LIVROS: A Fada Oriana | Sophia de Mello Breyner Andresen | A opinião de Benedita Silva

16.10.19


Olá a todos. Estou de volta e desta vez vou-vos falar de uma história interessante e com uma lição de moral muito grande.

Num mundo muito longe daqui, uma pequena fada fez uma promessa, proteger a floresta até ao final da sua vida. Essa fada chamava-se Oriana e era adorada em toda a floresta pois era muito bondosa para todos os seus habitantes.

Certo dia, ela passou por um lago, viu um peixe fora da água e foi logo ajuda-lo. Ao chegar junto dele, parou para olhar um bocadinho r ficou fascinada com a sua enorme beleza. Algum tempo depois, o peixe disse-lhe que consentia vários desejos e a fada ficou tão surpresa que se esqueceu da floresta e de todos os seus amigos.

A rainha das fadas ficou a saber do que tinha acontecido e de imediato tirou as asas e a varinha de condão à Oriana, só devolvendo se ele reconstruísse todos os estragos que ela tinha causado. E assim foi, Oriana pôs-se ao trabalho e ao longo do caminho teve enormes desilusões. Triste, decidiu ir de novo à cidade e no caminho encontrou a sua velha amiga que estava a ir pelo caminho errado, perigoso e que terminava num abismo. A sua amiga caiu e a Oriana, sem hesitar, saltou para o abismo, salvando-a. A rainha das fadas viu e devido à sua coragem, devolveu-lhe as asas e a varinha de condão. 

A partir desse momento, a fada Oriana nunca mais esqueceu das suas tarefas e tudo correu bem.
Este livro foi muito interessante, especial e com uma história de moral muita educativa, por mais beleza que tenhas, se não fores boa pessoa, nada tem significado. Aconselho a todos.

Um grande beijinho da Benedita Silva

Aqui fica a sinopse:

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.
Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

Livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da Educação Literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura orientada no 5.° ano de escolaridade.

*Texto redigido exclusivamente pela Benedita Silva. Formatação do texto por Carlos Silva.


  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments