JOGOS: Pikmin 1+2 | Análise

24.8.23

No seguimento do lançamento de Pikmin 4, a Nintendo aproveitou a onda e presenteou os seus fãs com uma versão HD dos clássicos originalmente disponibilizados na Nintendo GameCube.

Num formato Pack Digital para a Nintendo Switch, o bundle é composto pelos dois primeiros títulos da franquia, o Pikmin 1 e o Pikmin 2, com um grafismo mais moderno, mantendo a base da sua génese.

Começando pela narrativa, Pikmin 1 apresenta-nos pela primeira vez o Capitão Olimar, que devido a uma emergência, a sua nave despenha-se num planeta completamente desconhecido. O acidente faz com que se percam 30 pedaços da nave e o Capitão apenas dispõe de 30 dias para os recuperar, antes que os sistemas de suporte de vida acabem. Porém a maior descoberta reside nos seus peculiares habitantes, uma raça de criaturas semelhantes com plantas, apelidadas de Pikmin. Surpreendido, o Capitão solicita auxílio para o ajudarem a descobrir as peças para reparar a sua nave, ficando encantado com a preciosa ajuda que recebeu. Pikmin 2, dá seguimento à história, mas desta vez, o Capitão Olimar regressa ao mesmo planeta, acompanhado do seu colega Louie, de modo a encontrarem tesouros e mais valias, para pagarem uma dívida ao seu chefe. Obviamente que a ajuda dos pequenos seres Pikmin vai ser indispensável para o sucesso de mais uma missão intergaláctica.

Pikmin 1 apresenta-nos pela primeira vez o Capitão Olimar, que devido a uma emergência, a sua nave despenha-se num planeta completamente desconhecido

Pessoalmente, penso que cometi um grande erro, pois primeiro joguei o Pikmin 4 e só depois me aventurei em Pikmin 1+2. Obviamente que a jogabilidade, sobretudo depois de passar pelo Pikmin 4, é inferior, menor e datada, ainda assim a sua essência está bem presente. Curioso foi o facto de existir um tempo limite para estar no planeta, antes que o suporte de vida termine, uma vez que o ar é “venenoso”. Aproximadamente 30 dias, para encontrar as peças fulcrais de modo a fazer funcionar a nave. Em Pikmin 2, o estúdio de desenvolvimento, optou por remover o limite de tempo e introduziu dois novos tipos de Pikmin, o branco e o roxo. Para além disso, pela primeira vez na saga, são disponibilizados os desafios das cavernas, com lutas sangrentas frente aos bosses.

Em ambos os títulos, existe um incentivo claro à repetição de procedimentos ou processos, para completar o desafio o mais rápido possível, perdendo a menor quantidade de Pikmin. O ideal é saber onde está tudo o que necessitamos para o sucesso e formular um plano para cada área, de modo a fazer tudo da maneira mais eficiente possível, mas como todos sabemos, mesmo os planos mais bem elaborados, por vezes, dão errado. No entanto, é facilmente percetível o porquê desta franquia ser uma das mais queridas pelos fãs, mesmo não tendo todo o enfase e sucesso que outras possuem, como o Super Mario Bros, The Legendo of Zelda ou Metroid.

Em ambos os títulos, existe um incentivo claro à repetição de procedimentos ou processos, para completar o desafio o mais rápido possível, perdendo a menor quantidade de Pikmin

Uma nota informativa, que na minha opinião é bastante importante e pertinente. Como certamente já se aperceberam, vivemos numa era em que as remasterizações ou remakes são amiúde, certo. Normalmente, jogos icónicos ou clássicos de outras plataformas são modernizados, melhorados e até mesmo reinventados, sendo adaptados às capacidades e características das plataformas mais atuais. No Pack Digital Pikmin 1+2 isso definitivamente não se verifica, ou seja, ambos os títulos são os originais, com as suas mecânicas e essências, porém num formato em alta definição HD. Ainda assim, o bundle é uma excelente oportunidade para aqueles que pretendem começar a saga do início, apesar de não ser um requisito obrigatório, pois podem começar pela ordem que preferirem. Se forem fãs acérrimos da franquia, está previsto o lançamento de uma edição física do bundle Pikmin 1+2, no decorrer deste ano.

No Pack Digital Pikmin 1+2 isso definitivamente não se verifica, ou seja, ambos os títulos são os originais, com as suas mecânicas e essências, porém num formato em alta definição HD

Resumindo, o bundle Pikmin 1+2 é uma excelente oportunidade para aqueles que pretendem iniciar a aventura na consola mais atual da Nintendo. Jogabilidade e carisma intatos, mas com um grafismo em HD. Preço ligeiramente excessivo.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments