DESPORTO: Liga NOS | Jornada 5 | FC Porto - Gil Vicente | Rescaldo e opinião

26.10.20

O FC Porto recebeu o Gil Vicente por 1-0, numa partida a contar para a 5ª jornada da Liga NOS.

Sérgio Conceição voltou a surpreender não só porque apresentou o mesmo esquema tático de Manchester com três centrais, porém mudou também alguns elementos, fazendo alinhar de início Wilson Manafá, Toni Martinez, Evanilson e Shoya Nakajima.

Talvez por tantas alterações, o jogo do FC Porto não era de todo o habitual, que normalmente costuma ser pressionante e intenso, ficando a sensação que alguns jogadores andavam mesmo perdidos em campo, sem saber muito bem que zona do terreno pisar. Com Jesús Corona a fazer todo o corredor direito, Wilson Manafá o esquerdo, Shoya Nakajima e Fábio Vieira no centro do terreno, e o ataque entregue a uma nova dupla em estreia, Toni Martinez e Evanilson, os portistas apresentavam algumas dificuldades e chegar à área adversária. Os gilistas, também mais preocupados em não sofrer do que marcar, criavam relativo perigo sobretudo por Samuel Lino, graças à sua velocidade. Já bem perto do final parcial e depois de Sérgio Conceição ter alterado ligeiramente o figurino tático, mudando os flancos, os azuis e brancos melhoram e conseguem mesmo chegar ao golo, por Evanilson, encostando a bola para o fundo da baliza, servido por Shoya Nakajima, depois de uma excelente jogada coletiva. Antes mesmo desse golo, já o jovem brasileiro tinha cabeceado à trave da baliza de Denis.

imagem fcporto.pt (clicar para aumentar)

Sérgio Conceição decidiu mudar o esquema para a segunda parte, voltando a um mais habitual, sem os três defesas centrais e o FC Porto apresentou-se mais igual a si mesmo. A entrada de Romário Baró, sacrificou o ponta de lança espanhol Toni Martinez e deu mais robustez a um meio campo fisicamente débil. Os azuis e brancos colecionavam boa oportunidades, todas elas falhadas, incluindo uma grande penalidade, desperdiçada por Matheus Uribe. À passagem do minuto 73, Zaidu Sanusi num lance claramente de jogador inexperiente, viu o segundo cartão amarelo e a consequente ordem de expulsão, deixando os portistas reduzidos a 10 elementos e com 20 minutos para jogar. Malang Sarr e Mehdi Taremi entram, mas o FC Porto vive o seu pior momento na partida permitindo aos gilistas acercarem-se com perigo da baliza de Agustín Marchesín, porém o resultado não se alteraria.

imagem fcporto.pt (clicar para aumentar)

Destaque individual para Evanilson pelo golo que marcou, mas também pelo que correu e lutou na frente de ataque. Do lado gilista, Denis realizou um par de defesas importante, incluindo uma grande penalidade, que permitiram estar sempre na discussão do resultado.

Em suma, vitória importante, ainda que por números abaixo do desejado que permitiu aos portistas quebrarem um ciclo de 3 jogos sem conhecer o sabor da vitória. O FC Porto volta aos jogos na próxima terça-feira, recebendo os gregos do Olympiacos num desafio a contar para a 2ª jornada da Liga dos Campeões.

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Como fã deste canal-NECTEP e também do seu comentador Carlos Silva, não podia deixar passar sem ver os seus comentários sobre o jogo de futebol entre FCPORTO e GIL VICENTE a contar para a Liga. Como diz: foi uma vitória importante ainda que por números abaixo do desejado.
    Concordo completamente. Mas, não deixo de fazer aqui o meu reparo sobre a partida.
    A equipa Portista não fez uma primeira parte com agrado, não. Valeu então a parte complementar a qual de facto foi muito boa marcando um golo e com muitas oportunidades para ampliar o marcador porém nada alterou e até um penalti falhou.
    Foi uma vitória justa, merecida e muito importante que valeu os três pontos em discussão.
    Destaque de Carlos Silva nesta jornada, EVANILSON. Sim marcou o golo da vitória e ao mesmo tempo realizou um bom jogo. Esta muito bem atribuido o destaque.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Foi um jogo difícil porque o FC Porto permitiu que assim fosse, mas no fim valerem os três pontos. Abraço

      Eliminar