JOGOS: Nintendo World Championships: NES Edition | Análise

1.8.24

Tivemos acesso a mais um título, desta vez o inabitual e inusitado Nintendo World Championships NES Edition, um exclusivo da Nintendo Switch que coloca (bastante) à prova as capacidades do jogador.

Desenvolvido pela Nintendo EPD e publicado pela própria Nintendo, Nintendo World Championships NES Edition é basicamente uma coletânea de desafios de vários jogos clássicos da era da NES, que deverão ser cumpridos o mais rapidamente possível pelos jogadores. Cada que vez que um objetivo é superado, são atribuídas notas especificas e os jogadores recebem moedas para desbloquear novos desafios. Apesar de não ser uma total novidade, no minimio, é um título incomum!

NARRATIVA

Como é facilmente percebível, Nintendo World Championships NES Edition não possui propriamente uma história ou narrativa, aliás nem poderia ter, uma vez que o título é uma miscelânea de desafios pertencentes a 13 títulos clássicos da NES, mais concretamente Super Mario Bros., The Legendo of Zelda, Metroid, Donkey Kong, Kid Icarus, Super Mario Bros. 2, Excitebike, Ice Climber, Balloon fight, Super Mario Bros. 3, Zelda II – The Adventure os Link, Super Mario Bros. The Lost Levels e Kirky’s Adventure.

Especificamente, não há existe nenhum jogo completo da lista indicada, por isso por isso fica aqui um alerta para aqueles que possam pensar que Nintendo World Championships NES Edition contêm a totalidade dos jogos mencionados. O que o título apenas disponibiliza pequenas fases desses jogos, reconfigurados em desafios para serem superados pelos jogadores.

O que o título apenas disponibiliza pequenas fases desses jogos, reconfigurados em desafios para serem superados pelos jogadores.

JOGABILIDADE

O lema do Nintendo World Championships NES Edition diz muito sobre a jogabilidade, “JOGA COMO SE FOSSE 1990!”, ou seja, tudo bem simples. Tal como a narrativa, é complicado avaliar a jogabilidade do jogo como o fazemos normalmente nos artigos de opinião sobre outros títulos. Aqui o importante é ter a destreza de concluir os diversos objetivos no menor tempo possível, estabelecendo novos máximos, para mais tarde tentar melhorar esses tempos.

O modo principal são os desafios contra o relógio, onde o objetivo passa por ser o mais rápido a concluir aquilo que é proposto, tudo numa base bastante simplista, mas aumentando exponencialmente a exigência e dificuldade assim que passamos para o objetivo seguinte. Também está disponível uma espécie de multijogador local, até um máximo de 8 jogadores em simultâneo e organizado por conjuntos temáticos, para ver quem consegue ser o mais ágil.

Existe também uma competição online (exige o Nintendo Switch Online) onde podemos competir com jogadores de todo o mundo, registando o nosso tempo obtido numa tabela classificativa semanal, com o intuito de ser o mais rápido da semana. Para finalizar, ainda existe o modo sobrevivência, onde temos acesso aquilo que os outros jogadores conseguir alcançar, de modo a tentar supera-los.

Aqui o importante é ter a destreza de concluir os diversos objetivos no menor tempo possível...

LONGEVIDADE

No campo da longevidade, Nintendo World Championships NES Edition tem muito para oferecer, uma vez que difere muito de outros títulos. Todos nós sabemos que o ser humano é por natureza insatisfeito e difícil de saciar! Está na sua génese querer superar objetivos, pelo que este jogo oferece como (quase) nenhum outro a possibilidade de nos superarmos, nem que seja por milésimas de segundo. Obviamente que é um tema ambíguo, no entanto, no capítulo da jogabilidade, o jogo proporciona longos momentos a tentar bater os recordes.

Por outro lado, assim que terminarmos os cerca de 150 desafios propostos, com tempos que considerarmos aceitáveis, o jogador pode recorrer aos outros modos de jogo descritos acima, sendo que o multijogador local é sempre um acrescento de valor, uma vez que a diversão com amigos ou conhecidos é sempre uma grande mais valia.

...multijogador local, até um máximo de 8 jogadores em simultâneo e organizado por conjuntos temáticos...

GRAFISMO E SONOPLASTIA

Na vertente gráfica e sonora, Nintendo World Championships NES Edition respeita aquilo que foi desenvolvido na era do NES, não existindo melhorias gráficas e/ou de sonoplastia, mantendo-se tudo bastante fiel aos clássicos da década de 90.

Nota de regozijo para a presença do idioma Português (ainda que na sua vertente do brasil), mas que é sempre um facto louvável.

Na vertente gráfica e sonora, Nintendo World Championships NES Edition respeita aquilo que foi desenvolvido na era do NES...

CONCLUSÃO

Nintendo World Championships NES Edition não é um jogo. É sim uma boa forma de podermos revistar partes icónicas de grandes clássicos. Os desafios propostos, aliados à vontade do jogador em querer superar-se a si mesmo, melhorando os tempos a cada tentativa e ficando frustrado em cada ocasião em que isso não acontece, tornam o título apetecível, até para aquelas alturas em que queremos apenas “matar” aquelo bichinho da jogatina ou fazer uma pausa de jogos mais intensos e exigentes.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments