibilidade de jogar em modo cooperativo é um importante acrescento, uma vez que a diversão aumenta exponencialmente. Assim sendo, Bang-On Balls Chronicles permite jogar em cooperação online (até um máximo de 4 jogadores em simultâneo) ou local, este último em ecrã dividido (apenas 2 jogadores), pelo que se optarem por um monitor/tv de dimensões diminutas, poderão passar por alguns momentos mais irritantes, devido a estranhos planos de câmaras.

Bang-On Balls Chronicles permite jogar em cooperação online (até um máximo de 4 jogadores em simultâneo) ou local, este último em ecrã dividido (apenas 2 jogadores)...

Ainda na vertente jogabilidade, necessito de fazer um reparo, que na minha opinião, é importante. Os mapas são efetivamente de larga escala, sendo que rolar de uma ponta do mapa á outra, leva o seu tempo e não existe um mecanismo alternativo, uma espécie de viagem rápida, como acontece noutros títulos. Sinceramente, acho que poderia ser algo interessante de incluir, por exemplo de uma forma desbloqueável ou então um outro meio de transporte, mais veloz. Fica a dica!

Os mapas são efetivamente de larga escala, sendo que rolar de uma ponta do mapa á outra, leva o seu tempo...

Centrando atenções no grafismo, Bang-On Balls Chronicles disponibiliza mundos temáticos, completamente análogos e repletos de conteúdo, com uma iluminação dinâmica e efeitos visuais de grande nível. Cada um abraça uma era histórica diferente e com relevo para a sociedade, por exemplo, passamos pelo Japão Feudal, pelo tempo dos malvados piratas, viajamos até uma estação espacial e até pela era dos Vikings. Ainda assim, está previsto mais conteúdo adicional após o lançamento do jogo, eventualmente através de DLCs ou algo semelhante (está já previsto um novo mundo baseado no Wild West). No entanto, a atenção ao detalhe por parte do estúdio de desenvolvimento foi um aspeto bastante notório e quem ganhou efetivamente com essa situação foi o jogador, uma vez que os visuais de jogo são realmente cativantes e encantadores.

Tal como no aspeto gráfico, a sonoplastia também se apresenta a um bom nível e completa a experiência de uma forma bastante satisfatória. Os efeitos especiais e os sons emitidos pelo próprio Bob e oponentes, são divertidos, alegres e hilariantes.

Bang-On Balls Chronicles disponibiliza mundos temáticos, completamente análogos e repletos de conteúdo, com uma iluminação dinâmica e efeitos visuais de grande nível.

Em suma, Bang-On Balls Chronicles é um título que se destaca sobretudo pela direção de arte e grafismo, muito bem coadjuvado por uma jogabilidade simples, mas simultaneamente viciante. Ideal para fazer uma pausa entre os jogos mais demorados e exigentes. Modo cooperativo aumenta exponencialmente a diversão.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments