Numa altura recheada de novidades, eis que chega mais uma, desta vez um curioso jogo chamado OlliOlli World, desenvolvido pelos estúdios britânicos Roll7 e publicado pela Private Division.
Para os mais desatentos ou menos conotados com o título, OlliOlli World é nada mais nada menos que um jogo de skate, mas em plataformas 2D, side-scrolling. Curioso, no mínimo. Mas para dar mais vida a um trivial jogo de manobras, o estúdio de desenvolvimento incluiu uma narrativa extremamente bem-disposta e descomplexada, garantindo alguns momentos de diversão.
A ação desenrola-se na cidade de Radlandia, um local paradísico para os amantes e praticantes dessa modalidade desportiva, onde imperam as acrobacias mais variadas e onde todos parecem conviver da melhor forma com o que advém dessa situação. Aliás, os mais qualificados na arte de bem patinar são idolatrados por todos habitantes, sendo autênticos heróis aos olhos dos outros. De uma forma sucinta, o jogador, depois de personalizar a gosto a sua personagem, embarca numa demanda ao longo de cinco áreas, todos elas com o seu principal skater, com o intuito de garantir o acesso ao evento máximo, o Skateboard Wizard.
O restante é o normal neste tipo de titulo, ou seja, o jogador tem que efetuar manobras, quanto mais ariscadas e melhor executadas, maior a pontuação. Obviamente que os combos de movimentos são melhor pontuados, por isso, sempre que possível, o jogador pode e deve arriscar, mas cuidado, muito cuidado com as quedas!
A jogabilidade é bastante simples e apesar de possuir uma curva de aprendizagem ligeiramente acentuada, uma vez que os movimentos que a personagem pode executar são tantos, que existe a possibilidade de nos perdemos, porém, nada de alarmante. Convêm referir que os comandos são extremamente responsivos e respondem assertivamente a qualquer movimento, com precisões de assinalar, porém determinadas zonas do percurso, onde a dificuldade é elevada e aliada à velocidade de locomoção, qualquer pressionar de botão no segundo errado pode ser o fim da nossa aventura, tendo que reiniciar no checkpoint mais perto.
Exaustivo mesmo é o modo de personalização e caracterização do nosso skater, uma vez que é deveras vasto. Ainda para mais e aumentando um pouco a longevidade do título, assim que vamos superando os objetivos, vão sendo desbloqueadas novas skins e objetos decorativos, por isso, os aficionados da personalização, certamente irão dispensar inúmeras horas nesse desígnio.
O grafismo assume uma importância particular, uma vez que parece saído de uma autêntica banda desenhada, desenhada à mão. O uso e abuso de tons garridos e vibrantes são uma norma do inicio ao fim da aventura, traduzindo-se em pistas com uma estética de assinalar e paisagens repletas de minuciosos detalhes. A nível sonoro, nada de muito inovador, mas complementa positivamente a experiência. Pela negativa, destaco a não existência da linguagem portuguesa, nem tão pouco a variante portuguesa do Brasil, nos menus e informações do jogo e já nem refiro a dobragem do jogo para esse idioma, sendo realmente desapontante e talvez incompreensível nos tempos que correm, uma vez que os custos nem são de todo elevados.
Resumindo, OlliOlli World é uma experiência curiosa e satisfatória, especialmente para os apaixonados pelo universo do skate. O nível gráfico aliado a uma jogabilidade desafiante, mas ao mesmo tempo apelativa, fazem do título uma lufada de ar fresco no seu segmento, garantindo momentos de prazer e boa disposição.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.
0 comments