Passar pela quadra natalícia sem ganhar uns quilos podes ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. Conheça alguns truques e prepare já o seu plano de ataque às calorias.
Depois da época em que tipicamente se ultrapassam todos os limites alimentares, é comum ver a balança oscilar e mostrar uns quilinhos extra. Mas será possível conseguir “sobreviver” ao Natal sem que isto aconteça? A resposta é afirmativa. Saber escolher os melhores alimentos da quadra ou colocar em prática os conselhos abaixo, pode fazer toda a diferença.
QUATRO SEGREDOS PARA DOMINAR O APETITE
1-DURMA BEM
Sabia que não dormir influencia os padrões de fome? Quando os ciclos de sono estão descompensados, temos tendência a recorrer a alimentos mais calóricos e açucarados. Privilegie o seu descanso.
2-HIDRATE-SE
A fome pode ser confundida com a sede, bastando uma quebra de 2% na hidratação para que o metabolismo fique mais lento, associado a maior irritabilidade, menos concentração e diminuição da energia. Beba água ou infusões sem açúcar ao longo do dia.
3-MANTENHA O TREINO
Não deixe de treinar durante as festas. Para além de ajudar no controlo do apetite, o exercício ajuda a manter a motivação alimentar. A atividade tem também efeito no sistema imunitário, o que é benéfico nos meses mais frios.
4-CONTROLE A FOME EMOCIONAL
A fome emocional faz que se associem emoções a alimentos, que atuam como recompensas. Caso lhe dê fome incontrolável, questione se é real, pense há quanto tempo comeu e se estará a tentar compensar algo. Consciencializar o ato de comer é importante para aprender a dominar a fome emocional.
ALIMENTOS NATALÍCIOS COM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
PINHÃO - relativamente pobre em hidratos de carbono, elevado teor proteico, fonte de vitaminas do complexo B, rico em ferro, zinco, potássio, magnésio e fósforo.
AMÊNDOA – elevado teor de proteína, fonte de vitaminas do complexo B, rica em cálcio, magnésio potássio e cobre, rica em ácidos gordos, ómega 3, com papel interessante da diminuição do “mau” colesterol.
CANELA – fonte de cálcio e ferro, rica em polifenóis (anti-inflamatórios), efeitos positivos nos níveis de colesterol e de pressão arterial, efeito “antidiabetes”, ajuda no controlo dos níveis de glicemia).
BACALHAU – rico em proteína de alto valor biológico, excelente fonte de selénio e vitamina B12, fonte de triptofano (aminoácido precursor da serotonina).
PERU – pobre me gordura, carne branca, muito rico em ferro, zinco e selénio, fonte de vitaminas do complexo B.
CACAU – fonte de antioxidantes, rico em vitaminas do complexo B, fonte de zinco e magnésio, efeitos positivos a nível cognitivo e cardiovascular.
E O BOLO REI DE COMPRA? COMA-O, MAS COM AUTELA…
Para além de elevado teor de açúcar, o bolo-rei tem também muita gordura hidrogenada, o pior tipo de gordura, com efeitos devastadores a nível cardiovascular. No entanto, não entre em pânico. Restrinja o consumo de bolo-rei aos dias de Natal, em vez de consumi-lo durante o mês inteiro de dezembro.
APONTE ESTAS DICAS…
CONTINUE a fazer refeições intermédias, para não acumular fome para as principais.
MODERE a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes.
BEBA um copo de água por cada copo de bebida alcoólica.
INICIE a refeição com sopa de legumes.
ABUSE dos vegetais como principal acompanhamento.
COMA devagar, mastigue e saboreie os alimentos.
PATÊ DE QUEIJO COM ROMÃ
INGREDIENTES
15 g sementes de sésamo brancas
10 g manjericão
150 g queijo cheddar cortado em pedaços
100 g queijo mascarpone
200 g queijo-creme
1 pitada de pimenta
150 g romã
PREPARAÇÃO
1-Forre uma taça (14 cm aprox.) com película aderente e reserve.
2-Coloque no copo as sementes e aqueça 3 min/120°C/vel colher.
3-Adicione o manjericão e triture 2 seg/vel 7. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
4-Adicione o queijo cheddar e triture 10 seg/vel 7.
5-Adicione o queijo mascarpone, o queijo-creme e a pimenta e envolva 15 seg/vel 4. Deita na taça e leve ao frigorífico cerca de 1 hora ou até ganhar consistência. Desenforme, cubra com a romã e sirva com tostas.
Fonte: revista BIMBY® dezembro 2016



0 comments