Numa altura de muitos lançamentos, tivemos acesso a mais um título, o Submerged Hidden Depths, desenvolvido e publicado pela mesma empresa, a Uppercut Games Pty Ltd.
Submerged Hidden Depths é um jogo muito curioso, ligeiramente diferente do que se encontra amiudamente, pois não contém lutas ou combates e onde talvez a melhor palavra ou conceito para o definir seja “relaxploration”, traduzindo para português, exploração relaxada!
Com pouca ou nenhuma informação, sabendo apenas que os protagonistas e irmãos Miku e Taku procuram um novo lar. Recorrendo a uma pequena embarcação, movimentam-se sobre as relaxantes e límpidas ondulações até chegarem a um inóspito local, afetado por uma estranha vegetação. A nossa relaxante aventura ocorre numa localidade inundada, repleta de edifícios e estruturas abandonadas e desgastadas pelas ondas do mar, onde ambos terão que entreajudar-se em busca de resposta e certezas.
uma pequena embarcação, movimentam-se sobre as relaxantes e límpidas ondulações até chegarem a um inóspito local |
A jornada verdadeiramente começa no topo de uma estrutura abandonada no centro da cidade e onde assumimos o controlo de Miku, que parece ter uma ligação particular com o local, bem como a sua irmã Taku que possui um dom misterioso com as plantas e flores. A partir deste ponto, sinceramente, prefiro não revelar mais pormenores para não estragar a surpresa, mas tenham sempre em mente que a exploração é o ponto chave para sermos bem-sucedidos.
A jogabilidade é realmente a um ritmo bastante abaixo de outros títulos e aqui o jogador tem a liberdade para ser mais demorado ou mais apressado, sem comprometer a experiência. Existem muitos colecionáveis e registos de diários ao longo da demanda, pelo que é essencial vaguear por todos os locais, alguns deles bastante peculiares. Esses objetos que recolhemos dão-nos informações preciosas sobre o local onde nos encontramos e o que lhe aconteceu, sendo um complemento importante na história, por isso devemos estar sempre atentos a todos os cantos e recantos.
... afetado por uma estranha vegetação |
Outra parte interessante de Submerged Hidden Depths é que realmente não existe grande perigo, sendo complemente focado na exploração e em parte na narrativa. O objetivo passa por purgar as zonas infestadas pela nefasta vegetação e torna-las mais viçosas e verdejantes. Os únicos entraves são os quebra-cabeças, que, não são de todo dos mais exigentes. Eventualmente poderá ser um pouco monótono, sobretudo em determinadas zonas, em que apenas temos de subir uma estrutura, aceder a um local, desativar uma alavanca, descer por outro caminho para conseguir passar pelo ponto inicial.
O ambiente e atmosfera desenvolvida pelos criadores é sem dúvida um dos aspetos mais influentes do jogo, pois transmite mesmo tons tranquilidade e descontração, permitindo-nos aproveitar cada minuto ao ritmo que pretendemos. Os cenários foram criados de uma forma cartoonesca, mas repletos de cores e relativa magia. A flora em redor também tem a sua influência e eleva o cenário a um patamar mais acima.
O objetivo passa por purgar as zonas infestadas pela nefasta vegetação e torna-las mais viçosas e verdejantes |
A sonoplastia está realmente adequada ao ambiente e complementa de forma satisfatória toda a experiência, acrescentando e elevando o espirito zen e de tranquilidade do jogo. A longevidade de Submerged Hidden Depths pode ser resumida apenas aos colecionáveis, que são talvez a única grande razão para se voltar a jogar este título, depois de concluído pela primeira vez.
Os únicos entraves são os quebra-cabeças, que, não são de todo dos mais exigentes |
Em suma, Submerged Hidden Depths não irá seguramente agradar a todos e nem tão pouco será uma questão de amor à primeira vista. É necessário aprender a gostar de uma experiência mais calma e relaxante, encarando-a com um espirito diferente do trivial.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas.
0 comments