DESPORTO: Taça de Portugal | Final | FC Porto - Sporting CP | Rescaldo e opinião

27.5.24

O FC Porto venceu a Taça de Portugal batendo na final o Sporting CP por 2-1, após prolongamento.

Sérgio Conceição apresentou um onze muito semelhante aos anteriores, com a exceção de João Mário que entrou para o lugar de Martim Fernandes.

O último título da temporada colocava frente a frente o mais recente campeão nacional e um FC Porto a finalizar uma temporada recheada de incidências extrafutebol, pelo que era uma boa oportunidade, para ambas as equipas, selarem a época a levantar um troféu. A partida começou dividida, com muito respeito de parte a parte, cabendo aos dragões a primeira chance, mas depois de alguma hesitação, Diogo Pinto ganhou o duelo com Evanilson. Numa das primeiras ocasiões que os leões se aproximaram da baliza de Diogo Costa, chegaram ao golo, por intermédio de Jeremiah St. Juste. Os azuis e brancos reagiram de imediato e um erro de Geny Catamo, permitiu a Evanilson restabelecer a igualdade no marcador. Pouco tempo depois, Jeremiah St. Juste derrubou Galenou, quando este se isolava e recebeu ordem de expulsão. A partir desse momento, os dragões assumiram por completo as despesas da partida, porém o encontrou chegou ao intervalo empatado a uma bola.

Com mais um elemento em campo, Sérgio Conceição arriscou tirando João Mário e colocando em campo Mehdi Taremi, fazendo recuar Pepê para defesa direito. O domínio da partida pertencia em exclusivo aos portistas, sendo que os lisboetas apostavam numa defesa bem organiza e nas bolas longas para o desamparado Viktor Gyökeres. Por sua vez, os dragões tentavam todas as maneiras e formas para chegar ao golo da vantagem, mas na hora de finalizar, a falta de assertividade era evidente. Depois de algumas substituições de ambos os lados e com o tempo a chegar ao fim, o Sporting CP remeteu-se completamente ao processo defensivo, na tentativa de segurar o empate até final, o que acabou por conseguir, pois o FC Porto não conseguiu materializar em golos, todo o ascendente que teve durante a segunda metade.

No prolongamento, a matriz do jogo não mudou, ou seja, sempre mais azul e branco do que verde e branco, mas uma má saída do jovem guarda redes dos leoninos, sentenciou a partida. Diogo Pinto derrubou Evanilson na grande área e chamado a converter a grande penalidade, Mehdi Taremi deu a terceira Taça de Portugal aos dragões.

imagem https://www.facebook.com/FCPorto - clicar para aumentar

Destaque individual para Francisco Conceição um verdadeiro espalha brasas, sempre muito dinâmico e interventivo. Do lado leonino, Morten Hjulmand demonstrou uma capacidade física de assinalar, lutando como poucos nos meio campo da sua equipa.

Em suma, uma vitória que assegurou a conquista da 20ª Taça de Portugal, a terceira consecutiva e que dá por finalizada uma época muita atribulada a todos os níveis.


 

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Enfim: Foi o último jogo de futebol desta época futebolística entre FCPORTO e SPORTING, jogo da final da Taça de Portugal.
    Bem. Acho que a equipa Portista fez um jogo razoável, merecendo, pelo que fez, a vitória. É certo que jogou com o adversário em inferioridade numérica, mas isso faz parte do fetebol. Portanto, vitória justa e bem merecida, conquistando assim mais um Título Nacional, fechando a época com "chave de ouro". A Taça Rainha do futebol Português.
    Agora e como habitualmente acontece nestes jogos, vamos ao destaque individual.
    E também como sempre na análise ao jogo Carlos Silva-NECTEP elegeu o jogador FRANCISCO CONCEIÇÃO.
    Nós concordamos completamente, pois este jogador já nos habituou a realizar bons jogos.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Sim, os portistas beneficiaram de jogar contra 10 durante muito tempo, contudo foram muito superiores, pecando apenas na finalização. Abraço

      Eliminar