Um dos títulos que mais aguardados deste ano finalmente chegou e a NECTEP teve o privilégio de o testar. Obviamente estamos a falar do Astro Bot, o divertido jogo exclusivo da PlayStation 5, que promete horas de diversão e alegria, comandando os destinos do pequeno robot.
Antes mesmo de partir para o meu artigo de opinião sobre o jogo, convém fazer uma pequena nota introdutória, relembrando que este título nasceu muito em parte pelo sucesso obtido pelo Astro's Playroom, um jogo que vem incluído na PlayStation 5 e funciona como uma espécie de demonstração de todas as capacidades que a consola consegue proporcionar aos jogadores, bem como o Dualsense. Apelidar de demonstração, talvez seja demasiado redutor, uma vez que o título está muito bem desenvolvido e encontrou uma forma muito divertida de expor aos novos jogadores, todas as potencialidades da consola e comando, fazendo igualmente uma vénia ao passado da marca nipónica.
Centrando atenções verdadeiramente no jogo, Astro Bot foi desenvolvido pela Team Asobi, a mesma equipa que criou Astro’s Playroom, Astro Bot Rescue Mission e The Playroom VR, sendo publicado mundialmente, obviamente, pela própria Sony Interactive Entertainment. Supostamente, Astro Bot é uma sequela direta do Astro’s Playroom lançado em 2020, contudo o jogo de plataformas em 3D é muito mais que uma simples continuação, atrevendo-me mesmo a afirmar que é um título que se bate ombro a ombro com os melhores do seu género, quiçá até superando-os!
...Astro Bot é uma sequela direta do Astro’s Playroom lançado em 2020... |
NARRATIVA
Astro, o pequeno Bot e os seus companheiros e simultaneamente membros da tripulação de uma nave espacial cujo aspeto é similar à fantástica PlayStation 5, são surpreendidos em pleno espaço, pelo inimigo Space Bully Nebulax, um arrogante alienígena de cor verde, que já tinha sido um rival incomodo em Astro Bot Rescue Mission (um dos títulos anteriores), contudo, quando se pensava que já tinha sido derrotado, eis que ele voltou e desta vez, conseguiu roubar o CPU da nave, originando uma explosão, desfazendo-a em peças, ficando espalhadas pelo espaço e os Bots presos nos mais diversos planetas existentes no universo.
A nave de Astro acaba mesmo por cair num planeta desértico e o pequeno robot começa de imediato a tentar perceber o que se passou. Pouco tempo depois, Astro ativa um satélite e consegue ter acesso a um mapa da galáxia, indicando diversos planetas, que deverão ser visitados de modo a encontrar os membros da sua tripulação, bem como a peças que faltam da nave e enfrentar, mais uma vez, o incauto Space Bully Nebulax.
JOGABILIDADE
Astro Bot, tal como mencionado acima, é um jogo de plataformas 3D, por isso, a jogabilidade assume um papel primordial e relevante para o sucesso do título. Assim que começamos a aventura, rapidamente é possível concluir que a jogabilidade está num patamar bastante elevado, muito na senda do que foi possível aferir em Astro’s Playroom, ou seja, controlos simples, descomplexados, muito assertivos e ideal para todas as idades, funcionando de uma forma bastante fluída e tremendamente afinada.
Astro possui agora novas habilidades e capacidades, ou melhor, em determinados níveis, descobrimos itens que aprimoram as nossas aptidões inatas, como por exemplo, Twin-Frog Gloves ideais para atingir os inimigos à distância e para trepar locais de difícil acesso ou o Barkster the Bulldog Booster que tal como o nome indica, proporciona uma força extra que pode ser usada para atravessar inimigos e paredes. Mas estas duas são apenas um exemplo, uma vez que no total existe cerca de 15 novas habilidades, todas elas importantes e divertidas, que prefiro que descubram por vocês mesmo.
Astro possui agora novas habilidades e capacidades, ou melhor, em determinados níveis, descobrimos itens que aprimoram as nossas aptidões inatas... |
Como também não poderia deixar de ser, no final de cada galáxia e depois de concluir todos os planetas que as constituem, Astro tem de enfrentar um Boss, normalmente de grandes proporções e capaz de nos atingir fatalmente com um ou dois golpes. Não achei nenhum particularmente complexo, contudo alguns exigem atenção e determinação, mas sobretudo um sentido de precisão apurado, uma vez que temos que executar a ação devida no momento certo, no fundo uma questão de timing.
...depois de concluir todos os planetas que as
constituem, Astro tem de enfrentar um Boss, normalmente de
grandes proporções...
Existe uma mecânica interessante que auxilia o jogador a encontrar todos os Bots e peças de puzzle presentes em cada fase, contudo só pode ser ativada, ou melhor adquirida a troco de algumas moedas e depois de terminar uma vez o nível. Assim que recomeçamos o nível, logo na fase inicial existe uma pequena gaiola que contêm um pássaro azul que depois de ativado, segue-nos na aventura, indicando o local onde existe o colecionável. Sem dúvida útil!
De assinalar que Astro Bot é um título que potencia de forma exemplar todas capacidades do dualsense, proporcionando ao jogador uma experiência verdadeiramente fascinante. Cada som, cada vibração, cada manobra efetuada recorrendo aos sensores de movimento, até mesmo a necessidade de soprar para o comando, elevam a fasquia da aventura, colocando-a num patamar de louvar.
LONGEVIDADE
Astro Bot não é um título longo, contudo é apinhado de motivos para o revisitar vezes sem conta! Em primeiro lugar o jogo é composto por aproximadamente 80 níveis, divididos em 6 galáxias, contendo um total 50 planetas! Pelo meio, temos que encontrar 300 bots, peças de puzzles, moedas e outros colecionáveis, que seguramente não o irão conseguir recolher numa primeira passagem pelo jogo, sendo um fator que nos “convida” a voltar a jogar o título, mesmo depois de cumprir o objetivo principal.
Por outro lado, e não menos importante, a diversão! Astro Bot é verdadeiramente divertido! É impossível ficar indiferente a tudo o que acontece nesta incrível aventura. Apesar de estar catalogado como PEGI 7, é um jogo que irá agradar a pessoas de toda a idade, género e ideologias, todavia não pensem que estão perante um título demasiado simplista e sem ponta de desafio. Existem fases que até os mais experientes nestas andanças, irão sofrer um pouco, por isso mesmo, Astro Bot é título a todos os níveis imprescindível numa coleção de videojogos.
GRAFISMO E SONOPLASTIA
A nível gráfico, Astro Bot é um festim para os olhos de qualquer jogador! O uso de cores garridas e intensas é predominante do início ao fim da aventura. O detalhe, o pormenor, a minúcia, são constantes, tornando o jogo deslumbrante. Quem disse que para ser um jogo de eleição necessita de possuir um grafismo realista? Quem? Quem? Se calhar eu próprio, em análises anteriores, no entanto, este é um grandíssimo exemplo que essa afirmação é errada. Astro Bot emana qualidade por todos os poros! E sim, não estou a exagerar!
Não posso deixar de mencionar que os Bots V.I.P. (aqueles que visualmente fazem referência a personagens especiais de alguns jogos icónicos da PlayStation) estão mesmo espetaculares e fascinantes, sendo sempre uma alegria extrema quando conseguimos resgatar algum.
...os Bots V.I.P. (aqueles que visualmente fazem referência a personagens especiais de alguns jogos icónicos da PlayStation) estão mesmo espetaculares... |
A sonoplastia está igualmente altíssima, não de volume, mas sim de qualidade! (Perceberam o trocadilho!). Os efeitos especiais são realmente prazerosos e fora bem desenvolvidos, assim como a banda sonora que se adapta claramente à zona onde nos encontramos, ajudando a criar ambiente. Mais uma vez, parabéns a Team Asobi.
CONCLUSÃO
Astro Bot só não é uma surpresa maior porque, pessoalmente, já estava a contar com um jogo de elevada qualidade a todos os níveis, muito em parte por causa daquilo que conseguiu proporcionar aos jogadores com Astro’s Playroom. É sem qualquer tipo de dúvida um título obrigatório para todos aqueles que possuem uma PlayStation 5.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments