No seguimento do projeto da simulação de 50 anos no Football Manager 2021 e depois do primeiro artigo sobre a Liga NOS, hoje trago a Taça de Portugal.
A Taça de Portugal é uma prova muito acarinhada por todos os agentes do futebol português e apesar do domínio pertencer aos crónicos grandes, de vez em quando costumam acontecer algumas surpresas e com clubes menos cotados a conseguirem vencer a competição. O que será que terá acontecido durante estes 50 anos? Confiram tudo abaixo.
Como se pode ver facilmente nas imagens abaixo, o FC Porto que já esteve em clara evidência na Liga NOS, foi o clube que mais vezes conquistou a prova, mais concretamente 21, porém desta vez e ao contrário do que aconteceu na Liga NOS, o rival SL Benfica ficou muito próximo, conquistando por 16 vezes a prova rainha do futebol nacional. O Sporting CP, crónico candidato conseguiu vencer a prova apenas por 6 ocasiões em 50 anos, ainda assim bem melhor do que fez no campeonato nacional, embora muito distante daquilo que fizeram os seus principais adversários. Por outro lado, V. Guimarães e SC Braga, os rivais do Minho, venceram 2 taças cada um e Paços de Ferreira, Rio Ave e Arouca levantaram o prestigiado troféu pela primeira vez na sua história.
Nada de muito surpreendente aconteceu durante os 50 anos simulados, ou seja, os dois clubes de maior valor dominaram as conquistas da Taça de Portugal, mantendo o Sporting CP a uma distância considerável. V. Guimarães e SC Braga poderiam ter tido uma palavra a dizer e apesar de conquistarem duas vezes o troféu, poderiam ter conseguido maior número de vezes. Por fim, as restantes equipas, destaque natural para o Arouca, que depois de algumas épocas nos escalões secundários, passando por dificuldades, conseguiu vencer a prova. Rio Ave e Paços de Ferreira, apesar de conquistarem o troféu pela primeira vez na sua história, são equipas com um crescimento sustentado na primeira divisão de Portugal.
Alguns registos interessantes como, “Menor Assistência” – 52 pessoas / Praiense – Sporting Ideal, “Mais Jogos Ganhos Consecutivamente” – 15 / FC Porto, “Mais Jogos Consecutivos Sem Perder” – 31 / SL Benfica, “Equipa com Mais Golos Marcados” – 23 / FC Porto.
Em suma, vitórias normais dos candidatos habituais, onde o destaque maior vai para a conquista do Arouca.
2 comments
Boa. Vai então novos conquistadores da Taça de Portugal.
ResponderEliminarCasos de: RIO AVE, PAÇOS FERREIRA e AROUCA. Formidável o futebol parece que vai mudar muito..... Tem que ser. Evolução....
Saudações desportivas e até à próxima.
Abracos.
Obrigado pelo comentário. Os vencedores foram os habituais, mas o Arouca surpreendeu. Abraço
Eliminar