LIVROS: Meia-Noite ou o princípio do mundo | Richard Zimler | A opinião de Andreia Silva

17.5.19


Depois de ter terminado a leitura de Cada Suspiro teu de Nicholas Sparks, um dos meus escritores favoritos, desta vez venho falar de mais uma obra de Richard Zimbler, curiosamente apenas a segunda que li, tendo terminado A Sentinela muito recentemente.

Procuro ser sempre sincera e genuína nas minhas apreciações aos livros que leio e neste caso, em Meia-Noite ou o princípio do mundo confesso que foi uma obra literária que ao início não me cativou o suficiente, mas com o desenrolar da história e do enredo, consegui finalmente entranhar na narrativa.

A trama inicia-se na cidade do Porto e acaba nos Estados Unidos da América, abordando temas muito particulares e angustiantes, como a escravatura, guerra e todo o cenário que os envolve, sobretudo durante a invasão dos franceses de “Napoleão” a Portugal, relatando muito vivamente e minuciosamente a destruição e a dor que causaram.

É um livro que aconselho a ler, pois leva-nos a uma realidade muito distante, datada de 1800, mas que infelizmente nos dias de hoje, ainda a vivemos de certa forma, obviamente não tão intensamente e tão visível, mas ainda existem inúmeras pessoas que a vivem de variadíssimas maneiras.

Andreia Silva
Aqui fica a sinopse:

Portugal, início do século XIX: John Zarco Stewart, filho de uma judia portuguesa e de um escocês, é uma criança endiabrada, sensível e profundamente curiosa, herdeira sem o saber de uma fé amortalhada em três séculos de secretismo. Mas um período de perda e amargas revelações põe um fim abrupto à sua inocência, e só a misteriosa intervenção de um carismático curandeiro, trazido de África para o Porto pelo pai, consegue salvá-lo. Profundo conhecedor da sabedoria milenar do seu povo e antigo escravo, Meia-Noite tornar-se-á o maior amigo de John e determinará o curso do seu destino.

Quando as tropas de Napoleão invadem Portugal, a violência vem perturbar a frágil paz de John. À medida que tudo em volta parece ruir, John desvenda as verdades e mentiras escondidas por aqueles que mais amava e em quem mais confiava. E, já adulto, descobre o ato de imperdoável traição que em última instância devastou a sua família - e que ameaça destruir a sua fé. Para redimir crimes passados, John percebe que deve fazer uma viagem longínqua e perigosa aos Estados Unidos da América.

Com um raro poder de observação e um talento inato para o pormenor histórico - dos vibrantes mercados do Porto às sonolentas plantações do Sul dos Estados Unidos, do judaísmo que John Zarco descobre durante a juventude à mítica África que Meia-Noite lhe desvenda -, Richard Zimler confirma o seu lugar de excelência no panorama do romance histórico.

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments