JOGOS: Daymare: 1994 Sandcastle | Análise

29.9.23

Numa altura de muitos títulos a chegar à nossa redação e com os prazos a apertar cada vez mais, eis que chegou a hora de escrever umas palavras sobre o título Daymare: 1994 Sandcastle, na sua versão de PlayStation 5.

Desenvolvido pelos italianos da Invader Studios e publicado além-fronteiras por Leonardo Interactive, Daymare: 1994 Sandcastle é um jogo survival horror de ação, numa visão de terceira pessoa (third-person), com bastantes influências em títulos marcantes no universo dos videojogos, como por exemplo, a inevitável e aclamada série Resident Evil.

Para vos situar na linha temporal correta, Daymare: 1994 Sandcastle é a prequela de Daymare: 1998, lançado em setembro de 2019 para PC e um pouco mais tarde, abril de 2020 para PlayStation e Xbox One, que na altura deixou algumas boas impressões, segundo os media da especialidade. Tenho de confessar nunca vivi a terrorífica experiência de Daymare: 1998, por isso, este foi o meu primeiro contato com a serie.

A história ocorre no ano de 1994, onde um calamitoso acidente vitimou inúmeros civis nas áreas circundantes de um dos maiores e mais avançados centros de investigação experimental dos Estados Unidos, a área 51. Essa ocorrência originou a perda de comunicação com o exterior e o sistema de segurança interna, isolou as entradas/saídas da base secreta norte americana. A opinião pública e os media, apontam a responsabilidade ao presidente dos EUA, que não consegue dar uma explicação cabal do sucedido. Entretanto, o Secretário da Defesa dos EUA, envia clandestinamente alguns elementos de uma equipa apelidada de H.A.D.E.S - Hexacore Advanced Division for Extraction and Search, com um único objetivo, recuperar dados sobre a pesquisa secreta que estava a ser desenvolvida nesse local. A missão de nome Sandcastle, tem de ser iniciada o quanto antes, de modo a evitar aquilo que poderá ser uma das maiores crises internas do EUA.

Entretanto, o Secretário da Defesa dos EUA, envia clandestinamente alguns elementos de uma equipa apelidada de H.A.D.E.S - Hexacore Advanced Division for Extraction and Search

A agente especial Dalila Reyes (a personagem controlável pelo jogador) assume o papel de liderança da equipa e assim que consegue o acesso ao edifício, rapidamente percebe que está perante um autêntico labirinto, repleto de criaturas horríveis e mortais, tendo de travar uma luta hercúlea pela sua sobrevivência. Ainda assim e perante o pior dos cenários, Reyes está determinada a descobrir os verdadeiros motivos que levaram à tenebrosa situação.

Conforme já foi escrito acima, Daymare: 1994 Sandcastle foi claramente recolher inspiração aos títulos de terror e sobrevivência dos anos 90. As semelhanças com esses títulos, surgindo Resident Evil no topo da lista, são por demais evidentes, desde aspetos da jogabilidade, a movimentos da camara, situações de exploração e até mesmo nos puzzles e quebra-cabeças que nos vão surgindo. Centrando atenções na jogabilidade, podemos afirmar que é competente, ainda que um pouco limitada, se comparada com títulos mais recentes. As mecânicas de movimentação e de ataque são simples e em número reduzido. Isto pode ser encarado de duas formas distintas, sendo que por um lado até alivia um pouco a tensão, pois sabemos que para nos desenvencilharmos do inimigo só podemos recorrer aquele movimento e não outro qualquer que pensemos mais adequado, por outro, é efetivamente redutor.

Daymare: 1994 Sandcastle foi claramente recolher inspiração aos títulos de terror e sobrevivência dos anos 90. As semelhanças com esses títulos, surgindo Resident Evil no topo da lista...

O mesmo cenário se verifica com o armamento ao dispor de Dalila Reyes. Mais uma vez, comparando com outros títulos, repletos de vastíssimos e poderosos arsenais, em Daymare: 1994 Sandcastle isso não se verifica, uma vez que apenas temos ao dispor uma pequena metralhadora, uma caçadeira e a grande atração, a Frost Grip. O armamento mais pesado, amiúde neste tipo de jogos, não está presente, desde as habituais granadas dos mais variados tipos ou mesmo armas de calibre superior. A Frost Grip é uma espécie de um spray de nitrogênio líquido, que tem como funções congelar inimigos ou determinadas zonas no mapa, de modo a cumprir objetivos. As munições são infinitas, no entanto o processo de recarga é lento, contudo existem espalhados pelo mapa, itens de recarga rápida, num claro convite à exploração dos cenários. Com essa arma, conseguimos não só congelar diretamente os opositores, como atirar projéteis para neutralizar um grupo de incautos à distância, mas temos que ter atenção e algum cuidado, uma vez que é um processo moroso e lento, o que pode originar momentos de tensão.

A Frost Grip é uma espécie de um spray de nitrogênio líquido, que tem como funções congelar inimigos...

Não existe uma grande variedade de hostis, normalmente são praticamente os mesmos, com similares movimentações e ataques, no entanto, de quando em vez, surgem uns inimigos mais fortes e intensos, com habilidades interessantes, como a capacidade de reanimar os cadáveres caídos no chão, o que faz do campo de batalha um cenário verdadeiramente tenebroso e horripilante. Daymare: 1994 Sandcastle não é efetivamente um jogo longo, chegando qualquer coisa como 10 horas, para o completar, sem grandes pressas.

Graficamente Daymare: 1994 Sandcastle possui efetivamente uma atmosfera sombria e taciturna, bem apanágio dos jogos de terror. Sendo o mais sincero possível, posso com toda a certeza afirmar que não são os melhores, pois existem outros títulos, obviamente, bastante mais competentes nessa vertente. Ainda assim, é necessário salientar o esforço do estúdio de desenvolvimento em tentar recriar da melhor forma os cenários, desde as instalações militares até mesmo os icónicos laboratórios de pesquisa, passando pelos assustadores e sombrios tuneis de acesso. A sonoplastia ajuda a aumentar a ainda mais tensão e dá um toque extra proporcionando aquele clima de terror necessário para perturbar ainda mais o jogador.

Daymare: 1994 Sandcastle possui efetivamente uma atmosfera sombria e taciturna, bem apanágio dos jogos de terror...

Resumindo, Daymare: 1994 Sandcastle é uma espécie de homenagem aos jogos de terror clássicos dos anos 90, com grande influência em Resident Evil, porém modernizado através de uma jogabilidade equilibrada, ainda que algo limitada.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments