JOGOS: Master Detective Archives: Rain Code| Análise

30.8.23

Mais uma vez estamos aqui na presença de um título exclusivo para a Nintendo Switch, desta vez o Master Detective Archives: Rain Code, um jogo de aventura, desenvolvido pela Too Kyo Games e publicado pela Spike Chunsoft.

Tal como referido acima, Master Detective Archives: Rain Code é um jogo de aventura, algo como uma mescla entre o mistério e um mundo de fantasia, onde o jogador assume o papel de Yuma, um jovem detetive, ainda em formação, que possui um estranho problema de amnésia. Entretanto, o protagonista encontra várias informações a seu respeito que o ligam à Nocturnal Detective Agency, onde deveria exercer as funções de estagiário de detetive. Inicialmente renitente e sem grande confiança nas suas capacidades, Yuna hesita, mas aos poucos e fruto do seu apurado sentido de justiça, decide ajudar quem necessita. Com o auxílio de Shinigami, um espírito apelidado de “Divindade da morte”, tentam resolver mistérios e incidentes, em Kanai Ward, uma cidade com um clima muito particular, uma vez que a chuva é permanente. Ambos partem em missões para desvendar os casos e para tal necessitam de percorrer os caminhos da taciturna cidade, em busca de recolher provas, testemunhos e sinais.

Master Detective Archives: Rain Code é composto por um total de seis capítulos e durante esse percurso, o jogador necessita de explorar Kanai World, de modo a progredir na trama. Na localidade existe sempre muita atividade, onde o jogador terá que interagir com personagens, objetos, completar tarefas e até missões secundárias (requests), ganhando Detective Points e Skill Points, de modo a aumentar a sua reputação e debloquear novas habilidades. Á medida que evoluímos e conseguimos aprofundar as investigações, somos transportados para o Mystery Labyrinth, um local perigoso e duvidoso, onde as regras da realidade não são aplicadas e onde existem inúmeras armadilhas e emboscadas, para impossibilitar que Yuna tenha sucesso na resolução do mistério.

...para impossibilitar que Yuna tenha sucesso na resolução do mistério.

Sinceramente, não faz parte do meu género de jogo favorito, porém os gostos não se discutem. Pessoalmente o que senti foi uma evolução da trama muito lenta, tornando as primeiras horas um pouco enfadonhas. No entanto, como se trata de um título onde a investigação é a chave principal, preparem-me para muitos momentos de leitura de documentos e muitas trocas de diálogos, uns com mais interesse do que outros. A narrativa é evidentemente o seu ponto mais forte, muito semelhante em tudo às series de animação televisivas bem conhecidas por todos. As personagens possuem um carisma muito próprio e são estruturalmente bem desenvolvidas, sendo impossível não criar laços, apesar de algum exagero, normal e habitual, sobretudo nos mangas.

Um dos aspetos que se destacou em Master Detective Archives: Rain Code foi sem dúvida Kanai Ward. Não é propriamente um enorme mundo aberto como acontece noutros títulos, mas é naturalmente um grande espaço para se explorar, quase sempre livremente. Nessa vertente, tenho que deixar uma palavra de apreço pelas missões secundárias, que apesar de facultativas, completam a experiência e prolongam a sua longevidade.

Um dos aspetos que se destacou em Master Detective Archives: Rain Code foi sem dúvida Kanai Ward

O melhor elogio que se pode fazer a Master Detective Archives: Rain Code sobre a sua vertente gráfica, é que não fica nada a perder paras a séries de animação televisivas. O aspeto visual é realmente aliciante, colorido, intenso, detalhado e vibrante. Tudo isto, confinado a hardware, que tal como vocês sabem, é atualmente limitado, o que faz subir de valor ao elogio. O título está verdadeiramente bem otimizado para a consola portátil da Nintendo e impressiona pela sua arte visual, sendo talvez o único senão a apontar, o elevado tempo de loading. Uma última menção para a sonoplastia, que cumpre os propósitos, sem deslumbrar, ainda que tivesse potencial para ser atingir outro nível. Por outro lado e ao contrário de outros títulos em que a Nintendo está a apostar no idioma português, desta vez este não está incluso neste título, o que é sempre de lamentar.

Master Detective Archives: Rain Code não irá agradar a todos, seguramente. Muito menos será um caso de amor à primeira vista. É direcionado para um publico alvo muito específico e concreto, o que o fará perder potenciais jogadores. Porém, no seu nicho de fãs, este poderá ser um bom título de investigação e resolução de mistérios.

O melhor elogio que se pode fazer a Master Detective Archives: Rain Code sobre a sua vertente gráfica, é que não fica nada a perder paras a séries de animação televisivas

Em suma, Master Detective Archives: Rain Code faz da narrativa a sua maior arma, introduzindo uma trama com muito para investigar e descobrir. Uma jogabilidade com um ritmo lento e enfadonho, sobretudo para os amantes da ação instantânea e desenfreada.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments