No seguimento de novos lançamentos, tivemos acesso a mais um título, desta vez o curioso e hilariante Big Helmet Heroes, um Beat'em Up, sendo mais concretamente um indie game criado e desenvolvido por uma pequena, mas ambiciosa, equipa.
Desenvolvido pelos Exalted Studio e publicado mundialmente pela Dear Villagers, Big Helmet Heroes é descrito pelos estúdios de desenvolvimento como sendo um Beat’EmAll caprichoso ou extravagante, (traduzindo à letra da palavra whimsical) para ser jogado a solo ou em modo cooperativo para 2 jogadores. Só esses dois fatores foram suficientes para colocar o jogo no meu radar e quando tive a oportunidade de o experimentar em antecipado, na sua versão de PlayStation 5, não hesitei e coloquei mãos à obra. Será que vale a pena?
NARRATIVA
Normalmente, os jogos cooperativos ou como muitos apelidam, Couch Co-Op, não são propriamente adorados e lembrados pela sua história intrigante e repleta de plot-twists, mas sim pela inesgotável diversão e boa-disposição. Ora, em Big Helmet Heroes essa situação também se verifica, todavia, uma sucinta introdução faz o devido enquadramento daquilo que o jogador pode esperar.
Reinos de fantasia, princesas de uma beleza indubitável e cavaleiros destemidos, são tudo ingredientes para uma bela aventura! O jogador assume o papel de um cavaleiro herói, com um “Grande Capacete” (Big Helmet), que tem como objetivo principal, salvar a princesa, como não poderia deixar de o ser neste tipo de histórias! Pelo meio, também temos a oportunidade de libertar companheiros de batalhas, que nos auxiliaram na épica demanda. Simples, prático e direto ao assunto!
![]() |
Ora, em Big Helmet Heroes essa situação também se verifica, todavia, uma sucinta introdução faz o devido enquadramento... |
JOGABILIDADE
Não vou negar, a jogabilidade é intensa! Hordas de inimigos, em todo os lugares e a toda a hora! A solo ou na companhia de mais um destemido cavaleiro, o objetivo é bem simples, aniquilar quem se atravesse no nosso caminho!
Cada herói tem as suas próprias habilidades e capacidades, algumas tão devastadoras que são capazes de destruir enormes obstáculos e grandes quantidades de inimigos em simultâneo. Por isso, é essencial fazer um bom uso dos ataques, especialmente os combos, uma vez que permite acumular energia para conseguir recorrer aos “super-poderes” arrasadores. Por outro lado, as esquivas assumem também contornos fundamentais para sermos bem-sucedidos, uma vez que não sofrendo dano, é meio caminho andado para granjear o objetivo. Ainda assim, especialmente quando em modo cooperativo, é fundamental definir assertivamente a estratégia da batalha entre os companheiros de armas, para enfrentar os incautos e derrota-los mais comodamente.
Os controlos são muito intuitivos, não requerendo uma curva de aprendizagem muito elevada, possibilitando ao jogador, seja ele inexperiente ou mais veterano nestas andanças, começar de imediato esta aventura épica, onde a ação anda lado a lado com o humor!
Existem quatro modos distintos de estilo de combate, que o jogador pode optar antes de enfrentar os adversários. The Monk, onde a personagem adota movimentos fluídos e ágeis, através do uso de um bastão, que aparenta ser inofensivo, mas simultaneamente devastador. The Rogue, um estilo mais furtivo e silencioso, onde o cavaleiro recorre a dois mortíferos punhais, que em conjugação com a velocidade de execução, resulta quase sempre em morte do adversário sem que este se aperceba muito bem o que lhe aconteceu. Meet the Brute, um estilo poderoso, como um ritmo mais lento compensando em brutalidade, através de uma arma de grandes proporções. Por fim, o The Warrior, o mais amiúde, onde o guerreiro recorre a uma espada e escudo, sendo um equilíbrio perfeito entre o ataque e a defesa.
![]() |
Os controlos são muito intuitivos, não requerendo uma curva de aprendizagem muito elevada... |
LONGEVIDADE
No campo da longevidade, Big Helmet Heroes não é propriamente muito extenso, sendo necessário apenas pouco mais do que meia dúzia de horas para concluir o modo principal. Obviamente que o modo cooperativo de sofá, como é, carinhosamente, apelidado pelos jogadores que adoram este tipo de jogos, aumenta exponencialmente (e de que maneira) o tempo que o jogador poderá despender comandando os destinos das personagens.
Em conjunto com os amigos, familiares ou, simplesmente, conhecidos, Big Helmet Heroes garante uma sessão de jogo cheia de diversão, alegria e batalhas épicas, que certamente vai manter os jogadores entretidos e entusiasmados durante horas a fio.
No reverso da medalha, a repetibilidade pode vir a ser um ligeiro problema, uma vez que as fases, apesar de distintas, no fundo acabam conter semelhanças evidentes. Não é, seguramente, um fator decisivo para não nos aventurarmos nesse universo, até porque cada nível é bastante imaginativo, contudo a repetição está presente e necessitava de mencionar esse aspeto.
![]() |
No campo da longevidade, Big Helmet Heroes não é propriamente muito extenso... |
GRAFISMO E SONOPLASTIA
Por norma, os jogos indie não possuem os orçamentos megalómanos nem a mesma capacidade financeira que as grandes produções, contudo, ano após ano, alguns tem têm surpreendido o universo dos amantes dos videojogos, apresentando grafismo interessantes e mesmo não conseguindo rivalizar ombro a ombro com os jogos AAA, batem-se com honra e orgulho.
Big Helmet Heroes, obviamente, não atinge patamares de eleição, contudo proporciona ao jogador mundos imaginativos e, bastante, criativos, com cenários vibrantes, que vão surpreendendo a cada momento. As batalhas são vívidas e intensas, com muita coisa a acontecer em simultâneo, sempre com uma constante do início ao fim da épica aventura, o colorido.
A banda sonora é extremamente agradável, muito naquela onda de músicas intensas e enérgicas, a chegar perto da acústica do heavy metal, que realmente colocam a nossa adrenalina em níveis altíssimos. Os efeitos sonoros e especiais, nomeadamente os sons emitidos pelas personagens, são semelhantes aos existentes nos desenhos animados das séries de televisão, contribuindo em muito para a diversão e humor, bem vincado na aventura.
![]() |
As batalhas são vívidas e intensas, com muita coisa a acontecer em simultâneo, sempre com uma constante do início ao fim da épica aventura, o colorido. |
CONCLUSÃO
Big Helmet Heroes foi desenhado para ser jogado em modo cooperativo (apesar de ser possível jogar a solo) e faz desse aspeto o seu ponto chave. A diversão proporcionada quando em conjunto com aqueles mais gostamos, consegue disfarçar algumas lacunas normais nos jogos indie, como a repetibilidade e a curta duração. O humor está bem presente ao longo da epopeia, seja nalgumas habilidades das personagens, como até nas peculiares armas podemos utilizar, como por exemplo, frigideiras e/ou panelas!
Big Helmet Heroes é extremamente divertido e deve ser jogador em cooperação com amigos e familiares, uma vez que é um garante de boa disposição e diversão. Alguma repetibilidade e curta duração, são os aspetos menos positivos.
Esta análise foi realizada com uma cópia de análise cedida pelo estúdio de produção e/ou representante nacional de relações públicas
0 comments