JOGOS: Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer | Análise

12.12.24

Como o fim do ano a chegar, os novos lançamentos começam a escassear, contudo tivemos a fantástica oportunidade de jogar o novíssimo Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer, que tal como o próprio nome indica, é uma espécie de treinador pessoal para melhorarmos os nossos dotes de boxista!

Lançado em exclusivo para a plataforma Nintendo Switch, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é descrito pelos especialistas como um fitness vídeo game, que teve diversas edições anteriores, começando com uma trilogia denominada Shape Boxing disponibilizada para a Nintendo Wii, mais tarde, foram lançadas novas versões adotando o nome Fitness Boxing, Fitness Boxing 2: Rhythm and Exercise e Fitness Boxing: Fist of the North Star, todas elas desenvolvidas para a Nintendo Switch, tendo pelo meio alguns lançamentos específicos em determinadas zonas da Ásia.

Apesar de ser um título com tantas versões, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer foi o meu primeiro contacto com a franquia.

NARRATIVA

Como certamente compreenderão, neste tipo de jogos a história ou narrativa está completamente ausente, pelo não poderá ser um aspeto a ter em conta.

JOGABILIDADE

Tal como acontecia nos antecessores, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer utiliza as funcionalidades de movimento dos Joy-Con para executar os golpes e esquivas, normalmente realizadas pelos praticantes da modalidade. Independentemente dos vários modos de jogo (que falaremos deles mais à frente), a premissa do jogo é basicamente a mesma do início ao fim, realizar determinados exercícios relacionados com o boxe.

Para ajudar o jogador, existem seis instrutores que nos vão exemplificando como realizar os movimentos, no fundo, vão funcionando como um guia visual para manter o ritmo do exercício, mas também vão fornecendo dicas para sermos bem-sucedidos. A dificuldade e complexidade dos treinos vai, naturalmente, aumentando gradualmente e progressivamente. Tal como acontece na vida real, o Personal Trainer recomenda exercícios de aquecimento ou preparatórios, semelhantes aos alongamentos, antes e no fim de cada treino.

No geral, a jogabilidade, acaba mesmo por ser simples e de rápida absorção, permitindo ao jogador começar de imediato a aventura desportiva, sem ter a necessidade de recorrer ao um ginásio!

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer utiliza as funcionalidades de movimento dos Joy-Con para executar os golpes e esquivas...

LONGEVIDADE

No que concerne à longevidade, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é um título que possuí características bem particulares nesse aspeto. Não pode ser comparado sequer aqueles jogos que nos ocupam inúmeras horas seguidas, contudo, pode ser responsável por nos fazer despender o tempo necessário para concluir os exercícios.

Os diversos modos de jogo, também, assumem contornos importantes para o aumento da exponencial da sua longevidade. A expressão “Um treino à tua medida”, basicamente resume o principal modo. A sessão de exercícios pode (e deve) ser totalmente personalizada, consoante o pretendido pelo jogador. Aspetos como o nível de dificuldade, áreas do corpo que pretendemos dar mais atenção, velocidade de execução dos movimentos, duração, entre outros. Para tal é importante, indicar corretamente os nossos dados físicos, altura e peso, de modo a conseguirmos obter uma experiência fidedigna e assertiva.

No entanto estão também disponíveis outros modos, como o treino rápido, ideal para quando pretendemos iniciar rapidamente uma atividade física sem efetuar qualquer ajuste ou configuração, ou o treino livre, onde podemos optar apenas pelo exercício que queremos realizar. Para além desses, ainda existe o modo de treino adaptado, destinado a pessoas com menos mobilidade. Estão igualmente disponíveis o modo multijogador local, partilhando a diversão com que gostamos, cada um usando um comando Joy-Com e uma espécie de modo online, onde podemos comparar as estatísticas dos nossos feitos com as de outros jogadores espalhados pelo mundo fora.

Razões não faltam para voltarmos a jogar Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer, quer de uma forma regular para manter a forma ou mesmo apenas de vez em quando, sempre que o tempo assim o permitir, recorrendo a uma sessão rápida, mas intensa e exigente.

A expressão “Um treino à tua medida”, basicamente resume o principal modo.

RAFISMO E SONOPLASTIA

O grafismo não é propriamente vistoso e realista, contudo cumpre os seus desígnios na perfeição. A cor está bem presente e patente, muito em linha com aquilo que os títulos exclusivos da Nintendo normalmente apresentam.

A sonoplastia é realmente vibrante e auxilia exemplarmente a atividade física. Mais de 30 novas músicas estão agora disponíveis, incluindo versões instrumentais de grandes êxitos mundiais. Desde músicas recentes de Billie Eilish, a clássicos de Elton John e até mesmo temas icónicos como dos Caça-Fantasmas, existe de tudo um pouco e são fundamentais para atingirmos o sucesso. É relmente uma excelente mistura de músicas, todavia, não ter as faixas originais com as respetivas vozes, é uma efetivamente uma desilusão.

A cor está bem presente e patente, muito em linha com aquilo que os títulos exclusivos da Nintendo normalmente apresentam.

CONCLUSÃO

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer não é um título consensual, até porque não é bem um jogo daqueles para ficar sentado na cadeira ou no sofá e jogar durante horas seguidas. É especialmente algo semelhante a um treinador virtual ou guia interativo para que o jogador melhore o seu bem-estar físico geral ou aprofundar os conhecimentos sobre o boxe.

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é uma boa forma de introduzir o exercício físico no universo dos videojogos, contudo não irá agradar a todos os jogadores. Excelente escolha musical, apesar de instrumental. Inúmeros modos de jogo, tornando o título uma experiência bastante completa.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments