BIMBY®: SKYR – O iogurte do momento!

31.3.22

O Skyr está na moda e muitas são as pessoas que assaltam as prateleiras dos supermercados à procura deste produto “milagroso”. Mas será um produto apenas da moda ou terá mesmo vantagens nutricionais?

O QUE É O IOGURTE SKYR?

Conta a história que o iogurte Skyr chegou à Islândia na Idade Média, levado pelos vikings. É produzido a partir de leite magro pasteurizado, algo que resulta da ação de bactérias como Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, grandes responsáveis pela textura mais espessa destes iogurtes em relação aos iogurtes convencionais.

O QUE DISTINGUE NUTRICIONALMENTE ESTE IOGURTE?

O Skyr destaca-se por ser praticamente isento de gordura, com poucas calorias e elevada quantidade de proteínas, quase o dobro de um iogurte convencional. De consistência cremosa e com um sabor suave, existe em versão natural (levemente azedo) e aromatizado com fruta (framboesa, mirtilo, pêssego e maracujá, entre outras).

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DO SKYR?

Entre os vários benefícios, destacam-se:

- Ser pobre em gordura e rico em proteínas e dai excelente um aliado dos amantes do fitness, uma vez que promove o aumento de massa muscular;

- Melhora o trânsito intestinal;

- Melhora a microflora do intestino por possuir efeito probiótico, organismos vivos que, quando ingeridos, exercem um efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal da pessoa que o consumiu;

- Excelente aliado no controlo de peso, sendo um alimento bastante saciante, devido ao seu elevado teor proteico;

A QUEM SE DESTINA?

Todas as pessoas que gostem do seu sabor podem comer o Skyr. No entanto, devido à sua composição nutricional, é indicado para pessoas que tenham necessidades proteicas aumentadas ou dificuldade em consumir proteína animal.

- Atletas;

- Pessoas que procurem perder peso ou controlá-lo;

- Indivíduos que seguem dietas ovolactovegetarianas;

- Idosos, com dificuldade de mastigação e que tantas vezes reduzem a ingestão de proteína (carne, peixe e ovos);

E AS CRIANÇAS PODEM COMER ESTE TIPO DE IOGURTES?

No caso das crianças, o Skyr não é considerado uma mais-valia, exatamente por possuir muita proteína, podendo haver sobrecarga da mesmo com prejuízo para a saúde. Às crianças, recomenda-se o iogurte natural comum, por ter uma repartição de macronutrientes mais equilibrada.

QUAL O SKYR DEVO PRIVILEGIAR?

Sem dúvida que se deve privilegiar a versão natural. As versões com fruta têm bastantes ingredientes desinteressantes, como o aspartame e o açúcar, entre outros. O ideal será fazer em casa o seu próprio Skyr ou utilizar o de compra natural e adicionar-lhe fruta triturada em casa.

EVITE OS EXCESSOS DA MODA

Como qualquer outro alimento que escolhemos no nosso dia-a-dia, o iogurte Skyr deve ser integrado numa dieta alimentar equilibrada e saudável. As quantidades de proteína necessárias variam consoante o género, a idade, a atividade física e o estado de saúde. Por isso, não se deixe levar por modas e consuma-o de forma adequada.

IOGURTE TIPO SKYR

IOGURTE TIPO SKYR

INGREDIENTES:

1000 g leite magro

30 g skyr

2 gotas de coalho líquido

 

PREPARAÇÃO

1-Coloque no copo todos os ingredientes e aqueça 5 min/50°C/vel 2. Retire o copo e abafe com uma manta cerca de 8 horas;

2-Após a fermentação forre a Varoma com um pano de algodão fino e deite o skyr. Leve ao frigorífico e deixe escorrer o soro cerca de 3 horas. Distribua por frascos e reserve no frigorifico até ao momento de servir.

Fonte: revista BIMBY® setembro 2017


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments