TECNOLOGIA: Nova versão do Rufus permite instalar Windows 11 ultrapassando as questões do TPM e tipo de processador

16.3.22

No seguimento dos artigos tecnologia, hoje deixo aqui uma importante dica sobretudo para aqueles que pretendem instalar o mais recente sistema operativo da Microsoft, o Windows 11.

Para aqueles que não estão tão por dentro das tecnologias, a Microsoft no Windows 11, decidiu que os computadores sem o TPM 2.0 (Trusted Platfom Module) e com processadores da intel de 7ª geração e inferiores (ou equivalentes da AMD), não pudessem instalar o sistema operativo. Esta situação originava que muitos equipamentos, com hardware perfeitamente capaz de suportar o sistema operativo, ficassem postos de lado.

Uma forma de ultrapassar essa situação é recorrer ao software RUFUS, que através da sua versão mais recente, já permite criar uma pen USB com o sistema operativo, ultrapassando a questão da verificação do TMP 2.0 e do CPU.

Antes de iniciar o processo, necessitamos de ter preparado antecipadamente alguns aspetos, como por exemplo, ter uma pen com alguma capacidade, possuir a imagem (iso) do sistema operativo e descarregar o software RUFUS, que permite efetuar a preparação da pen.

Para tal devemos efetuar os seguintes passos:

1-Colocar a Pen em qualquer porta USB do computador e executar o programa RUFUS;

2-Clicar em “SELECIONAR” e escolher o ficheiro ISO do sistema operativo;

3-Selecionar as opções indicadas na imagem, nomeadamente “Extended Windows 11 Installation (no TPM / no Secure Boot);

4-Clicar em “INICIAR” e na nova janela, clicar em “OK”;

5-Aguardar que o processo termine.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou sugestão podem e devem entrar em contato comigo através dos contatos indicados no Blog ou através dos comentários ou através das diversas redes sociais.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments