TECNOLOGIA: Hands On - ASUS ZenBook Duo UX482EG

7.4.21

No seguimento dos artigos de teste de produtos, hoje trago a minha opinião sobre o portátil ASUS ZenBook Duo UX482EG, que tem uma característica que salta logo à vista, a existência de dois ecrãs.

O ASUS ZenBook Duo UX482EG é um equipamento que possui um design cuidado e elegante, algo que já é praticamente imagem de marca da ASUS. Mas não pensem que a sua elegância é o ponto mais forte, pois por dentro da estrutura esbelta existe tecnologia potente, robusta e tremendamente capaz de realizar todas as tarefas de uma forma assertiva, eficiente e com qualidade.

Equipado com um dos mais recentes processadores da Intel, mais precisamente o Intel Core i7-1165G7 a uma velocidade de 4.70 GHz, com 16 GB de memória RAM e um SSD de 1 TB PCIe 3.0 x4, que em conjunto resultam numa aceleração de todos os fluxos de trabalho e otimizando a produtividade. O portátil ainda inclui uma placa gráfica da NVIDIA no caso a NVIDIA GeForce MX450 com 2 GB, que obviamente não é indicada para aplicações muito exigentes, como por exemplo os jogos, mas é perfeitamente capaz de realizar sem grandes dilemas as tarefas mais quotidianas e até edição básica de fotos e vídeos ou visualizar conteúdos multimédia com uma definição mais elevada. Toda esta tecnologia incluída numa estrutura de 14 polegadas, pesando aproximadamente 1,6 kg e com uma espessura de apenas 16.9 mm.

Em termos de ligações, o ASUS ZenBook Duo UX482EG vem equipado com um leitor de cartões MicroSD, uma entrada combinada de auscultadores/microfone de 3.5 mm e uma porta USB 3.2 Gen 1 Type A, numa das laterais do equipamento, sendo que na outra, existem 2 portas Thunderbolt 4 USC-C e uma HDMI 1.4, notando-se claramente a ausência da tradicional porta Ethernet, que apesar ser cada vez menos utilizada em equipamentos essencialmente virados para a mobilidade, porém é ainda importante para algum tipo de trabalho. Obviamente que quer essa porta, quer outras, podem ser adicionadas através de adaptadores existentes e distribuídos pela própria Asus.

Mas o que realmente temos de destacar é, claro está, o segundo ecrã. Estrategicamente colocado logo abaixo do principal, funcionando como uma espécie de seguimento do mesmo e fazendo derivar o teclado para uma parte pouco usual nos computadores portáteis, o ASUS ZenBook Duo UX482EG apresenta um design incomum e verdadeiramente arrojado. Este segundo ecrã, ScreenPad Plus inclina-se ligeiramente, segundo fontes oficiais, num ângulo de 7°, para permitir um campo de visão mais claro e sem reflexos. É possível utilizá-lo como um ecrã extra, o que por si só já é uma excelente opção, ainda que seja obviamente mais reduzido que um monitor externo, mas o seu ponto forte é a utilização de aplicações integradas otimizadas que nos oferecem a capacidade de multitarefa de forma uma extremamente prática e assertiva.

Através do software ScreenXpert 2, é possível colocar janelas de configurações ou outras aplicações no ScreenPad Plus, libertando o espaço do ecrã principal para a tarefa em curso. De destacar também outras funcionalidades interessantes, como utilizar o segundo ecrã como uma extensão do principal, ganhando espaço adicional através da ferramenta ViewMax ou parametrizá-lo como um se tratasse de um touchpad gigante, apenas com um toque de três dedo, sendo extremamente útil quando estamos a efetuar por exemplo, trabalhos de design mais exigentes que requerem uma destreza complementar. É possível também configurar grupos de aplicações predefinidas, através da função Task Group, abrindo-as apenas através de um clique e sendo astuciosamente colocadas de forma ordenada no ScreenPad, facilitando as tarefas realizadas habitualmente. 

Um exemplo perfeito de utilidade surge quando estamos a utilizar um editor de vídeo, de imagem ou de som, ou outro software semelhante, permitindo a possibilidade de desocupar o espaço do ecrã principal com barras de ferramentas, linhas temporais do vídeo ou de faixas de música, colocando-as no ecrã secundário e tendo acesso a elas de uma forma rápida, cómoda e extremamente prática. Aplicações da suite da Adobe, como After Effects, Photoshop ou Premiere, podem ainda utilizar a ferramenta Control Panel, adicionando atalhos de funções que são utilizadas nesse software, sendo acedidas de uma forma realmente mais prática. Para finalizar as funções interessantes do ScreenPad, resta-me acrescentar que é ainda possível tornar a sua superfície numa espécie de mesa digitalizadora, permitindo desenhar ou simplesmente tirar notas, de uma forma bastante assertiva e intuitiva.

O que me desagradou ligeiramente foi a posição do teclado e o tamanho do touchpad, que talvez por estarem fora do seu local habitual criaram algumas dificuldades iniciais, que, no entanto, foram ultrapassadas com o uso mais recorrente, porém se tivermos a necessidade de utilizar amiudamente equipamentos diferentes durante o nosso dia à dia, surge claramente essa estranheza, que é facilmente ultrapassada recorrendo a um teclado e rato externos.

Principais características:

  • Processador: Intel® Core™ i7-1165G7
  • Memória RAM: 16GB
  • Ecrã: 14" IPS 400nits, Full HD (1920x1080)
  • Ecrã Secundário: ScreenPad Plus (1920x515) com painel Super IPS
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce MX450
  • Armazenamento: SSD 1 TB PCIe 3.0 x4
  • WebCam: HD 720p com microfone
  • Comunicações: Wi-Fi 6 (Gig +) (802.11ax) 2 × 2, Bluetooth 5.0.
  • Interfaces:
    • 1 x USB 3.2 (Gen 1)
    • 2 x Thunderbolt 4 USB-C
    • 1 x combinada de auscultadores/microfone de 3.5 mm
    • 1 x HDMI 1.4
    • Leitor de cartões Micro-SD
  • Bateria: 70WHrs
  • Dimensões: 324 x 222 x 169 mm
  • Peso: Apróx. 1,6 Kg

Para o Benchmark, utilizei os softwares Crystal Disk MarkPassMark e HD Tune de modo a verificar alguns dados estatísticos sobre o rendimento que o ASUS ZenBook Duo UX482EG tem para oferecer, atingindo os seguintes resultados:




Em suma, o ASUS ZenBook Duo UX482EG é um equipamento direcionado essencialmente para os criadores de conteúdo, uma vez que o segundo ecrã é realmente uma opção interessante e uma mais-valia para o desenvolvimento do seu trabalho. Por outro lado, o rácio custo/beneficio de ter dois ecrãs, pode eventualmente afastar alguns interessados. 


  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments