DESPORTO: Taça da Liga | Final Four | FC Porto – Sporting CP | Rescaldo e opinião

30.1.23

O FC Porto venceu por 2-0 o Sporting CP e conquistou a Taça da Liga, o único troféu que lhe faltava no museu.

Sérgio Conceição voltou a chamar os habituais titulares, apostando no onze que mais vezes jogou junto, sendo Pepê a maior novidade, uma vez que ultimamente tem sido suplente.

Tantos os clássicos já disputados por estes treinadores que pouco há a esconder, porém o Sporting CP entrou bem mais determinado e destemido, assumindo as despesas da partida. No entanto, na primeira aproximação à área adversária, os dragões inauguraram o marcador, com muita ajuda de Antonio Adán. Pepê arranca na direita, passa para Coates, cruza para a grande área, a bola sobra para Wendell que assiste Eustáquio, que remate colocado mas sem grande força, no entanto a bola escapa das mãos do guarda-redes espanhol e só para no fundo das redes. Os verdes e brancos respondem de imediato e chegam ao golo do empate, mas o golo de Edwards é anulado por fora de jogo. Seguiram-se momentos complicados para os azuis e brancos, com duas bolas aos ferros da baliza de Cláudio Ramos e inúmeras tentativas de golo, anuladas pelo guarda-redes ou pela defesa portista, terminado a primeira parte em vantagem no marcador.

imagem ligaportugal.pt - clicar para aumentar

O domínio dos leões não foi tão evidente na segunda parte, pois a estratégia de Sérgio Conceição foi ajustada ao intervalo e deu os seus frutos. A pressionar mais à frente, o FC Porto nunca mais permitiu grandes veleidades ao Sporting CP e os jogadores leoninos começaram a perder o discernimento. Paulinho viu o segundo amarelo e consequente vermelho, sendo que a partir daí os azuis e brancos foram efetivamente superiores. Depois de muitas substituições, algumas quezílias e já bem perto do final, o FC Porto chegou ao golo da tranquilidade. Novamente Pepê numa bela arrancada, cruza com perfeição para o cabeceamento de Marcano, que fixou o resultado final em 2-0.

imagem ligaportugal.pt - clicar para aumentar

Destaque individual para Iván Marcano, que para além de ter estado bem nas tarefas defensivas ainda foi a tempo de marcar o golo da vitória. Do lado leonino, Pedro Porro foi o mais abnegado, tentando inclusive o golo.

Em suma, uma vitória que valeu a conquista da Taça da Liga, onde o resultado foi melhor que exibição, porém as finais são para ganhar, não para jogar bonito. O FC Porto, volta aos jogos na próxima quarta feira, deslocando-se à Madeira, para mais uma jornada da Liga Portugal BWIN.


 

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Jogo de futebol da Final da Liga
    entre FCPORTO e SPORTING .
    É habitual dizer-se que as finais são para se ganhar. Esta não fugiu à regra e, a equipa do FCPORTO ganhou e ganhou bem. Foi sem dúvida uma vitória difícil, foi, mas também foi justa e merecida. No cômputo geral foi melhor que o adversário, é certo, que teve alguns momentos de sorte, mas também faz parte do jogo ter sorte ou felicidade.
    Este título assenta bem ao FCPORTO, pois ao fim de cinco finais desta prova conseguiu e bem conquitar o Troféu.
    Quanto ao destaque , eu destacarei toda a equipa, pois jogaram todos bem, um colectivo formidável, remaram todos para a vitória.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. A primeira parte foi fraca, no entanto, ao contrário de outras finais, esta não fugiu... Abraço

      Eliminar