No seguimento da rúbrica PLATINAS, desta vez, trago um curto artigo de opinião sobre a conquista do Troféu de Platina do jogo Marvel’s Spider-Man 2, na sua versão de PlayStation 5.
Como a grande maioria já deve saber, Spider-Man 2 é um jogo de ação-aventura desenvolvido pelos estúdios americanos Insomniac Games, responsáveis por títulos bastante famosos como Spyro the Dragon, inúmeros Ratchet & Clank, Resistance, Sunset Overdrive e claro está, os anteriores Spider-Man e Spider-Man: Miles Morales. Para além disso, ao que tudo indica, o estúdio já está a começar a trabalhar noutro título muito aguardado, o Marvel’s Wolverine. Publicado mundialmente pela própria Sony Interactive Entertainment, Spider-Man 2 é a sequela direta do conjunto dos dois títulos já mencionados acima.
Centrando atenções no tema do artigo, obter o Troféu de Platina denominado “Dedicação”, pode ser uma tarefa essencialmente morosa, todavia, não é, seguramente, das mais complexas. No total, o jogador necessita de conquistar 42 Troféus, ou seja, 22 de Bronze, 17 de Prata, 2 de Ouro e 1 de Platina, que o recebemos assim que conquistarmos todos os restantes.
Uma chamada de atenção inicial e que merece algum destaque, que é o facto de não existirem troféus perdíveis, nem tão pouco relacionados com o aumento da dificuldade, o que, a título pessoal, considero-os bastante frustrantes, pelo que é um sinal positivo e aliciante.
Tal como acontece em muitos outros títulos, a grande maioria dos troféus são conquistados através da conclusão de missões principais e paralelas, melhoria de atributos e equipamentos, recolha de colecionáveis, ou seja, o objetivo passar por explorar todos os cantos do mapa e aumentar as capacidades da personagem, podendo ser feito com relativa liberdade, não existindo uma ordem especifica.
Pela minha experiência de jogar os títulos antecessores (que vergonhosamente, ainda não os platinei), recolher os 160 itens (sim, leu bem e não é engano) é talvez um dos troféus mais aborrecidos e que nos faz despender mais tempo, sendo que necessito de mencionar que os Spider-Bots (43 no total) são os únicos que não são assinalados no mapa, por isso, por vezes descobrir o local por onde vagueiam, pode ser um pouco espinhoso. O troféu “Totalmente Equipado – Compra todas as melhorias de tecnologia de fatos do Spider-Man” foi outro que considero demasiado exaustivo, uma vez que necessitamos de imensos recursos, qualquer coisa como 620 peças, 53 peças raras, 44 tokens da cidade e 94 de herói! Um exagero!
Completar todos os distritos a 100% é uma boa opção, pois ao fazermos esse processo automaticamente estamos a criar uma base sólida para a conquista da maior parte dos troféus, tendo apenas a necessidade de voltar a cada um dos distritos, de modo a concluir alguns eventos que só são disponibilizados com o avançar da trama, como por exemplo, os ninhos de simbiontes.
Um dos que mais dores de cabeça me deu foi o “Recolha de dados – Conclui «Alvo Identificado», cujo objetivo passa por abater todos os drones de caça, alguns bastante exigentes e que requerem muita destreza.
Depois existem alguns bem divertidos e apenas para relaxamento, como o “Home Run! – Percorre as bases no estádio dos Big Apple Ballers”, onde apenas necessitamos de correr de base em base, até completar as quatro ou o troféu “Planador – Usando apenas as asas de teias, plana desde o centro financeiro até Astoria”, que tal como o próprio nome indica, temos que ir de um local ao outro apenas a planar ou voar!
Em jeito de conclusão, a conquista do troféu de platina do Marvel’s Spider-Man 2 é trabalhosa, morosa e requer muita dedicação, mas não é demasiado complexa. Apenas dois ou três troféus são mais exigentes, especialmente os referentes à recolha exaustiva de determinados itens.
Bons jogos e conquistas!
0 comments