O costume britânico de tomar o “chá das cinco” foi introduzido na corte inglesa pela princesa portuguesa Catarina de Bragança.
Esse ritual que se tornou tão popular envolve quase sempre uma pausa, dois dedos de conversa e algo mais a acompanhar. Scones, bolos, biscoitos ou pão. Deixamos aqui algumas dicas sobre uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo – o chá.
O chá foi descoberto na Ásia e viajou pelo mundo tornando-se um ritual popular em várias culturas. Existem inúmeras variedades de chá que apesar de terem sabor e aspeto diferentes derivam todas da mesma planta – a Camellia sinensis. O que as distingue é o modo de produção. Além de muito apreciado pelo sabor, o chá é ainda benéfico para a saúde.
CENÁRIO – Chávenas de chá “estilo antigo”, bule especial, talheres cintilantes, toalha bordada e, para um toque romântico, flores frescas.
CHÁ OU TISANA* – Tradicionalmente serve-se um chá preto rico, como por exemplo, Darjeeing, Assam ou Earl Grey. Há quem goste de acrescentar ao chá, leite ou limão. Se preferir uma tisana, opte pelo seu sabor preferido: tília, camomila, gengibre…
RECEITAS – Acompanhe cm pãezinhos, bolos, biscoitos, sem esquecer os tradicionais scones. Para completar, disponha sobre a mesa manteiga, mel, compotas e queijo-creme.
*A tisana é um chá, geralmente sem cafeína, que deriva da infusão de ervas, flores, raízes ou fruta e que não provém da planta Camellia sinensis (da qual se obtém a maior parte dos chás).
INGREDIENTES PARA UM CHÁ A PRECEITO
ÁGUA – Diz o provérbio chinês que a água é a “mãe do chá” e de fact a sua qualidade é muito importante. Use água de nascente engarrafada ou água da torneira filtrada, aquecida à temperatura certa.
TEMPERATURAS DE INFUSÃO – Aqueça a água do chá no ponto certo: Preto ou tisana = 100°C, Branco = 800°C, Verde = 75°C e Oolong = 95°C. Aproveite as temperaturas controladas da BIMBY® para aquecer a água corretamente.
CHÁ – Ferva a água do chá para a infusão, escalde o bule e coloque uma colher de chá de folhas por cada pessoa, mais uma para o bule. Se usar chá em saquetas, use uma por pessoa ou ajuste conforme goste mais forte ou mais fraco.
BULE – Os grandes apreciadores de chá usam um bule para cada tipo de chá (preto, verde ou ervas/frutos) e não utilizam esponja nem detergente, passando-os apenas por água.
CARACÓIS DE CANELA
INGREDIENTES:
180 g água
25 g fermento de padeiro fresco ou 2 c. chá de fermento de padeiro seco
680 g farinha tipo 65 mais q.b. p/ polvilhar
5 ovos
160 g açúcar
1 c. chá de sal
250 g manteiga cortada em pedaços, mais q.b. p/ untar
2 c. chá de canela em pó
Glacé
150 g açúcar
60 g queijo mascarpone
40 g leite
PREPARAÇÃO
Massa
1-Coloque no copo a água e o fermento e aqueça 1 min/37°C/vel 1.
2-Adicione 60 g de farinha e misture 15 seg/vel 2. Deixe levedar no copo cerca de 30 minutos ou até formar bolhas.
3-Adicione os ovos, 60 g açúcar, o sal e 130 g de manteiga e misture 5 seg/vel 4.
4-Adicione 620 g de farinha, misture 30 seg/vel 6 e de seguida amasse 2 min/vel espiga. Deixe levedar a massa dentro do copo num local morno cerca de 2 horas ou até a massa dobrar de volume.
5- Pré aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga um tabuleiro (30x20 cm aprox.).
6-Coloque um recipiente sobre a tampa da BIMBY®, pese 100 g de açúcar, adicione a canela e reserve.
7-No copo limpo coloque 120 g de manteiga e derreta 1 min 30 seg/100°C/vel 1. Retire e reserve.
8-Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa formando um retângulo (35x25 cm aprox.). Pincele com metade da manteiga derretida e polvilhe com o açúcar e a canela. Enrole e corte em 12 pedaços iguais e disponha no tabuleiro. Pincele com a restante manteiga de deixe levedar cerca de 20 minutos. Leve os caracóis ao forno a 180°C cerca de 10-30 minutos.
Glacé
9-No copo limpo e seco coloque a açúcar e pulverize 10 seg/vel 10.
10-Adicione o mascarpone e o leite e misture 30 seg/vel 3. Retire e regue os caracóis ainda quentes. Sirva mornos ou frios.
NOTA:
Pode preparar a receita de véspera. Siga a receita até ao passo 4 sem fazer a levedação. Cubra a massa com película aderente e reserve no frigorífico. Desta forma ficará no frio a levedar de uma forma mais lenta. Na hora de servir, retire do frigorífico e continue a receita a partir do passo 5.
Fonte: revista BIMBY® fevereiro 2016
0 comments