JOGOS: Super Mario Party Jamboree | Análise

30.10.24

Um party game é (quase) sempre agradável e a Nintendo é especialista em nos fornecer experiências incríveis, sendo que Super Mario Party Jamboree é o mais recente título a chegar ao mercado pela mão da empresa nipónica, um exclusivo da Nintendo Switch.

Desenvolvido e publicado pela própria Nintendo, Super Mario Party Jamboree é o mais recente título da franquia Mario Party, que, sensacionalmente, já vai no seu décimo terceiro jogo, o terceiro para a Nintendo Switch e é o sucessor de Super Mario Party lançado em 2018. Pelo meio foram surgindo outros party games sendo o mais recente Mario Party Superstars ou até mesmo Everybody 1-2-Switch!, embora este último não pertença ao universo de Mario e companhia. A questão que se coloca é, com tantos títulos deste género, existe espaço para mais um e será que contêm novidades suficientemente cativantes para superar o sucesso granjeado no passado. Será?

NARRATIVA

A narrativa neste segmento de jogos é complemente secundária e o jogo inicia com uma breve introdução do conceito e lugar onde a diversão irá decorrer, nada mais.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é relativamente a mesma dos anteriores, até porque o conceito é precisamente igual. Para os mais distraídos, Super Mario Party Jamboree transforma o conceito do jogo de tabuleiro tradicional para a vertente digital. Na prática, o funcionamento é exatamente o mesmo, ou seja, cada jogador lança o dado, avança o respetivo número de casas no tabuleiro e vai colecionando moedas. No fim de cada ronda, os participantes enfrentam-se em minijogos e quanto melhor nos sairmos, mais moedas colecionamos. Quando totalizarmos 20 moedas, podemos troca-las por uma estrela. No final da partida, quem tiver mais estrelas é declarado o vencedor!

Quando totalizarmos 20 moedas, podemos troca-las por uma estrela. No final da partida, quem tiver mais estrelas é declarado o vencedor!

Nesta versão, intitulada pelos estúdios de desenvolvimento como “A maior edição de Mario Party até à data!”, o jogador tem ao dispor sete tabuleiros, dos quais alguns são velhos conhecidos de outras versões mais antigas, mas também conta com alguns totalmente novos e nunca vistos nestas andanças. Sendo mais preciso e concreto, Super Mario Party Jamboree disponibiliza sete tabuleiros distintos e emocionantes, cada um com características e particularidades bem díspares, como o Shopping Arco-Íris, a Ilha Goomba, o Autódromo Lança-Dados, a Floresta do Mega Wiggler, o Povoado Faroeste, o Castelo Arco-Íris do Mario e a Fortaleza do Bowser.

No total, o jogo conta com vinte e duas personagens do universo Mario, todas elas jogáveis, no fundo, o maior leque de escolhas até à data, competindo entre si (ou em equipa) através de minijogos, também eles no maior número de sempre da história deste tipo de jogos, qualquer coisa como 110 diferentes!

Uma novidade que até contribui para o nome do título é a possibilidade de formar Duplas Jamboree. Ao longo do jogo e em locais aleatórios do tabuleiro, surgem personagens com as quais podemos formar uma espécie de aliança. De imediato os jogadores são chamados para um minijogo de desafio, sendo que o vencedor forma uma dupla com essa personagem, garantindo algumas vantagens, como por exemplo, adicionar mais pontos ao lançamento dos dados, copiar objetos dos oponentes e até mesmo conseguir mais estrelas.

Por fim, em Super Mario Party Jamboree existem alguns minijogos que utilizam o sensor de movimentos do joy-com, algo que nem sempre é unanime porém acrescenta diversão e movimento à Party. Quem não se sentir confortável, pode sempre desativar essa funcionalidade antes de iniciar a aventura. A título exemplificativo, podem esperar minijogos a cortar, fatiar e temperar alimentos, outros em que os jogadores necessitam de trabalhar em conjunto para levar materiais de um local para outro e mesmo simular o batimento de asas para voarem como se fosse um Paratroopa.

...sete tabuleiros distintos e emocionantes, cada um com características e particularidades bem díspares, como o Shopping Arco-Íris...

LONGEVIDADE

Este género de jogos possuí uma longevidade bastante peculiar, devido às suas particularidades. Claro que o podemos jogar sozinhos, frente a bots, contudo a diversão não é a mesma. Estes títulos foram concebidos para jogar com aqueles que mais gostamos, numa verdadeira “party” local, mas também online.

Podemos optar pelo modo clássico, uma experiência similar aos Mario Party antecessores ou pelo modo Pro, que torna os confrontos mais desafiantes, premiando aqueles com mais destreza. Todavia, ainda podemos escolher uma “Party” personalizada, definindo diversas regras iniciais.

Existe ainda uma forma de jogar, extremamente útil, sobretudo para aqueles que pretendam ter uma visão de todos os minijogos, antes mesmo de serem colocados à prova em pleno tabuleiro. A Marina dos Minijogos, disponibiliza os 110 minijogos, para o jogador testar e treinar, de modo a ficar mais capaz e expert. O mais incrível é que podemos optar por jogar de uma forma livre, ou formar grupos locais e/ou online, em batalhas de 2 contra 2, desafios diários ou até mesmo tentar ser o melhor no modo sobrevivência online.

A Marina dos Minijogos, disponibiliza os 110 minijogos, para o jogador testar e treinar...

GRAFISMO E SONOPLASTIA

Como já todos sabem os jogos de Mario e companhia são sempre repletos de cor e aproveitam como ninguém as capacidades do hardware da pequena consola Nintendo Switch. Apesar do colorido intenso, a ação fluí assertivamente e no geral é sem dúvida uma experiência visual vibrante e extremamente bem polida.

Em parte, as palavras escritas acima servem na perfeição para caracterizar a sonoplastia, ou seja, tudo extremamente semelhante ao que encontramos em títulos antecedentes, que apesar de não apresentar nenhuma inovação, não pode ser encarado como algo pejorativo uma vez que ostenta sempre de grande qualidade. Uma nota para a presença do idioma Português, que é sempre um motivo de regozijo.

Como já todos sabem os jogos de Mario e companhia são sempre repletos de cor...

CONCLUSÃO

Super Mario Party Jamboree é um daqueles títulos que não precisam de muito para cativar os seus fãs. Esta versão não apresenta grande inovações em relação aos seus similares do passado, apenas limitou-se a disponibilizar maiores quantidades de personagens jogáveis e minijogos, mantendo a fórmula de sucesso que utiliza desde há muito tempo. Vou mais uma vez recorrer a palavras escritas em análises anteriores e que mais uma vez fazem todo o sentido:

“…permitam que vos escreva estas pequenas palavras, para congratular uma marca, a Nintendo, que é líder mundial e bem destacada da concorrência, na capacidade de vender o seu produto, mesmo que este seja, ano após ano, mais do mesmo ou sofrendo apenas algumas modificações superficiais.”

Super Mario Party Jamboree é um Party Game para ser jogado com amigos e ou familiares, que seguramente vai proporcionar grandes momentos de boa disposição e diversão. É um título com uma oferta bem diversificada de minijogos, personagens e modos de jogo, tornando-o numa das maiores e mais completas experiências do género.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments