JOGOS: Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge | Análise

3.1.23

Estamos aqui novamente para mais uma opinião sobre um jogo, desta vez o divertido e intemporal, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge na sua versão de PlayStation 5. Desenvolvido pelos estúdios Tribute Games e publicado mundialmente pela Dotemu, TMNT:SR é baseado na série animada que datada de 1987 e tem a capacidade de nos fazer recordar gloriosos momentos vividos no passado.

Atrevo-me a afirmar que poucos são aqueles que nunca ouviram qualquer coisa sobre as mais famosas tartarugas do mundo, portanto, sabemos bem o nível que as TMNT atingiram à escala global. Ainda assim, o tempo é inimigo de tudo e todos, por isso, a proposta que o estúdio de desenvolvimento nos apresentou com Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, mexe claramente com as emoções e confere aos jogadores, sobretudo os mais experientes, uma dose extra de nostalgia pura.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge foi lançado em junho de 2022, porém mais recentemente, concretamente em finais de novembro, uma colaboração entre a Merge Games, Dotemu, Tribute Games e em parceira com a Nickelodeon, permitiu disponibilizar uma versão para a PlayStation 5 e que serviu de base para este artigo de opinião.

Para os menos atentos ou os mais novos, TMNT:SR é um jogo do género beat ‘em up, side scrolling, bem ao estilo das datadas máquinas arcade, onde gastávamos grande parte da nossa mesada. Ao dispor do jogador, estão as personagens mais famosas desse universo, como Leonardo, Donatello, Michelangelo, Raphael, April O'Neil, Mestre Splinter e até a personagem desbloqueável, Casey Jones que enfrentam os incautos de sempre, como Shredder e os seus seguidores do Foot Clan, assim como os imutáveis Rocksteady, Bebop e Krang. Até um máximo de quatro jogadores em simultâneo, num cooperativo local, os jogadores irão percorrer míticos locais, perpetuados no tempo, desde a redação do Canal 6, os esgotos e túneis do metro de New York, o Museu de História Natural e até mesmo o Jardim Zoológico, num total de 16 níveis.

MNT:SR é um jogo do género beat ‘em up, side scrolling, bem ao estilo das datadas máquinas arcade, onde gastávamos grande parte da nossa mesada

Essencialmente existem duas formas de abordar a aventura, o modo Arcade, que personifica aquela experiência mais clássica, ou seja, vidas limitadas e sem possibilidade de gravar o progresso. Simplificando um pouco, perdem as vidas, voltam ao inicio da demanda. Em alternativa, o modo História, é um pouco mais simpático, sendo mais generoso com as vidas e o avançar da história fica guardado no final de cada nível. Graças a um mapa disponível nesse modo, é também possível repetir o nível e até mesmo realizar missões secundárias para melhorar os atributos e habilidades das personagens.

A jogabilidade é simples, como habitualmente neste tipo de jogos, porém existem diversos combos e movimentações especificas. Cada personagem possui movimentos característicos, que podem ser determinantes para o sucesso da missão, sobretudo em alturas mais povoadas de incautos. Cada ataque vai aumentando um medidor que quando completo, permite realizar um ataque muito poderoso e realmente eficaz. Os combates frente aos bosses, como não poderia deixar de ser, é claramente o apogeu de cada nível, sendo que para termos sucesso é necessário optar por uma postura inicial de estudo da movimentação do inimigo, para depois aplicarmos a nossa força.

Os combates frente aos bosses, como não poderia deixar de ser, é claramente o apogeu de cada nível

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge não é propriamente longo, mas está repleto de motivos para voltarmos a vivenciar a experiencia, mesmo depois de a finalizar por uma ocasião. Desde logo é possível repetir a aventura recorrendo a outras personagens, depois existem diversos colecionáveis e itens ocultos que certamente não serão recolhidos apenas numa primeira abordagem ao jogo. Por fim, jogar em modo cooperativo aumenta imenso a longevidade, sendo seguro que rapidamente voltaremos a combater os membros do Foot Clan.

Graficamente, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge não defrauda as expetativas. O pixel é rei da festa, mas é claramente visível um cuidado especial por parte da equipa de desenvolvimento para ter uma roupagem mais moderna. Mas o que realmente impressiona são os infindáveis e deliciosos detalhes dos díspares cenários. Cada nível está repleto de incríveis pormenores, dos mais variados que se possam imaginar, conferindo muita personalidade e traços de humor ao título. Tudo conjugado, proporciona uma experiência visual de grande nível, assente numa palete de cores tremendamente garridas e intensas.

O pixel é rei da festa, mas é claramente visível um cuidado especial por parte da equipa de desenvolvimento para ter uma roupagem mais moderna

Para finalizar, resta-me referir que o idioma Português está presente nos menus do jogo, ainda que na sua versão do brasil. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é efetivamente um tributo ao passado em todo o seu esplendor!

Em suma, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um típico beat ‘em up que nos faz recordar com saudade o passado. É um título realmente divertido, bem-disposto e agradável, ideal para ser jogado com amigos. É mesmo caso para dizer Cowa-Cowa-Cowabunga.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments