TECNOLOGIA: Hands On – ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q

14.1.22

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje trago a minha opinião sobre o portátil ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q.

Para os mais desatentos, este portátil é essencialmente virado para o mundo dos videojogos, onde cada vez mais é exigido um hardware potente e robusto de modo a usufruir de uma experiência sem paralelo.

Assim sendo o ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q vem equipado com o processador AMD Ryzen 7 5800H a 3.20 Ghz, com 16GB DDR4 3200Mhz de memória RAM e um SSD 1TB PCIE NVMe SSD M.2. Para acompanhar esta tecnologia, o equipamento ainda conta com a poderosa gráfica Nvidia RTX 3070 com 8GB GDDR6 VRAM e o impressionante painel IPS com resolução máxima de 1920x1080 a 300Hz (3ms), o que tudo combinado faz certamente as delícias de todos os jogadores.

O design é claramente um dos aspetos mais em foco e mereceu algumas inovações face aos seus antecessores, apresentando alguns novos recursos bem apelativos. Um deles é o Armor Caps (um pequeno canto da estrutura do portátil) personalizável para adicionar um toque de cor ao chassi, uma vez que o equipamento traz o orignal e mais duas opções díspares na embalagem, porém podem ser impressos numa impressora 3D, criando um perfil original e diferente de todos os outros. A estrutura é obviamente imponente, dando a perfeita sensação que estamos perante um equipamento gaming, onde sobressai o iluminado logotipo ASUS ROG.

Como não poderia deixar de ser, um portátil gaming sem a iluminação LED, não é a mesma coisa, por isso o ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q traz o sistema AURA Sync, totalmente personalizável, apresentado luz em volta do equipamento, mas também no já referido logotipo.

Em termos de ligações, o ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q vem equipado com uma porta USB Type C 3.2 Gen 2 com função Power Delivery e Display Port, 3 portas USB 3.2 Gen 1 Type-A, 1 uma porta 3.5mm Combo Audio Jack, 1 porta HDMI 2.0 com suporte até 4K e uma porta ethernet. Para além disso, existem duas grandes e necessárias aberturas para referigação que contém um sistema de anti-poeira. 

Nota bastante positiva para o seu ecrã IPS com uma moldura fina, onde as cores são ricas, vibrantes e realmente impactam com ângulos de visão extremamente bons, porém outra coisa não seria expectável, dado o seu robusto hardware. Destaque também para o teclado mecânico, com possibilidade de iluminação através do AURA Sync, onde é possível personalizar a gosto, ou seja, destacar teclas gaming através da iluminação ou correr onda de luzes coloridas. A experiência de digitação é muito favorável e a marca aponta para uma vida útil de 100 milhões de cliques, ou seja, cinco vezes mais que os normais teclados dos portáteis.

Tenho ainda que referir a existência da ROG Keystone, uma chave NFC, transformada numa espécia de porta-chaves que quando conectada ao equipamento dá acesso a uma partição escondida no disco, para guardar informação sigilosa e afins. Outra função é a possibilidade de gravar o teu perfil de jogador e rapidamente configurares outro equipamento que possua a mesma tecnologia.

Por outro lado, no campo dos pontos menos positivos assinalo a não existência de uma webcam, nem de um leitor de cartões. Dirão que para o publico alvo, essas questões são facilmente resolvidas através de periféricos, no entanto para um equipamento desta dimensão e valor, certamente não era muito significativo incluir essas duas peças de tecnologia. Para além disso, o ruído emitido pelas ventoinhas de refrigeração pareceu ligeiramente exagerado e barulhento, sendo necessário realizar alguns ajustes na configuração.

Principais características:

  • Sistema Operativo: Windows 10 Home x64
  • Placa gráfica: RTX 3070 mobile (8 GB)
  • Processador: AMD Ryzen 7 5800H (3,20 GHz / 4.3 GHz em Turbo, 8 núcleos)
  • RAM: 16 GB (8x4) DDR4 3200 MHz
  • Armazenamento: 1TB SSD PCIe 3.0 (NVMe)
  • Ecrã: Full HD (1080p), 16:9, 300 Hz com 3 ms de resposta
  • Teclado: Layout português, opto-mecânico com RGB
  • Autonomia: 90 Whatts por hora
  • Conectividade: WiFi 6, Bluetooth
  • Portas: 1x Type C USB 3.2 Gen 2 c\ função Power Delivery e Display Port, 3x USB 3.2 Gen 1 Type-A, 1x 3.5mm Combo Audio Jack

Para o Benchmark, utilizei os softwares Crystal Disk MarkPassMark e HD Tune de modo a verificar alguns dados estatísticos sobre o rendimento que o ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q tem para oferecer, atingindo os seguintes resultados:




Em suma, o ASUS ROG Strix SCAR 15 G533Q combina a preceito todas as suas principais características e possibilita ao utilizador jogar sem grandes dificuldades os títulos mais exigentes atualmente no mercado. As poucas falhas que denota, são facilmente ultrapassadas e compensadas recorrendo a alguns periféricos.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments