Pouco calóricos, leves e refrescantes, o melão e a melancia são muito apreciados no verão. Pelas suas características e aplicações, parecem “feitos à medida” dos dias mais quentes que estamos a viver.
EM PLENO VERÃO, com sol forte e temperaturas altas, há que pensar numa boa hidratação, à qual são particularmente sensíveis as nossas crianças e as pessoas com mais idade. E há formas muito agradáveis de ingerir água enriquecida com vitaminas, minerais, antioxidantes… Não, não se tratar da última bebida da moda, mas de frutos que a natureza nos oferece e que conseguem responder a essas carências do organismo. O melão e a melancia são dois exemplos perfeitos.
TANTO A MELANCIA COMO O MELÃO, como sabemos, podem ser comidos à fatia. Ajudam a matar a sede, a repor os sais minerais e são muito refrescantes. E pensando na BIMBY®, importa lembrar que também podem ser utilizados em gelados, sorvetes, sumos, granizados, tartes ou compotas. Mais, integram facilmente saladas de frutas e, na hora de servir, depois de retirada a polpa, até podem funcionar como recipiente. Se não tiver medo de aventurar-se por novos caminhos gastronómicos, pode tirar partido do seu sabor incorporando-os em diversos tipos de saladas ou como guarnição de carnes e peixes.
SE O MELÃO COM PRESUNTO se tornou um must, fique a saber que este é igualmente saboroso quando acompanhado de salmão fumado, groselhas e outros frutos silvestres. Já o melão com vinho do Porto parece ter caído um pouco em desuso, talvez porque, como argumentam os entendidos, nem o Porto ganha nem o melão sai favorecido. Quanto à melancia, adora amêndoas torradas, iogurte e queijos e até vai bem em gaspachos.
TOME NOTA TAMBÉM que as virtudes do melão não se esgotam à mesa. Se apanhou demasiado sol e a cor da sua pele parece fazer concorrência à polpa da melancia, experimente usar fatias de melão como cataplasma. Pode não ser uma alternativa muito prática, mas o alívio é imediato.
Vários tipos de melão e melancia |
PRAZER E SAÚDE DE MÃOS DADAS. Como já vimos, a melancia parece feita por encomenda para esta época do ano, já que tem 92 por cento de água, sendo particularmente leve e refrescante. Quanto a gorduras e proteínas, não tem quase nada, tal como hidratos de carbono. Ligeiramente diurética, fornece apenas 30 calorias por grama (até dá para abusar sem prejuízo de maior para a silhueta). Fornece betacarotenos em teores interessantes, o que lhe confere um crater antioxidante e ajuda ao bronzeado. Tem ainda vitamina C, algumas vitaminas do grupo B e poucos minerais. O valor nutricional do melão é semelhante ao da melancia. As variedades mais alaranjadas, como o de cantalupe, são boas fornecedoras de carotenos. É mais rico em potássio do que a melancia e, ao contrário desta, contém fibras, ainda que em teores reduzidos, mas com a vantagem de se digerirem facilmente. Isto torna-o adequado para crianças ou pessoas com intestinos mais sensíveis.
ESCOLHER OS MAIS SABOROSOS. O melão e melancia não se revelam facilmente. Por isso, a escolha de um bom exemplar pode resultar num fracasso completo. Como não há receitas mágicas, deixamos-lhes algumas sugestões para que observe bem o que vai comprar:
MELÃO – Avaliar o peso em relação ao tamanho. Se for pesado, significa que esteve convenientemente exposto ao sol e que o solo era apropriado, permitindo um bom desenvolvimento de açúcares. Evite manchas na casca, bolores ou sinais de estar um pouco amolecido. Mas o melhor é mesmo confiar no seu nariz. Cheire o melão, na parte oposta ao pedúnculo (a parte que estava em contacto com o caule) e confie no seu instinto!
MELANCIA – É difícil avaliar o grau de maturação adequado, mas se a comprar inteira, escolha-a pesada em relação ao tamanho. Deve apresentar também uma casca brilhante. Procure na casca uma zona mais clara, amarelada, que estava em contato com o solo enquanto a fruta amadurecia. Se não a encontrar, talvez a melancia tenha sido colhida antes do tempo.
Fonte: revista BIMBY® agosto 2012
0 comments