FILMES: A Sociedade da Neve (2023) | A minha opinião

15.2.24

De volta aos filmes e séries e desta vez a escolha recaiu em A Sociedade da Neve (Título original: La sociedad de la nieve), um filme que relata os acontecimentos sobre a queda do avião que transportava uma equipa de rugby.

RESUMO

O filme é uma adaptação do livro de Pablo Vierci, que documentou os relatos dos 16 sobreviventes do dramático acidente de aviação. No ano 1972, uma equipa uruguaia de rugby freta um avião à Força Aérea Uruguaia para levar os jogadores e alguns familiares numa viagem até ao Santiago do Chile. No entanto, um inesperado acidente num glaciar do Andes, origina a queda da aeronave, vitimando inúmeros passageiros e deixando outros presos num dos locais mais inacessíveis do planeta, obrigando atos de sobrevivência extrema, lutando com todas as forças face à sede, fome e frio.

Realizado por J.A. Bayona (Mundo Jurássico: Reino Caído ou O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder), A Sociedade da Neve conta com a participação de atores uruguaios e argentinos, a maioria dos quais estreantes.

OPINIÃO

Documentários e/ou Biografias, não são propriamente o meu tipo favorito de filmes ou séries, no entanto A Sociedade da Neve conseguiu captar a minha atenção, do início ao fim. Em primeiro lugar, as filmagens. O realizador/diretor, conseguiu, de uma forma bastante assertiva, demonstrar, simultaneamente, a beleza do local, assim como os perigos que lhe são adjacentes. Por outro lado, a tragédia acabou por ficar conhecida pelo Milagre dos Andes, pois aborda situações sobre a amizade, a fé e os limites morais que se desmoronam numa situação de vida ou morte. O que realmente impressiona são as decisões que os sobreviventes têm que tomar, que são impactantes e devastadoras, numa situação deste género.

Relembre-se que esta história já foi anteriormente adaptada ao cinema, sobretudo através do filme Alive de 1993, no entanto, A Sociedade da Neve quis imortalizar o sucedido. Saliente-se que os nomes das vítimas e as respetivas idades são visíveis no ecrã, aquando da sua morte, sendo vincados para a eternidade e servindo como homenagem para sempre. Nota final para as filmagens, que nos proporcionam imagem belíssimas, algumas mesmo de cortar a respiração, tendo inclusive sido filmadas precisamente onde ocorreu o acidente na vida real.

Para concluir, A Sociedade da Neve é muito mais do que um simples filme, ou seja, é uma homenagem aos sobreviventes e uma forma de eternizar aqueles que, infelizmente, perderam a sua vida, num horrendo acidente de aviação.


 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments