JOGOS: EA Sports FC 25 | Análise

4.10.24

Numa altura em que os lançamentos sazonais começam a ser disponibilizados, eis que chegou à nossa redação um dos mais aguardados anualmente, senão o mais ansiado (porque sou completamente apaixonado pelo maior desporto do mundo, o Futebol), o EA Sports FC 25.

Nesta altura, já todos sabem o que aconteceu a uma das franquias mais longas e famosas do universo dos videojogos, contudo para aqueles que não estão muito familiarizados com os acontecimentos, EA Sports FC 25 é apenas o segundo título da série EA Sports FC, (o primeiro foi o EA Sports FC 24) todavia é o 32º jogo desenvolvido pela EA Sports, que eram sobejamente conhecidos por FIFA.

Desenvolvido pelos estúdios EA Vancouver e EA Romania e publicado mundialmente pela EA SportsEA Sports FC 25 é o simulador de futebol dominante, mais uma vez sem concorrência e lidera a seu belo prazer, a tabela classificativa dos títulos de futebol. Ainda assim, os lançamentos sazonais são sempre encarados com um misto de emoções, ou seja, se por um lado estamos sedentos de receber novidades, nem sempre tão apelativas e vincadas, por outro lado, abandonar o antecessor, que tantas horas nos fez despender, pode ser realmente um pouco penoso. Será que EA Sports FC 25 pode ser encarado como “mais do mesmo” ou irá introduzir algo que nos irá cativar e incentivar a jogar o futebol virtual?

EA Sports FC 25 continua o seu trabalho de evolutivo e este ano proporciona a todos os jogadores uma incrível panóplia de licenças oficiais. Atualmente o título detêm os direitos de aproximadamente 38 ligas de futebol (33 masculinas e 5 femininas), o que se traduz em mais de 700 clubes. Contudo, nestas situações existem sempre alguns que deixam de estar licenciados, passando a estar outros, sendo que mais uma vez, isso se verifica na versão deste ano. O natural destaque vai para a ausência de clubes como o AC Milan ou o Internazionale. Em sentido inverso, Napoli e Roma regressam e clubes como Qarabag FK e Olympiacos FC chegam finalmente ao EA Sports FC 25. O mesmo aconteceu ao nível das seleções nacionais, quer femininas ou masculinas, entrando algumas e saindo outras, o que acaba por ser já uma questão perfeitamente habitual, mas simultaneamente lamentável.

Ainda no campo do licenciamento, EA Sports FC 25 teve um aumento considerável e significativo de estádios, contando agora (segundo dados informativos da equipa de desenvolvimento) com mais de 120 estádios replicados de uma forma incrivelmente fidedigna. Falando concretamente do futebol português, EA Sports FC 25 contêm agora um total de três estádios, uma vez que o Estádio José de Alvalade foi adicionado nesta versão, juntando-se ao já existentes Estádio do Dragão e Estádio da Luz. Nessa vertente (Estádios presentes) é realmente impressionante o conteúdo disponível, tendo sido remodelados e melhorados alguns estádios já existentes em versões anteriores, enquanto outros foram adicionados pela primeira vez, destacando o mítico De Kuip do Feyenoord e o incrível Mâs Monumental do River Plate.

Para concluir este segmento relativo às licenças, tenho que referir que as principais competições europeias e mundiais estão devidamente licenciadas, incluindo o novo formato da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. A nível nacional, dezenas de países com as Ligas devidamente licenciadas, alguns incluindo as segundas divisões. No futebol feminino, 5 Ligas totalmente oficiais, destacando a presença da equipa do SL Benfica a única equipa portuguesa presente no EA Sports FC 25.

No que concerne às novidades propriamente ditas, tenho que mencionar o novo modo de jogo Rush, que no fundo são desafios de 5 jogadores contro outros 5, mas com algumas características díspares do futebol que estamos habituados. Desde logo, os campos de menores dimensões obrigando a pensar e a executar mais rápido, ausência de cartões vermelhos que foram substituídos por azuis que suspendem temporariamente os intervenientes, as grandes penalidades que agora são uma espécie de confronto entre o marcador e o guarda-redes do género 1X1, ou seja, não é obrigatório chutar de imediato, podendo levar a bola para fintar o guarda-redes. Estes são apenas alguns exemplos, de uma série de mudanças introduzidas para agradar a mais público, sobretudo aquele que pretende um desafio casual, divertido e fora do tradicional jogo de futebol. É interessante e cativante o suficiente? Era a mudança de rumo que a série necessitava? Esse modo novo vai fazer vender jogos sazonais? Sinceramente, acho que não, mas é uma adição simpática, muito ao estilo que o modo Volta (que já não existe no EA Sports FC 25) tentou introduzir à uns títulos atrás.

...tenho que mencionar o novo modo de jogo Rush, que no fundo são desafios de 5 jogadores contro outros 5, mas com algumas características díspares...

Um nova mecânica/ferramenta que os jogadores dispõem agora é o novo sistema FC IQ, que permite a quem está a jogar, alterar de uma forma dinâmica e rápida questões do sistema tático. Se estão relembrados, isso já ocorria nos títulos anteriores, onde podíamos mudar rapidamente para um sistema mais ofensivo, mais defensivo ou simplesmente diferente. Atualmente, no EA Sports FC 25 existem muitas mais opções especificas, quer a nível tático, como de cariz individual, tudo em tempo real. Pessoalmente, penso que é positivo, porém na realidade, considero que são demasiadas interações e até algo complexas, para serem realizadas enquanto estamos em pleno relvado e concentrados no que se está a passar dentro das quatro linhas.

Um nova mecânica/ferramenta que os jogadores dispõem agora é o novo sistema FC IQ, que permite a quem está a jogar, alterar de uma forma dinâmica e rápida questões do sistema tático.

Contudo, EA Sports FC 25 é realmente um título muito completo e com bastante conteúdo. Todos os modos que contribuíram para engrandecer o nome do título ainda continuam presentes e de boa saúde. É impossível não deixar de referir dois deles, que a mim em particular me dizem muito, o Football Ultimate Team e Modo Carreira (que este ano incluí o futebol feminino). Não existem grandes alterações ou mudanças significativas que mereçam ser enfatizadas no EA Sports FC 25, porém aquelas renovações cosméticas ou decorativas dos menus, dos packs, das animações, no fundo, aquela roupagem nova amiúde nos jogos sazonais, também está, obviamente, presente.

...Modo Carreira (que este ano incluí o futebol feminino)

Em EA Sports FC 25, é um pouco redutor recorrer aos habituais componentes que utilizo para os meus artigos de opinião/análises. A história ou narrativa está completamente ausente (por acaso, alguns títulos anteriores tinham o modo campanha particularmente interessante), a longevidade é tremendamente relativa, dependendo muito da vontade do jogador porque modos de jogo abundam e são para todos os gostos, podendo despender milhares de horas ou apenas jogar aquela partida rápida para “matar” o bichinho do vício. A jogabilidade já atingiu patamares que é intrincado introduzir mecânicas inovadores. Sendo assim, resta escrever algumas parcas palavras sobre o grafismo, que está cada vez mais perto do realismo, com jogadores a roçar a perfeição, que na fisionomia, como na movimentação.

São cada vez mais atletas, nomeadamente as estrelas mundiais atuais, assim como as do passado, que aparecem fielmente recriadas numa partida de futebol. É sem dúvida o pináculo de um grafismo de eleição. A complementar essa situação, os estádios merecem uma menção muito honrosa, uma vez que estão a ser atingidos níveis completamente surreais, com detalhes inacreditáveis e que tornam uma simples partida de futebol virtual uma experiência de excelência.

...o grafismo, que está cada vez mais perto do realismo, com jogadores a roçar a perfeição...

CONCLUSÃO

EA Sports FC 25 é o melhor simulador de futebol atual, até porque não têm concorrência à altura, contudo os lançamentos sazonais levantam sempre alguma discussão, sobretudo pelas poucas modificações introduzidas. Nível de detalhe cada vez maior, contudo a guerra das licenças prejudica um pouco a experiência global.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

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