FM2022: THE POOR NEXT-DOOR NEIGHBOUR CHALLENGE| #01 - EVERTON

1.2.22

No seguimento dos meus projetos e saves de Football Manager, hoje início uma nova aventura, desta vez no Football Manager 2022.

Mais uma vez, aproveitando as inspiradoras ideias do site FMBLOG, o desafio passa por igualar o sucesso de um clube rival, pertencente à mesma cidade. Algumas dessas cidades são conhecidas por ter um único clube emblemático e vencedor, que atrai a paixão de grande parte da população, ficando o segundo ou terceiro emblema, sem o mesmo grau de sucesso, a viver na sombra dos seus vizinhos famosos e conquistadores.

A ideia passa por assumir o clube que obteve menos sucesso nos últimos anos, comandar os seus destinos ao longo de cinco temporadas e no final contabilizar o número de troféus conquistados por ambos, na tentativa de conseguir superá-los em êxitos.

A primeira Liga selecionada é a Premier League e os clubes rivais escolhidos são o Everton e o Liverpool, obviamente tendo como árdua tarefa devolver os Toffees à conquista de troféus e jogar o sempre intenso e apaixonante Merseyside derby.

#01 - EVERTON

As táticas escolhidas para encarar as cinco temporadas foram as presentes nas imagens abaixo, obviamente sofrendo alguns ajustes com o desenrolar de cada partida, ainda assim, a ideia passa por cimentar bem estes sistemas de jogo.

 

A temporada arrancou com a normal verificação de quem cumpria os requisitos para ficar no plantel e apesar de competitiva e exigente Premier League, optamos por não efetuar qualquer aquisição.

No plano inverso, deixaram o clube e apenas no mercado de janeiro alguns jogadores, sendo o maior destaque Cenk Tosun o avançado turco, com pouco espaço na equipa, que se transferiu para os ingleses do Norwich por €2,5 milhões de euros.

A nível desportivo e como é habitual nas equipas orientadas por mim, o treinador-adjunto é que toma conta da equipa na pré-época, mas sempre utilizando as táticas delineadas inicialmente. No início da temporada a ideia passava por realizar uma Premier League tranquila, a olhar para os lugares cimeiros e eventualmente tentar terminar num lugar de acesso às competições europeias, porém sempre sabendo da exigência da competição, sempre muito complicada e recheada de equipas com muita qualidade. Acabamos por terminar num fantástico 4º lugar, com direito a participar na próxima edição da Liga dos Campeões, situação que não esperava de todo. Concluímos a competição em igualdade pontual com o 3º classificado, Man City e com as mesmas derrotas (6) que o campeão Liverpool, o nosso rival. Realmente fizemos uma primeira parte da temporada incrível, onde em 17 jogos apenas perdemos 1, frente ao Leeds United por 3-4, destacando-se as vitórias robustas no terreno do Chelsea (0-4) e em casa ao Man City (4-0). A título de curiosidade, vencemos ambos os Merseyside derby’s pelo mesmo resultado, 1-0

Sendo assim, 1 PONTO para o Liverpool por conquistar a Premier League

Na FA Cup ou Taça de Inglaterra, tal como no campeonato, tivemos uma prestação de eleição, acabando mesmo por erguer o troféu, batendo na final o colosso Man City por 2-1 com Richarlison a vestir a capa de herói, marcando o golo da vitória ao minuto 89. Até ao último jogo, defrontamos e vencemos o Bolton, Ipswich, Brighton, Leicester e Crystal Palace.

Sendo assim, 1 PONTO para o Everton por conquistar a FA Cup

Na EFL Cup ou Taça da Liga, mais uma caminhada digna de registo, mas desta vez sem direito a troféu, sendo eliminados nas meias-finais, pelo Chelsea, no conjunto das duas mãos. Até essa altura eliminamos, Peterborough, Portsmouth, Salford e Leeds.

O Liverpool foi eliminado na Terceira Eliminatória e por isso, nesta prova ninguém conquistou pontos.

Nas restantes competições, o nosso rival conquistou ainda a Liga dos Campeões, somando mais 1 PONTO.

Posto isto, a classificação geral ficou assim ordenada:

EVERTON = 1

LIVERPOOL = 2

Foi uma temporada fantástica, recheada de bons momentos e incluindo até uma conquista, porém o adversário tem uma equipa de outro nível e conseguiu erguer dois troféus, logo os mais importantes, a Premier League e a Liga dos Campeões, colocando-se em vantagem nesta competição interna entre os rivais da cidade de Liverpool.

Portanto, tal como referido inicialmente, no próximo artigo avançamos para a segunda temporada a comandar os destinos do Everton e veremos que novos jogadores chegaram ao clube, quem saiu, que troféus foram conquistados ou não e o que fez o rival.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments