O FC Porto deslocou-se a Famalicão para a 13ª jornada da Liga NOS e venceu o conjunto local por 1-4.
Sérgio Conceição fez apenas duas alterações no onze base, colocando Nanú no lugar de Wilson Manafá que ficou de fora porque acusou positivo ao covid-19 e Otávio que regressou após castigo, no lugar de Luis Díaz.
Numa noite bem fria e com o relvado congelado em algumas zonas, o FC Porto entrou decidido a marcar cedo para vencer a partida, uma vez que todos os mais diretos perseguidores já tinham vencido os seus jogos. Logo aos 13 minutos, uma jogada pelo flanco direito, Jesús Corona cruza e Mehdi Taremi remata para o fundo a baliza de Vaná Alves inaugurando o marcador. Resposta quase de imediato dos famalicenses, onde Anderson Oliveira ganha uma grande penalidade. Na marcação do castigo máximo Jhonata Robert não falhou e empatou a partida. Porém, o cariz do jogo não mudou e os portistas lutaram para chegar ao golo da vantagem que aconteceu através de outra grande penalidade conquistada pelo jogador iraniano do FC Porto e apenas assinalada depois de consultar as imagens do VAR. O inevitável Sérgio Oliveira não falhou e colocou novamente os dragões na frente do resultado, que se manteve inalterado até ao fim dos primeiros 45 minutos, apesar de algumas boas oportunidades desperdiçadas por parte dos azuis e brancos.
imagem fcporto.pt - clicar para aumentar |
Na segunda metade, mais do mesmo, ou seja, o FC Porto a dominar em todos os aspetos do jogo e os famalicenses com muitas dificuldades em incomodar o reduto defensivo dos visitantes, por isso foi com alguma naturalidade que surgiu mais um golo. Na marcação de um pontapé de canto, Vaná Alves alivia a bola, no entanto novo cruzamento para a grande área, Vaná Alves escorrega no gelo e Mehdi Taremi cabeceia com calma para a baliza deserta, colocando o marcador nos 1-3. A vencer por dois golos de diferença, os portistas relaxaram e permitiram uma ligeira subida dos visitados, que começaram a criar relativo perigo para a baliza de Agustín Marchesín, que, no entanto, foi defendendo o que havia para defender. Já bem perto do final e depois de muitas substituições de parte a parte, o jovem João Mário ainda foi a tempo de colocar o seu nome na lista dos marcadores e servido por Luis Díaz, rematou forte e colocado, estabelecendo o resultado final em 1-4.
imagem fcporto.pt - clicar para aumentar |
Destaque individual para Mehdi Taremi, cada vez mais confiante e entrosado com os colegas, o iraniano vai respondendo com golos e ajudando a equipa. Do lado famalicense, Gil Dias, agora a jogar na sua posição e não a defesa esquerdo, foi o mais movimentado e quem mais tentou inverter o resultado negativo.
Em suma, vitória robusta e mais tranquila do que se imaginava perante um adversário que está muito diferente do que mostrou no ano passado. O futebol não para e o FC Porto volta aos jogos amanhã, deslocando-se à Choupana para defrontar o Nacional, num desafio a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
2 comments
Sim. Foi sem dúvida uma vitória robusta e mais tranquila do que se imaginava. Concordo completamente com o comentador Carlos Silva do Canal-NECTEP.
ResponderEliminarA equipa Portista realizou uma bela partida de futebol com muito boas jogadas de futebol, bem como, bons golos.
O FCPORTO entrou bem na partida procurando cedo o golo, e, mais golos surgiram, passado então a controlar o encontro do principio ao fim. Vitória categórica dos Portistas, mais uma vez cumprindo o objectivo principal, amealhando os três pontos que estava em disputa. Conseguindo assim ao mesmo tempo uma série de vitórias seguidas.
Agora, sobre o destaque individual.
Concordamos com o destaque de Carlos Silva que recai no jojador TAREMI. Sim, sem margem para dúvidas, fez uma grande partida de futebol com golos e assistências para outros. Cada vez mais entrosado na equipa, sendo também cada vez mais titular da mesma.
Saudações desportivas e até a próxima.
Abraços.
Obrigado pelo comentário. Um bom jogo, com muitos golos. Taremi está bem melhor e ajuda muito a equipa. Abraço
Eliminar