FM2023: DESAFIO: TERMINAR A DINASTIA | LEVSKI SOFIA - TEMPORADA 1

19.5.23

No seguimento dos meus projetos e saves de Football Manager, hoje início uma nova aventura, desta vez no Football Manager 2023.

Mais uma vez, aproveitando as inspiradoras ideias do site FMBLOG, o desafio passa quebrar a hegemonia do campeão da Bulgária, o Ludogorets. Atualmente, o clube búlgaro venceu a Liga Profissional por onze anos consecutivos e todos apontam como o principal favorito a manter a senda de vitórias. Por sugestão do mesmo site, o clube designado para esse feito é o LEVSKI SOFIA, que no passado já foi por diversas ocasiões o número um do país, no entanto, nos tempos recentes andam longe de o conseguir.

LEVSKI SOFIA – TEMPORADA 1

As táticas escolhidas para encarar as cinco temporadas foram os presentes nas imagens abaixo, obviamente sofrendo alguns ajustes com o desenrolar de cada partida, ainda assim, a ideia passa por cimentar bem estes sistemas de jogo.


A temporada arrancou com a normal verificação de quem cumpria os requisitos para ficar no plantel e decidimos apostar nos elementos que já faziam parte do plantel, apenas retocando com dois defesas centrais a título de empréstimo, uma vez que tínhamos outros dois jogadores com lesões de longa duração. Maksim Paskotsi jovem internacional A pela Estónia, chegou emprestado pelos ingleses do Tottenham e Valentin Antov, outro jovem internacional búlgaro, emprestado pelos italianos do Monza. Na janela de transferência de janeiro, tivemos a oportunidade de contratar a custo zero, Faouzi Ghoulam, defesa esquerdo, experiente e bem conhecido do futebol europeu, para dar mais qualidade ao seu flanco.

No plano inverso, nada de muito significativo, apenas alguns empréstimos para dar mais tempo de jogo aos jovens jogadores.

A nível desportivo e como é habitual nas equipas orientadas por mim, o treinador-adjunto é que toma conta da equipa na pré-época, mas sempre utilizando as táticas delineadas inicialmente. No início da temporada o objetivo da direção passava por terminar a EFBET LEAGUE (Liga da Bulgária) no Top 3, porém, apesar de desconhecer o campeonato e ser conhecedor da qualidade do adversário a “abater” (Ludogorets), tinha esperança de conseguir quebrar a hegemonia do rival logo no ano de estreia, no entanto isso não aconteceu, mas por muito pouco. Terminamos a competição no 2º LUGAR a apenas 1 ponto de distância do crónico campeão, Ludogorets. Foi uma prova disputada essencialmente entre os dois emblemas e da forma como terminou, sobretudo devido às vitórias robustas (5-1 e 5-0) frente ao rival, fiquei com sensação que poderíamos mesmo ter ficado com o trono, porém, o início de época algo irregular, onde empatamos algumas vezes frente a adversários teoricamente acessíveis, precipitou esse desfecho. Ainda assim, sem grandes reforços, sem a capacidade financeira do Ludogorets, tenho que considerar que foi uma temporada de grande nível.


Apesar de não fazer parte dos objetivos para o propósito deste save, na Kupa Bulgariya (Taça da Bulgária) fomos eliminados nos Quartos de Final, precisamente pelo alvo a abater, Ludogorets. Até essa altura, eliminamos CSKA 1948 e Pirin Blagoevgrad.

Na Superkupa Bulgariya (Supertaça da Bulgária), conseguimos superiorizarmo-nos ao adversário de sempre, Ludogorets, vencendo por 2-1 e erguendo o troféu.

Na UEFA Europa Conference League, fomos eliminados logo na primeira eliminatória que entramos, Playoff – Caminho das Ligas, pelos belgas do Antwerp, curiosamente com uma derrota caseira 2-3 e um empate 0-0 fora de portas.

Foi essencialmente uma temporada de aprendizagem e de conhecimento do futebol Búlgaro, ficando com a sensação que poderíamos ter quebrado mesmo a hegemonia do Ludogorets neste primeiro ano, no entanto, não foi possível, prometendo redobrar esforços para a próxima temporada.

A nível individual, o jogador que mais me surpreendeu foi o jovem extremo de apenas 19 anos, Marin Petkov, um produto das nossas camadas jovens, que apesar de nem sempre ter sido titular, acabou a época com um registo impressionante, 28(4) jogos, 18 golos e 14 assistências. Sem dúvida impressionante e um nome a seguir atentamente nas próximas temporadas.

Posto isto, tal como referido inicialmente, no próximo artigo avançamos para a segunda temporada a comandar os destinos do LEVSKI SOFIA e veremos que novos jogadores chegaram ao clube, quem saiu, que troféus foram conquistados ou não e o que fez o rival.


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments