Desta vez, estamos aqui para escrever algumas palavras sobre Horizon Zero Dawn Remastered, relançado para a consola PlayStation 5, anos depois do lançamento original do Horizon Zero Dawn, datado de 2017 e sendo um exclusivo da PlayStation 4.
Antes propriamente de avançar para o artigo de opinião sobre o jogo, necessito de mencionar algo que já escrevi em análises no passado e até correndo o risco de me repetir e tonar monótono, contudo tenho mesmo que o fazer. Escusado será dizer, que vivemos uma era onde a vertente financeira se sobrepõe a (quase) tudo. Todavia, existem questões que deveriam ser ponderadas (e acredito que foram) antes de se tomar certas e determinadas decisões. Trançando um paralelismo com o universo dos videojogos, uma forma que os estúdios de desenvolvimento encontraram de aumentar receitas é recorrer a remasters, remakes ou reboots (e poderia continuar a lista de palavras) de títulos que marcaram uma temporada ou clássicos que foram importantes para o desenvolvimento da indústria e que “merecem” ser (re)jogados em plataformas que os podem elevar a um patamar totalmente diferente.
Acontece que, na minha opinião, Horizon Zero Dawn na sua versão original para PS4 já é um excelente jogo e (novamente na minha opinião) não exigia nenhum melhoramento, gráfico ou de jogabilidade. Compreendo que a intenção fosse nivelar com aquilo que Horizon Forbidden West conseguiu proporcionar, mais recentemente e já diretamente na PlayStation 5, cujo artigo de opinião pode ser consultado aqui. Por outro lado, essa questão foi algo que também se verificou em outros títulos da Sony, como por exemplo, The Last of Us, Uncharted: Legacy of Thieves ou até mesmo, Until Dawn. Porém, em todos esses jogos, pelo menos o espaço temporal, desde os lançamentos dos originais, justificava (em parte) uma modernização, algo que mais uma vez refiro, não era (de todo) fundamental no Horizon Zero Dawn.
No entanto, Horizon Zero Dawn Remastered pode ser uma excelente opção essencialmente para quem nunca passou por esta experiência (uma história incrível da personagem Aloy), até porque é um excelente jogo e incluí a agradável expansão Frozen Wilds, podendo ser considerada como a versão definitiva do jogo, assente num grafismo do melhor que já se viu nesta plataforma.
Horizon Zero Dawn Remastered pode ser uma excelente opção essencialmente para quem nunca passou por esta experiência (uma história incrível da personagem Aloy)... |
Ao contrário dos meus artigos de opinião sobre novos títulos, desta vez a minha análise não vai seguir aqueles parâmetros habituais, como a Narrativa, Jogabilidade, Longevidade e Grafismo e Sonoplastia. Vou direcionar as minhas palavras apenas para as grandes alterações, que são sobretudo gráficas.
Apesar de uma melhoria geral no
plano gráfico, algo que se destaca de imediato é a folhagem e vegetação presente
nos diferentes locais e civilizações perdidas no universo de Horizon. O incremento
de qualidade já foi verificado na passagem do Horizon Zero Dawn para
o Horizon Forbidden West, contudo esse desígnio ainda é mais
vincado nesta versão, onde as melhorias são significativas na qualidade visual.
Segundo relatos de elementos da equipa de desenvolvimento, as texturas, as
sombras e a própria física das folhas, plantas, flores, árvores e arbustos,
foram todas atualizadas para o nível superior e de eleição. Os biomas díspares
que vão sendo encontrados ao longo da aventura, também foram igualmente
revistos, aparecendo agora com maior densidade e biodiversidade, muito graças às
capacidades tecnologias existentes na PlayStation 5 que permite atingir níveis que não eram possíveis na sua antecessora.
Apesar de uma melhoria geral no plano gráfico, algo que se destaca de imediato é a folhagem e vegetação presente nos diferentes locais... |
Sendo muito sincero, quem tiver a possibilidade de chegar a resoluções 4K com HDR, irá certamente ficar siderado com os visuais. O vasto mundo de Horizon Zero Dawn Remastered está realmente (ainda) mais incrível e é um autêntico regalo para os olhos dos jogadores viajar entre locais tão diferentes entre sim, mas simultaneamente tão deslumbrantes. As montanhas geladas, os desertos áridos e a selvas densas, estão como nunca, resultando numa experiência visual inacreditável e quase sem paralelo. O jogador pode optar por vários modos gráficos, otimizando a experiência para a forma que melhor satisfazer os seus desejos. Para ser mais preciso e concreto, o jogador pode optar pelo Modo de qualidade a 4K/30 fps, Modo de desempenho 4K/60 fps e Modo equilibrado 4K/40 fps.
Noutro plano, as capacidades do DualSense permitem vivenciar a aventura de uma forma mais perto da realidade, isto porque o Horizon Zero Dawn Remastered potencia as funcionalidades do periférico, como poucos jogos o fazem. Para se ter uma ideia sucinta, através dos gatilhos adaptativos é possível “quase” sentir o puxar do fio do arco da Aloy ou sentir as vibrações da passadas pesadas das máquinas de maior porte, fruto do feedback háptico. Não é propriamente uma novidade, contudo, eleva a qualidade da experiência e torna realmente a aventura mais imersiva para o jogador.
O vasto mundo de Horizon Zero Dawn Remastered está realmente (ainda) mais incrível... |
Outra evolução é a sonoplastia que agora através dos efeitos áudios espaciais do Tempest 3D AudioTech está mais apurada e afinada do que nunca. Aconselho a utilizar um bom headset, se possível os Auscultadores sem fios com microfone PULSE Elite ou os Auriculares sem fios Sony INZONE ou qualquer outro de gama similar, pois só assim é possível disfrutar de uma sonoridade de eleição, incluindo detalhes impressionantes como os inimigos a aproximarem-se de determinado local ou identificar com clareza os sons emitidos pelas tenebrosas máquinas.
Por fim, tenho que deixar registado a minha opinião sobre o preço praticado. Horizon Zero Dawn Remastered está a ser comercializado a troco de €49,99. Pessoalmente, considero algo exagerado, pelos motivos já mencionados um pouco mais acima. Ainda assim, existem diversas opções a ter em conta, sobretudo para aqueles que já possuem a versão disponibilizada originalmente em 2017 e pretende vivenciar esta experiência de forma modernizada. Segundo informações oficiais da própria marca, os atuais proprietários de Horizon Zero Dawn (PS4, PC) e/ou Horizon Zero Dawn Complete Edition (PS4, PS5, PC) podem atualizar para a versão digital de Horizon Zero Dawn Remastered por 9,99 dólares (+/- €10) na consola PlayStation 5 e no PC (via Steam ou Epic Game Store). Os proprietários do disco (edição física) do jogo Horizon Zero Dawn para PS4 podem aceder a esta oferta inserindo o disco do jogo na sua consola PS5 (e terão de manter o disco inserido sempre que jogarem o jogo). Os proprietários de discos de jogos PS4 que comprem a consola PS5 Digital Edition sem disco não poderão aceder à oferta de atualização.
Ainda assim, existem diversas opções a ter em conta, sobretudo para aqueles que já possuem a versão disponibilizada originalmente em 2017... |
CONCLUSÃO
Horizon Zero Dawn Remastered é uma compra essencial para aqueles vão dar os primeiros passos a comandar os destinos de Aloy nesta magnífica aventura, uma vez que é a melhor e mais completa edição do jogo. Para os restantes, ou seja, aqueles que já conhecem a história ou já o jogaram na plataforma anterior, sinceramente, as modernizações introduzidas não justificam a totalidade do investimento.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments