LIVROS: Sugestão de Leitura: O Bando das Cavernas | Ed Vere

3.10.23

A grande festa do Bando das Cavernas que assinala este sucesso vai acontecer em Oeiras, de 19 a 21 de outubro, com a presença do autor em sessões para 800 alunos do município, no grande auditório do Tagus Park, e encontros nas bibliotecas (Carnaxide, Algés e Oeiras) e numa feira do livro no Mercado Municipal de Oeiras.

Esta programação decorre no âmbito da iniciativa «Um livro, uma Comunidade», edição júnior.

SINOPSE

Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre.

Um estranho monstro com garras e dentes afiados anda a rasgar este livro, deixando atrás de si um rasto de buracos horríveis nas páginas. E o Crava acabou por cair num deles. E agora? Quem é que se atreve a ir ao fundo de um livro? Acompanha o Bando e descobre um lugar onde não faltam ideias malucas, cómicas, fofinhas, assustadoras e, claro, muitas gargalhadas.

Já sabes como é: dá asas à imaginação, diverte-te a ler e… Junta-te ao Bando!

O AUTOR

Nuno Caravela nasceu em Lisboa em 1968. Frequentou o I.A.D.E e o AR.CO. Centro de Arte e Comunicação e iniciou a carreira de autor e ilustrador em 1992.

Em paralelo exerceu funções de criativo durante seis anos em agências de publicidade, foi durante sete anos autor e coordenador de edição do projeto «Escola Global - A Tradição na Sala de Aulas», destinado à recuperação de Contos Tradicionais Portugueses.  Desde então tem desenvolvido inúmeros projetos na área da literatura infantil, em parceria com algumas das mais conceituadas editoras portuguesas. A sua coleção de maior sucesso é O Bando das Cavernas que já tem mais de um milhão de livros vendidos em Portugal.

«Definir o sucesso de um livro é difícil. Por vezes as vendas nem sempre acompanham o entusiasmo com que o livro é recebido pelos leitores. E essa é a árdua tarefa de um editor: encontrar a fórmula certa, o tema certo, o formato certo, na altura certa. Agradar ao público que irá ler os livros, mas também agradar aos pais, aos avós, aos professores. O Bando das Cavernas parece ter todos os ingredientes de que precisamos para conseguir o sucesso. Um milhão de livros é disso prova. Se também houve sorte? Houve. Mas também há muito trabalho. O autor é genial, e toda a equipa que torna possível cada livro está sempre disponível para pensar fora da caixa e inovar. Sempre a inovar. Só assim se consegue manter uma coleção nos tops há dez anos.»

Filipa Casqueiro, editora

«O Nuno continua a trabalhar tão afincadamente hoje como no primeiro dia. Outra prova do sucesso desta coleção é, sem dúvida, as centenas de escolas que o autor visitou ao longo de uma década, em todo o país e até com sessões online para os EUA e África.

O Nuno é adorado por alunos e professores essencialmente pelo facto de toda a sua apresentação irradiar descontração e humor. O facto de o Nuno também ser ilustrador e de terminar as sessões com um desenho passo a passo também suscita muito entusiasmo. A dinâmica das sessões tem conhecido constantes novidades e melhorias de modo a serem cada vez mais cativantes. Eu própria, que já assisti a dezenas e dezenas de apresentações, continuo sempre a divertir-me imenso!»

Carla Medeiros, responsável de Escolas e Bibliotecas


 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments