DESPORTO: Euro 2024 | Fase de Grupos | Geórgia - Portugal | Rescaldo e opinião

27.6.24

A seleção portuguesa perdeu por 2-0 com a Geórgia, numa partida apenas para cumprir calendário, uma vez que o apuramento para os oitavos de final do Euro 2024 e 1º lugar do grupo já estavam assegurados.

Roberto Martínez mudou o esquema tático, optando novamente por 3 centrais e deixou em campo apenas 3 atletas que tinham sido titulares no desafio anterior, Diogo Costa, Palhinha e Cristiano Ronaldo.

Com o 1º lugar do grupo garantindo e com a passagem aos oitavos de final assegurada, Roberto Martínez quis dar uma oportunidade a “quase” todos os jogadores, contudo, sofrer um golo aos 2 minutos de jogo abalou todo o plano de jogo delineado pelo selecionador. Portugal manteve-se fiel ao plano traçado, mas a muita posse de bola revelava-se completamente inconsequente, isto porque a velocidade e intensidade, eram quase nulas. Os georgianos defendiam com muitos elementos e sempre que podiam, espreitavam o contra-ataque, mas poucos perigos criavam. O guarda redes Giorgi Mamardashvili, sempre que foi chamado a intervir, mostrou-se a grande nível, impedindo os poucos remates dos jogadores lusitanos, fixando o resultado parcial em 1-0.

Na segunda metade, Roberto Martínez lançou Rúben Neves no lugar de Palhinha, mas o cariz do jogo não se alterou de todo. Quando se pensava que Portugal ia ter uma resposta afirmativa nos segundos minutos, eis que a Geórgia conseguiu novo golo, desta vez na cobrança de uma grande penalidade. A seleção acusou o segundo golo e nem as substituições introduzidas produziram qualquer efeito, uma vez que todas as tentativas de golo foram superiormente travadas pelo gigante Giorgi Mamardashvili, algumas mesmo de uma forma incrível.

imagem fpf.pt - clicar para aumentar

Destaque individual para Diogo Dalot, apesar de algum desconforto posicional ainda conseguiu desequilibrar no plano ofensivo. Do lado georgiano, Giorgi Mamardashvili defendeu tudo o que havia para defender.

Em suma, uma derrota amarga e desencorajadora, que, no entanto, não tem qualquer interferência com o apuramento para a fase seguinte. Portugal volta aos jogos na segunda-feira, dia 1 de julho, defrontando a Eslovénia nos oitavos de final do Euro 2024.


 

  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Este jogode futebol entre as Selecções da GEÓRGIA e PORTUGAL era apenas para cumprir calendário, pois a posição da equipa Nacional no grupo já estava definida (1° lugar).
    Mas, voltando ao jogo. Na minha opinião a equipa das Quinas realizou um jogo sem chama, sem velocidade, muito para os lados, muito para trás. Enfim, nada condizente com o valor dos jogadores apresentados pelo Seleccionador para jornada.
    Apesar de tudo, estamos ainda no EURO2024 e, puderemos fazer muito mais. Esperamos todos que sim, Força Portugal .
    Quanto ao destaque individual que Carlos Siva-NECTEP elegeu , o jogador DIOGO DALOT. Nós estamos de acordo.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Um jogo para esquecer e agora venham as partidas a eliminar. Abraço

      Eliminar