FM2021: 50 anos simulados – LaLiga - Espanha

6.4.21

No seguimento do projeto da simulação de 50 anos no Football Manager 2021 e depois de termos conferido o que se passou nas principais competições em Portugal, é hora de avançar seguindo para o país de “Nuestros Hermanos”, a vizinha Espanha.

PORTUGAL: Liga NOS, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça Cândido de Oliveira

A LaLiga é a primeira divisão espanhola e a ideia passa por perceber como se comportaram os principais e crónicos candidatos durante estes 50 anos da simulação. Clubes como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid são os mais titulados da história, mas outros como Athletic Bilbao, Valencia e até mesmo a Real Sociedad, Sevilla, Bétis, Deportivo da Corunha, também já levantaram o troféu. Será que alguém conseguiu a hegemonia do futebol espanhol? Será que existiu algum outsider e campeão surpresa?

Como se pode verificar nas imagens abaixo, os dois habituais candidatos venceram a maioria dos troféus e ficaram muito perto do mesmo número de títulos, Real Madrid com 25 e Barcelona com 21, não se podendo afirmar que a hegemonia pertenceu a apenas um clube. Curiosamente, ambos estiveram longos períodos de tempo sem conquistar o campeonato, 14 anos no caso do Real Madrid entre 2021 e 2035 e 15 anos no caso do Barcelona entre 2055 e 2070. Nestes 50 anos da simulação, foram ainda campeões o Valencia, por 2 ocasiões, ou melhor bicampeões em 2066/67 e 2067/68, ficando à frente da desilusão Atlético de Madrid que apenas conquistou 1 LaLiga, quando se esperava muito mais deste clube por tudo o que vem demonstrando ao longo destes anos. Por fim, a enorme surpresa da prova, o Celta de Vigo que levantou o caneco em 2062/63, o seu primeiro e único da sua história.

Clicar na imagem para aumentar
Clicar na imagem para aumentar

Nota ainda para a Real Sociedad que foi vice campeão em duas ocasiões, sendo estes clubes mencionados aqueles que estiveram sempre no Top 3 do futebol espanhol, onde mais nenhum outro sequer conseguiu chegar ao pódio durantes os 50 anos da simulação, sobressaindo a ausência de clubes com história como o Sevilla, Athletic Bilbao e até mesmo Villarreal.

Alguns registos interessantes como “Mais Pontos numa Época: 109 Real Madrid (2065/66)”, “Mais Vitórias na Liga num Época: 36 Real Madrid (2065/66)”, “Menos Vitórias na Liga numa Época: 1 Mirandés (2067/68)”, “Mais Jogos Consecutivos Sem Perder: 55 Real Madrid (2061/62)”.

Resumindo, durante os 50 anos da simulação a LaLiga foi essencialmente dominada por dois clubes, o Real Madrid e o Barcelona, dando seguimento ao que vem acontecendo ao longo dos anos anteriores. Destaque pela negativa para a não intromissão do Atlético de Madrid nesta luta, pois aparentemente era o clube mais bem colocado para ombrear com Real e Barça. Menção ainda para o não crescimento do Sevilla, que nunca atingiu o Top 3. Pela positiva, saliento os títulos de Valencia e Celta e o pódio de Real Sociedad.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments