No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje escrevo a minha opinião sobre o portátil Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7.
Como já vem sendo habitual na marca Lenovo e especialmente nos modelos Yoga, a elegância é dominante, contando com detalhes luxuosos no chassis e cantos arredondados, definitivamente vincando a qualidade de construção. E apesar do seu robusto hardware, a sua estrutura é realmente fina e leve.
Como já vem sendo habitual na marca Lenovo e especialmente nos modelos Yoga, a elegância é dominante |
O equipamento conta com o processador de 12ª segunda geração Intel® Core i7-12700H a 2.30 GHz, acompanhado de 32 GB de memória RAM, um SSD 1TB de espaço de armazenamento e a unidade gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 3050. Tudo isto num portátil com aproximadamente 1,45 Kg, o que realmente é de salientar.
Em termos de ligações, o Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7 possui no lado esquerdo uma porta HDMI 2.0, bem como duas portas Thunderbolt 4, ambas podendo ser usadas para carregar o equipamento. Mudando de lado, ou seja, para o lado diretio, o portátil apresenta o botão de ligar, uma porta USB Tipo A 3.2 (Gen. 1), um conetor combo jack de 3.5mm para ligação de auscultadores, colunas de som ou microfone e um botão slider do obturador da camera.
Em termos de ligações, o Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7... |
O teclado é retroiluminado e as teclas são bastante decentes e confortáveis, permitindo longos períodos de tempo em utilização. Um detalhe que pessoalmente me desagradou ligeiramente, foram as teclas cursoras (seta para cima e seta para baixo) que são demasiado pequenas, originando alguns movimentos errados. Pelo contrário, o touchpad possui um tamanho bem generoso e é bastante responsivo, permitindo realizar todos os movimentos com facilidade e assertividade, inclusive o mecanismo de clique.
O teclado é retroiluminado e as teclas são bastante decentes e confortáveis |
Mais uma vez, como é apnágio na gama Yoga, a qualidade do painel IPS a 120Hz é incrível. Apesar de ser de 14’’ e possuir o formato 16:10 a 3K, todos os ângulos de visão são confortáveis ao olhar, atingindo 415 nts de brilho máximo e uma fantástica nitidez. Outro detalhe interessante é a possibilidade de colocar o equipamento totalmente na horizontal, permitindo várias situações de partilha de informação com outras pessoas, sendo bastante versátil nessa vertente. A nível sonoro, o equipamento conta com altifalantes da marca Harman produzindo um som de boa qualidade
Voltanto atenções para a vertente gráfica, conforme referido acima, o portátil Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7 vem com a NVIDIA® GeForce RTX™ 3050, que serve com bastante competência e assertividade, quer a criatividade em momentos de trabalho, como o lazer através do gaming. O equipamento tem a validação NVIDIA® Studio, que permite editar, trabalhar e produzir conteúdos multimédia de forma extremamente rápida e fluída.
Mais uma vez, como é apnágio na gama Yoga, a qualidade do painel IPS a 120Hz é incrível |
Poucas ou nenhumas situações negativas experienciei durante os testes efetuados, apenas algo que considerei um pouco desagradável foi o calor em toda a generalidade da superfície do teclado, sobretudo nos momentos mais exigentes, como o gaming. Como tal, as ventoinhas de refrigeração entram em modo mais intenso e consequentemente aumentam o ruído. Ainda assim, comparado com outros equipamentos do mesmo segmento, não se traduz num som exagerado e aborrecido, sendo tolerado com alguma facilidade.
Ainda no campo dos aspetos menos positivos, a ausência de um leitor de cartões e de uma porta ethernet, foram exemplos que me saltaram à vista. Obviamente que são questões que podem ser resolvidas através de periféricos externos, mas considero que num equipamento deste segmento, já deveria vir incluído de origem. Para concluir, o preço é um pouco elevado, porém o equipamento possuí realmente algumas características de nível superior e como em qualquer área, a qualidade tem custos.
Ainda no campo dos aspetos menos positivos, a ausência de um leitor de cartões e de uma porta ethernet |
Principais características:
- Processador: Intel Core i7-12700H 14-Core, com Turbo até 4.7 GHz, 24 MB Cache
- Sistema Operativo: Windows 11 Home
- Memória RAM: 32GB LPDDR5-6400MHz (onboard, não expansível)
- Ecrã: 14.5" 3K (3072x1920) IPS 400nits Glossy, 120Hz, 100% sRGB, TÜV Low Blue Light, Eyesafe, Glass, Touch, Dolby Vision
- Gráficos: Intel® Iris® Xe Graphics + NVIDIA GeForce RTX 3050 4GB GDDR6
- Armazenamento: SSD 1TB M.2 2280 PCIe 4.0x4 NVMe
- Câmara: ToF, FHD 1080p & IR com Shutter E-privacy
- Interfaces:
- 1 x USB 3.2 Gen 1 (Always On)
- 1 x HDMI 2.0
- 1 x Headphone / microphone combo jack (3.5mm)
- 2 x Thunderbolt 4 (suporta transferência de dados, Power Delivery 3.0 e DisplayPort 1.4)
- Comunicações: Wi-Fi 6 11ax, 2x2 + Bluetooth 5.1
- Áudio: Altifalantes estéreo, 2 x 2W, otimizados com Dolby Atmos
- Teclado: Layout PT-PT, Retroiluminado
- Bateria: Bateria de polímeros de 70Wh
- Dimensões: 328.2 x 221.4 x 15.9 mm
- Peso: Apróx. 1.45 kg
Para o Benchmark, utilizei os softwares Crystal Disk Mark, PassMark e HD Tune de modo a verificar alguns dados estatísticos sobre o rendimento que o Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7 tem para oferecer, atingindo os seguintes resultados:
Em jeito de conclusão, o Lenovo Yoga Slim 7 ProX 14IAH7 consegue juntar a elegância e a potência num só equipamento. A qualidade de imagem é talvez o ponto mais alto, contrapondo com o alum aquecimento e o preço ligeiramente inflacionado.
0 comments