JOGOS: EA Sports UFC 5 | Análise

15.11.23

Chegou a hora de escrever algumas palavras sobre o EA Sports UFC 5, o mais recente título que chegou à nossa redação, sendo disponibilizado apenas para as plataformas PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

EA Sports UFC 5 é um título de luta, mais concretamente do estilo Mixed Martial Arts (MMA), desenvolvido pelos estúdios EA Vancouver e publicado mundialmente pela própria EA Sports. O jogo é a sequela direta do EA Sports UFC 4 cujo lançamento ocorreu no ano de 2020 e segundo dados oficiais é o segundo título com a chancela da EA Sports a receber a classificação Mature (M) pela organização ESRB, sobretudo pela existência de linguagem mais forte, mas também pelo realista sistema de lesões.

Para os menos conotados com este desporto, o MMA está efetivamente em crescendo, atraindo atualmente muitos adeptos e fãs dedicados, no entanto, sobretudo devido aos níveis de violência, não é um desporto muito consensual para a maioria da população em geral. Ainda assim, os adeptos fanáticos são totalmente apaixonados e já existe uma verdadeira legião bastante dedicada a este desporto de combate. Face a este cenário e depois de alguns títulos anteriores, será que a EA Sports conseguiu disponibilizar o título sobre MMA mais completo e parecido com a realidade? 

Antes propriamente de avançar diretamente para o meu artigo de opinião sobre o jogo, convém referir que a UFC (Ultimate Fighting Championship) é uma organização que promove os maiores combates de artes marciais mistas, no entanto existem muitas outras organizações, porém a UFC é a maior delas. Depois existe outra situação pertinente que são as comparações com outros títulos de luta. Nessa vertente, EA Sports UFC 5 não tem concorrência e nem pode ser sequer comparado com outros títulos de luta mais arcade e casuais, como os icónicos Street Fighter ou Mortal Kombat. Por outro lado, recriar com fidelidade um desporto repleto de tantas técnicas de luta díspares, não é certamente muito fácil, ainda assim os títulos anteriores deixaram uma boa imagem pelo que parte do trabalho já estava feito, sendo necessário apenas aprimorar o que de bom foi realizado, adaptando-o a um melhor hardware existente nos dias de hoje.

a UFC (Ultimate Fighting Championship) é uma organização que organiza e promove os maiores combates de artes marciais mistas

No EA Sports UFC 5 existem alguns modos de jogo distintos. Um dos mais populares é, indubitavelmente, o Modo Carreira, onde o jogador tem a possibilidade de criar o seu lutador, personalizando-o a gosto, para depois tentar subir de escalão em escalão, até ao topo da hierarquia. Existe também o Modo Alter Egos que apresenta lutadores lendários, permitindo ao jogador lutar com a sua personagem favorita, desbloqueando diferentes habilidades e estilos de luta, tendo inclusive a oportunidade de mudar o curso da história. Por fim, está de volta o Modo Fight Week, onde o jogador pode competir em desafios semanais, que antecedem e servem de antecâmara para eventos UFC da vida real. Existe obviamente um ranking que certamente queremos chegar ao primeiro posto, sendo necessário ganhar combates, acertar em previsões de combates, entre outras situações.

No que concerne à jogabilidade, os princípios básicos são precisamente os mesmos, pelo que aqueles que já andam nestas andanças há mais tempo, certamente vão-se sentir mais à vontade do que os que vão dar os primeiros passos. Ainda assim, existem algumas novidades e modificações de técnicas, que requerem treino para serem dominadas e postas em prática no octógono. Duas notas que necessito de referir, os danos causados na cabeça do adversário, agora mais fatais se não forem defendidos corretamente e os danos faciais, que tal como na realidade, podem originar que o combate seja interrompido ou até finalizado.

o Modo Alter Egos que apresenta lutadores lendários, permitindo ao jogador lutar com a sua personagem favorita

O grafismo de EA Sports UFC 5 está bastante apurado e roça o realismo, aproveitando da melhor forma o motor gráfico Frostbite, o mesmo utilizado no EA Sports FC 24. Esta geração atual tem enormes capacidades computacionais, que se forem sabiamente aproveitadas, proporcionam títulos de grande nível, repletos de detalhes e pormenores. EA Sports UFC 5 recria o ambiente intenso vivido dentro do ringue, com efeitos visuais distintos e de assinalar. O mesmo pode ser escrito sobre a caracterização dos lutadores, cada vez mais aprimorados e aperfeiçoados. Mas o que realmente se destaca, até porque é novidade nesta edição, são os danos que as faces dos atletas apresentam depois de sofrerem determinados golpes. Alguns são mesmo violentos, tornando os atletas irreconhecíveis e até mesmo influenciando o término do combate.

Claro que este espetáculo visual é sobejamente complementado com o som do público, sempre efusivo e intenso, dando obviamente mais vida ao confronto. Um detalhe interessante é conseguirmos ouvir os comentários do nosso treinador, sugerindo movimentos e níveis de intensidade.

...são os danos que as faces dos atletas apresentam depois de sofrerem determinados golpes.

Em jeito de conclusão EA Sports UFC 5 é o título de luta mais completo do mercado, muito assertivo na sua oferta, porém não é nem pretende ser aquele jogo de ação instantânea e mais casual. Requer obviamente dedicação por parte do jogador, muito treino para dominar as inúmeras técnicas de combate e paciência durante os confrontos, pois não é de todo aconselhável entrar a todo o gás, sendo preferível adotar planos estratégicos para se sair vitorioso.

Resumindo, EA Sports UFC 5 é a melhor versão de um jogo desportivo de luta, sendo completamente essencial para os amantes dessa violenta modalidade. Para os restantes, é necessário lembrar que a curva de aprendizagem é acentuada, podendo eventualmente afastar aquele público que prefere uma ação imediata e instantânea.

Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas


 
 

  • Share:

Também poderá gostar de

0 comments