DESPORTO: Liga Europa | Oitavos de Final | 1ª Mão | FC Porto - Lyon | Rescaldo e opinião

10.3.22

O FC Porto recebeu os franceses do Lyon e perdeu por 0-1, num desafio a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, complicando as contas do apuramento.

Sérgio Conceição optou por apenas realizar uma alteração no onze, comparativamente com o último apresentado, colocando em campo Zaidu no lugar de Wendell.

Numa fase de muitos jogos, jogando no fim de semana e a meio da semana, Sérgio Conceição decidiu não fazer poupanças, que o desenrolar do jogo veio provar talvez não ser a decisão mais acertada. Com muita chuva e pernas cansadas, cedo se percebeu que os dragões iam ter uma partida complicada. A qualidade do adversário e fraca prestação nas provas internas, os franceses apostavam tudo nesta competição e desde o apito incial que os problemas começaram. Primeiro Pepe, num lance dividido, ficou condicionado, aguentando apenas os primeiros 45 minutos. Depois muitas jogadas de transição rápida, onde os possantes avançados adversários, foram sempre um perigo para João Mário e Zaidu, que se mostravam impotentes para os parar, sendo ultrapassados vezes sem conta. No plano ofensivo, sempre muito pouco para uma equipa com aspirações na prova e quando os remares apareciam, Anthony Lopes mostrava-se à altura. O resultado de 0-0 ao intervalo era talvez lisonjeiro para os dragões.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

Para a segunda metade, Sérgio Conceição troca Pepe visivelmente afetado por Rúben Semedo, que se estreava na equipa A dos dragões (mais uma decisão no mínimo estranha). Se o Lyon já mostrava ser mais intenso e perigoso, ainda mais evidente ficou esse facto, pois depois de alguns ameaços, os gauleses chegaram mesmo à vantagem, por Lucas Paquetá, aproveitando mais um erro defensivo. Os azuis e brancos, em desvantagem, finalmente deram um ar de sua graça e começaram a pressionar mais alto e a recuperar mais bolas. A entrada de elementos mais frescod tardou e apesar de algumas situações de perigo e outras decisões duvidosas da equipa de arbitragem, incluindo o VAR, o resultado final foi mesmo o 0-1.

imagem fcporto.pt - clicar para aumentar

Destaque individual para Matheu Uribe, dos poucos que nunca viraram a cara à luta, apesar de demonstrar menos frescura física do que habitual. Do lado gaulês, Karl Toko-Ekambi quer na esquerda, quer na direita, foi sempre um inferno para os laterais adversários.

Resumindo, derrota pela margem mínima, que complica as contas do apuramento para a fase seguinte, tendo que recuperar a desvantagem em terras francesas. O FC Porto volta aos jogos no próximo domingo, recebendo o Tondela para mais uma jornada da Liga Portugal BWIN.


  • Share:

Também poderá gostar de

2 comments

  1. Esta primeira eliminatória da Liga Europa entre FCPORTO e LYON, não foi nada favorável para a equipa Portista. Porque, como escreve Carlos Silva-NECTEP, com esta derrota complica as contas para o apuramento.
    Bom, O FCPORTO não realizou um bom jogo, entrou muito mal no primeiro tempo, com uma exibição fraca demais para a sua classe.
    Na parte complementar, acho que os Portistas não melhoraram o seu futebol, via-se mais intensidade do adversário e o golo aconteceu, apesar de haver um erro da defesa Portista e quando paga-se caro.
    De seguida a este golo o FCPORTO acelerou um pouco mais e deu um arzinho do seu futebol, mas infelizmente não chegou para o seu objectivo.
    Vamos aguardar pela próxima eliminatória, embora seja um pouco complicado para a equipa Potuguesa, mas em futebol tudo é possivel.
    Quanto ao destaque, embora a equipa do FCPORTO não realiza-se um bom jogo, concordamos com o destaque de Calos Silva-NECTEP que elegeu o jogador URIBE.
    Saudações desportivas e até à próxima.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Sim, foi um jogo menos conseguido e agora só temos que tentar virar a eliminatória em França. Abraço

      Eliminar