JOGOS: Song of Nunu: A League of Legends Story | Análise

21.11.23

Tivemos acesso a mais um título novo e novamente para a plataforma Nintendo Switch, desta vez o Song of Nunu: A League of Legends Story, um jogo baseado no idolatrado universo de League of Legends.

Desenvolvido pelos estúdios Tequila Works, responsável por títulos como o Gylt e Rime, publicado mundialmente pela Riot Forge, Song of Nunu: A League of Legends Story é um jogo single-player de ação e aventura, com resolução de puzzles e enigmas, um spin-off do universo do League of Legends.

League of Legends possui uma enorme legião de fãs e certamente muitos estão sedosos de conhecer mais histórias e narrativas sobre as personagens constituintes do LOL. Atualmente isso já é possível, recorrendo a biografias e curta metragens existentes no próprio jogo em si, porém nada melhor do que criar uma aventura single-player, centrado nas vivências dessas personagens, na tentativa de proporcionar mais conteúdo que de outra forma era demasiado massivo e pouco agradável. Agora, dependendo do feedback deste primeiro jogo, poderão seguir-se outras personagens, repetindo a mesma fórmula, porém resta saber se o título conseguiu atingir o objetivo ou não!

A história de Song of Nunu: A League of Legends Story ocorre em Freljord, um local de invernos longos e gelados, repleto de guerreiros e invasores, que disputam a todo o custo os poucos produtos que a terra consegue produzir. Nunu, um menino solitário, parte numa arriscada demanda em busca da sua mãe, que se encontra desaparecida, mas também para recolher informações sobre um artefacto mágico apelidado de Heart of the Blue. De modo a enfrentar todos os perigos e mistérios, o jovem Nunu irá contar com o auxílio de Willump, um Yeti de grandes proporções, porém completamente fiel. Rapidamente, ficam a perceber que Lissandra, a antiga Bruxa do Gelo, pode estar envolvida nos acontecimentos. Unidos pela imaginação infinita e pela paixão partilhada por lutas de bolas de neve, os dois terão de trabalhar em conjunto para resolverem os quebra-cabeças que irão ter pela frente até descobrirem o que realmente se passou.

De modo a enfrentar todos os perigos e mistérios, o jovem Nunu irá contar com o auxílio de Willump, um Yeti de grandes proporções...

A narrativa, que é apresentada de uma maneira bastante equipendente, com momentos divertidos, emocionais e outros mais intensos, abordando temas como a morte e o luto. Porém, o estúdio de desenvolvimento equilibra de uma maneira bem sustentada esses temas pesados, criando uma aventura de fantasia divertida, que poderia ser perfeitamente adotada para um qualquer filme de animação, semelhante a tantos outros que passam nos cinemas e televisões das nossas casas.

Em termos de jogabilidade, nada de muito complexo, requerendo apenas um breve período de adaptação, sendo rapidamente assimilado todos os controlos e movimentações. Obviamente que Nunu e Willump são os protagonistas e as dinâmicas entre ambos, funcionam de uma forma bastante assertiva. Nunu é frágil, esguio e ágil, sendo propício para se esgueirar por buracos estreitos e zonas de difícil acesso e pode atirar bolas de neve para eliminar obstáculos. Por outro lado, Willump é forte, intenso e determinado, podendo lutar contar animais selvagens e criar blocos de gelo para, por exemplo, atravessar rios e outros locais. As conjugações de forças estão muito bem desenvolvidas, sendo necessária uma constante cooperação para termos sucesso na nossa missão. Uma nota de destaque para as animações das personagens, especialmente quando não as estamos a controlar, que são realmente deliciosas. Para se ter uma pequena ideia, Willump trepa camadas de gelo como um gato gordo a subir para o seu arranhador e Nunu corre alegremente sozinho, dando voltas ao cenário. Detalhes e pormenores, dirão muitos, mas são estas pequenas minúcias que fazem os jogos serem verdadeiramente especiais.

Obviamente que Nunu e Willump são os protagonistas e as dinâmicas entre ambos, funcionam de uma forma bastante assertiva.

A maior parte do tempo vamos passar a resolver enigmas e quebra-cabeças ou a saltar/trepar plataformas e outros locais, no entanto também existem batalhas e confrontos, mas não ao nível que estamos habituados, até porque o âmago do jogo não é claramente esse. Em Song of Nunu: A League of Legends Story o primordial passa pela exploração cuidada dos cenários, resolvendo mistérios e abrindo caminhos para se atingir o local desejado, conjugando as capacidades e habilidades das personagens. A variedade de ações é uma constante, sendo que num momento trepamos por saliências geladas, para no momento seguinte estarmos a tocar uma melodia com a flauta Svellsongur de Nunu de modo a mover uma criatura gigante que bloqueia a passagem.

A nível gráfico, Song of Nunu: A League of Legends Story tem o seu charme e encanto especial, particularmente nos cenários e ambientes maravilhosamente recriados, sempre com muito gelo e derivados. As próprias cavernas, penhascos e montanhas, repletas neve, proporcionam um espetáculo visual muito agradável para os nossos olhos. Obviamente que o grafismo não pode ser comparado com os títulos de grandes dimensões, no entanto este jogo possui mesmo uma direção de arte carismática, cativante e sedutora. A versão que tive acesso e que serviu de base para este artigo de opinião foi a de Nintendo Switch, pelo que acredito que nas plataformas mais robustas, grafismo possa eventualmente escalar ligeiramente de nível. Para finalizar, a sonoplastia complementa muito bem toda a ação, isto apesar de não ser nada de muito relevante.

A nível gráfico, Song of Nunu: A League of Legends Story tem o seu charme e encanto especial...

A contrastar com todos estes aspetos positivos, na minha opinião, a aventura peca por ser demasiado curta, uma vez que apenas é necessário aproximadamente 8 a 9 horas para a finalizarmos, não existindo grandes motivos para voltarmos a jogar. Ainda assim, todo o tempo que passamos é de qualidade e certamente será suficiente para nos deixar divertidos e bem-dispostos.

Resumindo, Song of Nunu: A League of Legends Story surpreendeu pela positiva, essencialmente por proporcionar uma aventura mais relaxada de duas das principais personagens do universo League of Legends. Um grafismo cuidado e repleto de deliciosos detalhes, confere ainda mais encanto a este título.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments