O mais recente título a chegar às nossas mãos foi o entusiasmante LEGO Horizon Adventures, na sua versão de PlayStation 5, contudo o jogo foi igualmente disponibilizado no mercado para as plataformas PC e Nintendo Switch.
Este título surgiu de uma junção de dois universos incríveis, o LEGO que ano após ano nos vai oferecendo momentos de grande diversão, não só nos videojogos, mas sobretudo nos sets de construção, e o mundo fantástico e vibrante de Horizon, que como a grande maioria dos jogadores sabe, proporcionou enormes aventuras como Horizon Zero Dawn, Horizon Forbidden West e Horizon Call of the Mountain, talvez o menos conhecido uma vez que lançado apenas para os PlayStation VR2.
LEGO Horizon Adventures é um jogo de ação e aventura, desenvolvido através de uma colaboração entre a Guerrilla Games e Studio Gobo, com supervisão do The Lego Group, e publicado pela própria Sony Interactive Entertainment e é spin-off da série Horizon, sendo que o jogo reinterpreta os eventos ocorridos no Horizon Zero Dawn num ambiente com a temática LEGO.
NARRATIVA
Em termos de trama, os responsáveis pelo desenvolvimento optaram por recontar a história presente no Horizon Zero Dawn, mas de uma forma mais contida, alegre e claramente familiar, pelas razões obviamente conhecidas, uma vez que o universo LEGO assim o obriga, até porque a faixa etária dos seus maiores amantes é claramente jovem, apesar de cada vez mais existirem pessoas mais experientes que se divertem com os produtos da marca LEGO.
LEGO Horizon Adventures colocou menos enfâse nas questões apocalípticas e de extermínio da humanidade, para passar mensagens importantes sobre a preservação do ambiente, sobre a fauna e flora, e sobretudo nas vivências de Aloy com familiares e amigos, sem nunca descurar o humor característicos dos inúmeros títulos da LEGO.
No fundo, é a narrativa originária de Horizon Zero Dawn, sem a elevada carga emocional e adulta, tocando nos mesmos assuntos, mas de uma forma mais leviana e adequada ao público alvo. Ainda assim, aqueles que jogaram o título original, certamente vão experienciar sentimentos de nostalgia e de alguma saudade. Pessoalmente, depois terminar a aventura nos blocos da LEGO fiquei com vontade de jogar Horizon Zero Dawn (e até o Horizon Forbidden West), novamente, pela terceira vez!
...narrativa originária
de Horizon Zero Dawn, sem a elevada carga emocional e adulta,
tocando nos mesmos assuntos, mas de uma forma mais leviana e adequada ao
público alvo.
JOGABILIDADE
No que concerne à jogabilidade, LEGO Horizon Adventures adota a mesma fórmula de sucesso utilizada, de forma recorrente, em todos os títulos com a chancela LEGO. Algumas críticas apontam o fator repetibilidade como o principal obstáculo para o jogo atingir mais público, especialmente aqueles que não são propriamente os maiores fãs de LEGO. Sinceramente, percebo claramente as origens das críticas, pois a frequência de lançamentos de títulos com a marca LEGO é tão elevada (no passado recente era mais elevada), que sempre que surge um novo jogo, de imediato o nosso subconsciente pensa em algo como “Oh, não mais do mesmo!”.
Todavia, não quero dizer com estas palavra que a jogabilidade não é fantástica, pois estaria a mentir, apenas refiro que é bastante idêntica aos títulos antecessores, introduzindo, aqui e ali, circunstâncias modificações e ligeiras inovações.
Centrando atenções propriamente na jogabilidade do LEGO Horizon Adventures, podem esperar o habitual nestes jogos, ou seja, quebra-cabeças para resolver, muitos (muitos mesmo) objetos para destruir, colecionáveis para encontrar e recolher, objetivos simplistas para cumprir, outros nem tanto e, algo que todos nós (os verdadeiros fãs) esperávamos, máquinas gigantes construídas em LEGO, para enfrentar e combater.
E o mais incrível, é que toda a jogabilidade fluí de uma forma extremamente assertiva e responsiva, assente em pilares bem simples, práticos e direcionados a todas as idades. Por isso, jovens ou adultos inexperientes nestas andanças, conseguirão rapidamente perceber as mecânicas intuitivas e necessárias para serem bem-sucedidos nos seus objetivos.
Um pequeno senão, apesar de compreender que era impossível replicar neste título todas as armas e equipamentos que Aloy dispõe no Horizon Zero Dawn, fiquei com um ligeiro amargo de boca, quando constatei que apenas o arco e flecha (com uma ou outra variante) estariam disponíveis, sentindo falta de outros itens icónicos da série, mas isto já é o meu espírito exigente e rigoroso que está a “escrever” estas palavras!
...a jogabilidade
fluí de uma forma extremamente assertiva e responsiva, assente em pilares bem
simples, práticos e direcionados a todas as idades.
LONGEVIDADE
Correndo o risco de me repetir, em LEGO Horizon Adventures, tal como ocorre nos outros títulos da LEGO, existe sempre muito que “fazer”. Se nos cingirmos apenas às missões principais, qualquer coisa como 10 horas é mais do que suficiente, contudo uma experiência LEGO é muito mais do que apenas isso. Se optarmos por um sentido ”completicionista”, precisaremos de despender mais tempo, uma vez que alguns colecionáveis são bastante intricados e obrigam a uma ginástica e destreza mais exigente.
Por outro lado, como todos sabem, qualquer jogo da LEGO é sinónimo de diversão, por isso, mesmo que nos afastemos durante largos períodos de tempo sem os jogar, existem sempre muitas razões para voltar a comandar os destinos de uma qualquer personagem transplantada para os mundialmente famosos blocos de LEGO. A título pessoal, antes de embarcar para um jogo mais complexo e demorado, gosto de intercalar com momentos céleres e divertidos a jogar uma qualquer aventura da LEGO ou em alternativa, passar bons momentos com o jogador mais novo! LEGO é LEGO, nunca é demais!
Se nos cingirmos apenas às
missões principais, qualquer coisa como 10 horas é mais do que suficiente,
contudo uma experiência LEGO é muito mais do que apenas isso.
GRAFISMO E SONOPLASTIA
A nível gráfico LEGO Horizon Adventures supera os padrões, que sempre se encontram em patamares elevados nos títulos da LEGO, com cenários e universos repletos de cores vibrantes, garridas e intensas, com muita coisa a acontecer em simultâneo. Os responsáveis pelo desenvolvimento conseguiram, efetivamente, criar uma experiência de eleição em termos visuais, tornando o fantástico mundo de Aloy em algo fenomenal, através dos pequenos blocos da LEGO. Uma palavra muito especial para as máquinas inimigas, que realmente estão com um nível bastante elevado e fielmente recriadas.
Depois de várias horas de jogo, percebe-se facilmente que LEGO Horizon Adventures se encontra muito bem otimizado. O estúdio de desenvolvimento recorreu ao poderoso motor Unreal Engine 5 e fez usufruto das muitas capacidades da consola PlayStation 5, aliás, o jogo possuí dois modos distintos, o modo fidelidade a 30fps e o modo desempenho 60fps. Até à data deste artigo de opinião, ainda não tinha sido disponibilizado qualquer patch de otimização gráfica para a PlayStation Pro.
Um detalhe que acrescenta classe e carisma, é o regresso da maior parte dos atores que emprestaram a voz ás personagens principais do título original Horizon Zero Dawn e até mesmo de Horizon Forbidden West, contribuindo decisivamente para elevar a experiência de LEGO Horizon Adventures. Isto inclui Ashly Burch como Aloy, JB Blanc como Rost, John Macmillan como Varl e John Hopkins como Erend.
A nível gráfico LEGO
Horizon Adventures supera os padrões, que sempre se encontram em
patamares elevados nos títulos da LEGO...
CONCLUSÃO
LEGO Horizon Adventures é um título bastante especial, sobretudo para quem ficou fascinado com os jogos Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West. Pode ser encarado como um regresso ao universo fantástico de Aloy, ainda que de uma forma totalmente díspar, obviamente baseado nos blocos da LEGO, despertando incríveis sentimentos de nostalgia. Não é uma recriação pura da aventura e nem substitui a “obrigação” de terem que jogar o título original (ou voltar a jogar), contudo é um refrescamento divertido.
LEGO Horizon Adventures é uma divertida adaptação do fantástico jogo Horizon Zero Dawn, mas agora no incrível mundo da LEGO, que anos após ano, nos vai proporcionando incríveis experiências.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments